Limpeza de módulos solares: Os módulos solares não são como as janelas

Lavamos os nossos carros, as janelas ou o chão para os manter limpos e preservá-los ao longo do tempo. E os módulos solares?



Também precisam ser limpos regularmente. Mas como se limpa uma instalação solar e quais os cuidados a ter?


Os módulos solares precisam ser lavados, especialmente na primavera. Infelizmente, por desconhecimento, muitos proprietários de instalações solares lidam com a sujidade dos seus módulos solares de uma forma bastante aleatória: com água, esfregona e uma escova.


Mas um módulo solar não é uma janela!


Os módulos são cobertos por um vidro distinto. É frequentemente revestido por uma camada anti-reflexo invisível e extremamente fina.


Limpando ou escovando o pó, arrisca-se de estragar o vidro e a camada anti-reflexo do módulo solar e até a anular a garantia do fabricante.


Imagem: limpezasolar.com


A água da torneira é inapropriada para a lavagem dos módulos porque deixa manchas de calcário nos vidros.


Este facto, pode provocar falhas na produção solar. Por este motivo, um profissional utiliza sempre água desmineralizada e uma escova especial.


Verifique o tipo e quantidade de sujidade que se acumula nos seus módulos solares

Em locais com forte concentração de poeiras, como por exemplo na proximidade de zonas industriais ou estradas com tráfego intenso, a lavagem dos módulos solares deverá ser realizada com maior frequência.


O pó e a sujidade acumulam-se principalmente ao longo da moldura dos módulos – em telhados com inclinação na extremidade inferior.


A lavagem regular protege contra hot spots


A sujidade seca e aquece com a radiação solar na superfície escura do módulo. Desta forma, a sujidade até pode causar os indesejados hot spots: a sombra da mancha no módulo solar afeta as células solares cobertas que deixam de produzir eletricidade, aumentando a sua resistência interna.


Imagem: limpezasolar.com


No entanto, como as outras células estão ligadas em série e estas continuam a produzir energia solar, a sua corrente é forçada através da célula sombreada.


Devido à alta resistência interna e à corrente que flui através dela, ocorre uma perda de energia que resulta no sobreaquecimento do módulo fotovoltaico.


No pior cenário, o efeito hot spots poderá incendiar o módulo solar, situação particularmente perigosa caso exista material inflamável nas proximidades, como por exemplo ramagem e folhagem de árvores.


Mas, especialmente a pecuária que liberta muito amoníaco, este combina-se com a poeira do ar fixando-se nos módulos solares sob a forma de uma película espessa e sólida.


Imagem: limpezasolar.com


Isto, por sua vez, atrai bastante poeira. Só a lavagem com água terá efeitos reduzidos na eliminação da sujidade.


A amoníaco originada nos estábulos de animais no estado gasoso é bastante agressiva, podendo levar à corrosão dos módulos solares.


Faça um plano de lavagem dos módulos solares com a limpezasolar.com


Dependendo da natureza e do grau da sujidade, deve elaborar um plano de limpeza, para que os módulos solares sejam limpos regularmente.


Deixe a limpeza dos seus módulos solares a cargo de um técnico especializado.


Imagem: limpezasolar.com


Ele garante que os seus módulos sejam lavados regularmente com equipamento apropriado – mantendo a garantia válida.


A lavagem profissional é uma medida básica e essencial para assegurar a melhor performance da instalação a longo dos anos.


A limpezasolar.com oferece serviços de lavagem dos módulos solares. Contacte-nos para obter mais informações e obter um orçamento.



Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


Fonte: limpezasolar.com