A Limpa Solar destaca o risco de eletrocussão associado à limpeza do painel solar.
Examine o telhado em busca de módulos danificados ou manchas persistentes.
Imagem: limpasolar.com
» Remova todos os resíduos que estejam sobre os módulos.
» Molhe a área evitando os cabos elétricos.
» Com uma escova macia remova o excesso de sujeira.
» Lavadoras pressurizadas NÃO devem ser usadas diretamente nos laminados.
» Ao borrifar um módulo, NÃO borrife água diretamente nas conexões elétricas ou na borda dianteira do laminado fotovoltaico.
» Tenha cuidado ao limpar os módulos fotovoltaicos, pois a combinação de água e eletricidade pode apresentar risco de choque .
» Use uma escova macia para esfregar manchas difíceis, tome cuidado para não riscar a superfície.
» Enxágue com água para remover todos os vestígios de detergente.
» Seque as poças deixadas no telhado após a limpeza.
MANUTENÇÃO
· A manutenção regular é necessária para manter os módulos livres de neve, excrementos de pássaros, sementes, pólen, folhas, galhos, manchas de sujeira e poeira.
· Módulos com inclinação suficiente (pelo menos 15°), geralmente não precisam de limpeza (a chuva terá um efeito de autolimpeza). Se o módulo ficar sujo, lave com água e um utensílio de limpeza não abrasivo (esponja) durante a parte fria do dia. Não raspe ou esfregue a sujeira seca, pois isso pode causar microarranhões.
· A neve deve ser removida com uma escova macia.
· Para proteção contra choque elétrico ou ferimentos , as inspeções e manutenções elétricas ou mecânicas devem ser realizadas apenas por pessoal qualificado.
O não cumprimento destas instruções pode resultar em morte, ferimentos ou danos materiais ao módulo fotovoltaico.
AVISO DE SEGURANÇA
Imagem: limpasolar.com
·As atividades de limpeza criam risco de danos aos módulos e componentes do array, bem como aumentam o risco potencial de choque elétrico.
· Módulos rachados ou quebrados representam um risco de choque elétrico devido a correntes de fuga, e o risco de choque aumenta quando os módulos estão molhados.
Antes de limpar, inspecione minuciosamente os módulos quanto a rachaduras, danos e conexões soltas.
· A tensão e a corrente presentes em uma matriz durante o dia são suficientes para causar um choque elétrico letal.
· Não mergulhe o módulo, parcial ou totalmente, em água ou qualquer outra solução de limpeza.
· Certifique-se de que o circuito esteja desconectado antes de iniciar o procedimento de limpeza, pois o contato com vazamento de peças eletricamente ativas pode resultar em ferimentos.
· Certifique-se de que o array foi desconectado de outros componentes ativos (como inversores ou caixas combinadoras) antes de iniciar a limpeza.
· Use proteção adequada
AVISO DE MANUSEIO
Imagem: limpasolar.com
· Use uma solução de limpeza adequada e equipamento de limpeza adequado.
· Não use limpadores abrasivos ou elétricos no módulo.
· Atenção especial deve ser dada para evitar que a contracapa ou moldura do módulo entre em contato com objetos pontiagudos, pois arranhões podem afetar diretamente a segurança do produto.
· Não use produtos de limpeza abrasivos, desengordurantes ou qualquer substância química não autorizada (por exemplo, óleo, lubrificante, pesticida, etc.) no módulo.
· Não use soluções corrosivas de limpeza contendo ácido fluorídrico, álcali, acetona ou álcool industrial. Somente substâncias explicitamente aprovadas pela Limpa Solar podem ser usadas para módulos de limpeza.
· A Limpa Solar recomenda evitar métodos de limpeza com escovas rotativas, pois podem criar microfissuras nos módulos fotovoltaicos.
· A sujeira nunca deve ser raspada ou esfregada quando seca, pois isso causará micro-riscos na superfície do vidro.
PREPARAÇÃO PARA OPERAÇÃO
Imagem: limpasolar.com
· Sujeira perceptível deve ser removida com um instrumento de limpeza suave (pano macio, esponja ou escova com cerdas macias).
· Certifique-se de que as escovas ou ferramentas de agitação não sejam abrasivas para vidro, EPDM, silicone, alumínio ou aço.
· Realize as atividades de limpeza evitando as horas mais quentes do dia, a fim de evitar estresse térmico no módulo.
Recomendamos o seguinte para ser usado:
· Água com baixo teor de minerais · Água com
pH quase neutro
· A pressão máxima de água recomendada é de 4 MPa (40 bar)
PROCEDIMENTO DE LIMPEZA
Imagem: limpasolar.com
Limpeza a pedido ou com intervalos de 1 a 3 anos (dependendo das condições individuais)
Sem (alta) sistemas de lavagem a jato/lavagem a jato
Sem solventes, ácidos, soda cáustica, aditivos de água, escovas abrasivas
O uso de detergente suave ou uma porcentagem baixa (<10%) de álcool pode ser adicionado à água Especificações de água sugeridas.
Preste atenção especial aos excrementos de pássaros , pois eles causarão “efeito de ponto quente”. Sob o estado de jato de água (sem alta pressão), use a lâmina do limpador para raspar e limpar.
O tempo de limpeza pode ser antes das 9:00 da manhã em dias ensolarados, no inverno e o horário final pode ser ajustado de acordo com a temperatura externa. Evite a limpeza de painéis quentes sob luz solar direta.
Durante a limpeza, é estritamente proibido pisar no módulo, usar ferramentas duras como metal para raspar a sujeira ou jogar água quente no módulo.
Substâncias oleosas, se houver, podem ser removidas com álcool adicionado à água após o procedimento normal de limpeza.
“Lave seus painéis solares duas vezes por ano com uma escova macia. Uma solução fácil é perguntar ao seu fornecedor de energia solar sobre um pacote de manutenção, incluindo limpeza, verificação das conexões elétricas da fiação e estado geral do seu sistema.”
“MANUTENÇÃO"
Imagem: limpasolar.com
• Para manter o desempenho ideal do módulo, qualidade e segurança, faça uma inspeção ou limpeza periódica.
• A necessidade de limpeza varia dependendo da localização, precipitação, níveis de poluição e ângulo de instalação – quanto menor o ângulo de instalação, mais limpeza será necessária.
• A limpeza dos módulos deve ser sempre realizada quando os módulos estiverem frios, por exemplo, de manhã cedo, para evitar quebra por choque térmico.
• Não é permitido o uso de mangueiras de alta pressão ou limpadores, pois podem danificar os módulos, laminados ou células.
• Evite exercer pressão sobre a superfície do módulo durante a limpeza ou secagem, por exemplo, apoiando-se, apoiando-se ou apoiando baldes sobre ele.
• Use apenas água deionizada livre de areia e contaminantes físicos, em temperatura ambiente e use uma esponja, pano de microfibra ou uma escova macia para limpar a sujeira (água da chuva, água da torneira ou álcool diluído também podem ser usados como solução secundária).
• Para uma limpeza posterior pode ser utilizado um detergente suave, biológico e biodegradável.
• Se as manchas exigirem mais esforço para serem removidas, pode-se usar álcool isopropílico com concentração inferior a 10%.
• Usando um rodo de borracha macia, limpe a superfície do módulo de cima para baixo para remover qualquer resíduo de água do vidro do módulo.
• Tome cuidado para não arranhar a superfície ou introduzir elementos estranhos que possam causar danos ao módulo.
• Lave sempre o módulo com bastante água. Os módulos podem ser deixados para secar ao ar ou secos com um pano limpo e macio ou camurça.
• Ao limpar com detergente líquido, é recomendável começar pela menor área e pela borda dos módulos solares para verificar se não há danos ao vidro.
• Nunca use detergente abrasivo, detergente alcalino forte, detergente ácido forte ou detergente que forme uma camada protetora na superfície do vidro para limpar qualquer parte do módulo. O desempenho de um módulo solar pode ser reduzido.
Por favor, tenha muito cuidado, pois a garantia não cobrirá os danos causados por detergentes.
• Ao limpar o módulo fotovoltaico, não coloque detergente na caixa de junção ou no conector.
Se detergentes e substâncias químicas aderirem, a caixa de junção e o conector podem ser deteriorados ou danificados.
“Se o acúmulo de sujeira se tornar excessivo, limpe a superfície do vidro apenas com um pano macio e água. Não use spray de alta pressão ou produtos químicos para limpar os módulos.
Se for necessário limpar a parte de trás do módulo, tome o máximo cuidado para não danificar os materiais da parte de trás.”
Dependendo das condições ambientais, é provável que os módulos fotovoltaicos fiquem mais ou menos sujos ao longo do tempo. Isso pode causar uma saída reduzida.
A sujeira pode ser:
• Poeira, pólen ou semente
• Folhas ou galhos
• Depósitos de vapor estável
• Musgo, algas, fungos ou bactérias crescendo em depósitos (
resumindo: biofilmes)
• Sal (em regiões costeiras)
Precauções de segurança
Imagem: limpasolar.com
CUIDADO! Contato de partes vivas com água. Risco de choque elétrico!
• Nunca use um limpador de alta pressão. Você também manterá a garantia do fabricante como resultado desta medida.
Superfícies de vidro
• As superfícies de vidro dos módulos fotovoltaicos possuem estruturas microscópicas ou revestimentos antirreflexo.
Certifique-se de que estes não sejam danificados. Não use agentes de limpeza que possam polir ou arranhar a superfície.
• Evite o uso de água muito dura.
• Evite também o uso de água destilada ou desmineralizada, se possível.
• Evite o uso de ácidos, bases ou outros agentes de limpeza agressivos. Revestimentos repelentes de sujeira ou água aplicados posteriormente aos módulos podem afetar negativamente a eficiência dos módulos fotovoltaicos e, portanto, a potência de saída de todo o sistema fotovoltaico. Portanto, desaconselhamos o uso desses agentes.
RECOMENDAÇÃO
Imagem: limpasolar.com
Para a limpeza das superfícies dos módulos de vidro, recomendamos:
• Água pluvial sem aditivos, com temperatura condizente com a temperatura do módulo.
• Uma esponja ou pincel macio.
• Se necessário, use uma haste telescópica com uma esponja ou escova macia presa na ponta. A haste pode ter um tubo de água integrado.
• Para manchas difíceis de sujeira, use o seguinte para ajudar:
• Isopropanol: Recomendamos uma mistura de isopropanol e água da chuva na proporção de 1:1.
• Limpador de vidros: Como alternativa, recomendamos um limpador de vidros transparente e incolor, sem etanol ou desnaturantes.
Vidro anti-reflexo
Os módulos fotovoltaicos possuem uma camada anti-reflexo na superfície do vidro para obter uma saída maior.
Isso significa que algumas marcas (por exemplo, impressões digitais) são mais visíveis do que no vidro normal.
Imagem: limpasolar.com
Essas marcas são vistas principalmente como manchas brilhantes. Esses tipos de marcas não têm nenhum efeito mensurável na saída do módulo e desaparecem após cerca de 2 semanas de exposição às condições climáticas, pois a luz do sol e a chuva as decompõem.
Folha traseira isolante
A folha traseira isolante não deve ser limpa. No entanto, se você ainda precisar realizar trabalhos atrás dos módulos (por exemplo, para remover folhas).
Limpe a superfície de vidro do módulo quando necessário.
Use sempre água e uma esponja ou pano macio para a limpeza.
Os produtos da limpa Solar não abrasivo pode ser usado para remover a sujeira mais difícil.
Fonte: www.limpasolar.com.br
Comments