top of page

Limpeza de Painéis Solares: Práticas Recomendadas Pela Limpa Solar

Manter a eficiência do painel solar é um detalhe importante a ser priorizado, esteja você trabalhando atualmente na instalação de um módulo solar ou simplesmente planejando um.



Neste artigo, discutiremos a eficácia de limpar os painéis você mesmo ou contratar alguém para fazer isso por você.


Considerações importantes na limpeza de seus painéis solares:


Pense em painéis solares como janelas. Após a chuva ou durante um período de longa seca, você pode notar resíduos na janela.


Esses resíduos podem incluir pólen, poeira, cálcio, seiva ou excrementos de pássaros e provavelmente afetarão a eficiência do painel solar ao longo do tempo.


Considerando a manutenção do seu sistema de energia solar, os seguintes benefícios devem ser considerados ao decidir sobre as rotinas de limpeza.


Melhorar ou manter a eficiência; Cuidar da limpeza do seu sistema solar estará inerentemente correlacionado com a eficiência energética e a saída do sistema.



Ficando válido na garantia; Muitos fabricantes de PV exigem limpeza a cada 6 meses para manter a validade da garantia.


Manter a durabilidade do painel; Assim como muitos outros aparelhos que você guarda, limpar e cuidar de seus painéis solares manterá sua longevidade e durabilidade.


ROI mais rápido; Uma maior eficiência resultante da limpeza adequada se correlacionará com um retorno mais rápido do investimento.


Estética; Ninguém quer um sistema solar sujo no telhado!


Todos podemos concordar que há muitos benefícios em limpar seus painéis, mas você deve considerar contratar alguém para limpá-los para você ou fazê-lo sozinho?


Um estudo de pesquisa sobre a perda de eficiência em painéis em condições de seca empoeiradas.



Suas descobertas revelaram que houve uma redução aproximada de 7,4% na eficiência em 145 dias sem chuva.


Lavar os painéis na metade desse período resultaria em um ganho de produção de eletricidade.


Embora as economias de escala possam ditar a viabilidade de contratar alguém para limpar seus painéis solares, instalações maiores podem parecer positivas.


A perda média de eficiência para painéis em condições semelhantes é de cerca de 0,05% ao dia.


Assim, os clientes podem usar isso como referência ao tentar calcular quanto é apropriado gastar na limpeza do painel solar.


Então você decidiu limpar seus painéis, mas como deve fazer isso?


Considere seus painéis solares como um investimento vitalício, você não levaria lã de aço para um carro novo, não é?


De acordo com o apresentador de TV de longa data Bob Villa, o melhor limpador para usar em painéis solares é água com sabão e uma esponja macia.



Se você usar algo abrasivo nos painéis, poderá estragar os materiais e prejudicar a eficiência da captação da luz solar, diminuindo efetivamente o valor de seus painéis.


Além disso, não se esqueça de se ancorar com segurança no telhado, tomando as devidas precauções para garantir sua própria segurança.


Todas essas medidas, quer você opte por limpar seus painéis ou alugá-los, fazem parte de um sistema fotovoltaico feliz e sustentável.


Se você estiver interessado em começar a limpar seus painéis solares, aqui está um recurso útil que fornece as principais dicas de bricolage para segurança e eficácia.





Comments


bottom of page