Limpeza de painéis solares: vale a pena? Por que, como e quando você deve limpá-lo?

A limpeza do painel solar é um processo essencial para melhorar a eficiência dos painéis. Os painéis solares convertem a luz solar em eletricidade utilizável.


As células fotovoltaicas (células fotovoltaicas) presentes nos painéis ajudam a converter a energia solar em energia elétrica. Essas células são mantidas em um padrão semelhante a uma grade na superfície dos painéis. Os painéis são geralmente feitos de células de silício cristalino.


Imagem: Divulgação


A fonte de energia solar é gratuita e renovável. É um dos recursos renováveis ​​mais populares usados ​​em edifícios e residências para vários fins, como iluminação, cozinhar, aquecer, lavar e operar vários aparelhos elétricos.


Além disso, a energia solar ajuda a reduzir as emissões de carbono para a atmosfera. Portanto, é ecologicamente correto.


Os painéis solares requerem baixa manutenção. Simplesmente, a limpeza com água fará o trabalho na maioria das vezes. No entanto, poeira e sujeira fazem com que os painéis solares funcionem de forma ineficiente.


O processo de limpeza inclui a remoção da sujeira da superfície dos painéis para absorver a luz do sol adequadamente. Além disso, outras partículas, como folhas e excrementos de pássaros, também podem impedir que os painéis solares sejam expostos à luz solar direta.


A maneira correta de limpar os painéis solares é com água e uma esponja. Alguns também sugerem o uso de água com sabão. Mas pode deixar resíduos e incentivar a sujeira a grudar neles.


Muitas vezes, a chuva limpa a poeira e a sujeira. Mas excrementos e resíduos de pássaros podem permanecer na superfície. Portanto, é melhor usar água e esponjas macias para evitar arranhar a superfície.


Imagem: Divulgação


Neste artigo, aprenderemos mais sobre a limpeza de painéis solares e seus benefícios.


Quando limpar os painéis solares?


Os painéis solares são instalados em um ambiente aberto. Portanto, os painéis solares ficam sujos dependendo do tempo e do espaço.


Mas a limpeza depende de vários fatores, como sua área, condições climáticas, tempo de exposição e design solar.


Portanto, pode não ser necessário limpá-los durante a primavera e o verão. Mas, durante os invernos – especialmente quando a luz do sol está menos disponível ao longo do dia – você pode precisar de limpeza frequente. Como chove menos no inverno, provavelmente é razoável limpar os painéis pelo menos uma vez por mês.


Você deve verificar os painéis solares de tempos em tempos. Se houver excesso de poeira, é hora de limpar.


O momento adequado para limpá-los é no início da manhã ou à noite (final da tarde). Você também pode fazê-lo em um dia nublado.


À tarde, o sol incide diretamente nos painéis. Assim, pode evaporar a água rapidamente, e a sujeira pode permanecer na superfície.


O início da manhã é um bom momento porque formará orvalho na superfície durante a noite. Além disso, você precisará de menos água e esforço para limpar.



Imagem: Divulgação


Além disso, à tarde, os painéis funcionam com mais eficiência e você não gostaria de interferir no horário mais produtivo do dia.


Também pode não ser uma experiência agradável para você limpar no clima quente, quando o sol cai diretamente durante a tarde.


Como limpar seus painéis solares?


Como dissemos, a maneira mais fácil de limpar os painéis solares é com água e uma esponja macia. Alguns sugerem usar um detergente suave também. No entanto, não use pressão de água, pois pode causar danos à superfície dos painéis.


Em vez disso, use a esponja para remover sujeira como excrementos de pássaros e lave com água e detergente.


Não use detergentes fortes ou produtos químicos. Eles também podem causar danos. Além disso, sempre considere medidas de segurança ao limpar.


Por exemplo, use uma ferramenta de cabo longo para alcançar os painéis enquanto estiver no chão.


Normalmente, a limpeza não requer nada mais do que uma mangueira de jardim. Mas, novamente, use-o em uma baixa pressão de água.


Imagem: Divulgação


A mangueira funciona da mesma forma que a chuva para limpar a superfície. Se os painéis não puderem ser alcançados do solo, use uma escada para subir.


Você também pode usar cordas e arreios, se necessário. Mas, sempre considere as medidas de segurança.


Outra maneira de limpar os painéis solares é contratar um serviço de limpeza profissional. Muitas empresas fornecem esse serviço em troca de uma determinada taxa. Por exemplo, algumas empresas podem cobrar anualmente, enquanto outras podem cobrar por um serviço único.


Mas, antes de considerar os serviços de limpeza profissional, você deve analisar o retorno do investimento em contratá-los. Se você está gastando centenas de dólares apenas para obter 5 a 10% de eficiência dos painéis, pode não valer a pena.


Com que frequência limpar seus painéis solares?


Os painéis solares requerem baixa manutenção. Você não precisa limpá-los com a frequência que imagina. Às vezes, partículas como excrementos de pássaros e folhas podem impedir que os painéis recebam luz solar.


Nesses casos, você deve limpá-los o mais rápido possível.

No entanto, os painéis solares são limpos por conta própria. Mesmo que a superfície acumule poeira e sujeira ao longo do dia, eles não serão suficientes para atrapalhar o funcionamento dos painéis.


UMAestudarconduzido pela Universidade da Califórnia em San Diego mostrou que os painéis solares deixados sem limpeza por 145 dias perderam apenas cerca de 7,4% de eficiência. Assim, você não precisa limpar os painéis com muita frequência.


Imagem: Divulgação


Em geral, você deve limpar os painéis uma vez a cada primavera, verão e outono. No entanto, você deve limpá-lo uma vez por mês durante o inverno, porque a luz solar é mínima durante esse período.


Mas, se ocorrerem eventos incomuns, como bloqueio devido a folhas, neve e excrementos de pássaros, você deve limpá-los imediatamente.


Mas, novamente, vários fatores, como as condições climáticas, a área e a poluição, podem afetar a frequência com que limpar seus painéis solares.


Alguns especialistas também sugerem a limpeza dos painéis apenas uma ou duas vezes por ano. Além disso, também é bom observar as mudanças de eficiência energética dos painéis antes e depois de limpá-los. Além disso, você deve observar como os intervalos de tempo de limpeza afetam a saída.