Placas solares estão constantemente expostas a intempéries e fatores ambientais que podem obstruir a incidência de luz solar no painel fotovoltaico.
Entre esses fatores estão a poeira, as folhas e a seiva de árvores, os excrementos de pássaros e, principalmente, a fuligem da poluição.
Imagem: limpasolar.com
Mesmo uma camada fina dessas sujeiras já interfere na absorção da radiação, o que leva, invariavelmente, à perda na produção de energia pela placa solar.
Quanto mais tempo passa, mais a sujidade se deposita e, como consequência, menos econômico o sistema se torna.
Depois de um longo período sem manutenção e limpeza, você pode imaginar como seu investimento na instalação das placas solares não trará o retorno esperado, não é mesmo?
Em grandes cidades, por exemplo, cuja produção de poluição atmosférica é significativa, os painéis acumulam sujeira em menos de 1 ano.
Por todas essas razões, é fundamental fazer a limpeza periódica das placas solares. Um painel livre é o que garante a boa captação de luz solar e a eficiência do sistema.
Como fazer essa manutenção e limpeza das placas solares?
Normalmente, a frequência com que se faz a limpeza dos painéis solares é estabelecida de acordo com o clima da região onde eles estão instalados.
Imagem: limpasolar.com
Isso porque uma chuva forte pode limpar de maneira satisfatória as placas, mas esperar que essa ajuda caia sempre dos céus é perda de dinheiro, concorda?
Principalmente em regiões que não recebem pluviosidade intensa o suficiente para remover toda a sujidade.
Em cidades maiores, a poluição é implacável e precisa ser retirada. No campo há menos poluição, em contrapartida, há bastante poeira produzida.
Por isso, recomendamos que a limpeza de placas solares seja feita de 6 em 6 meses.
Por que limpar as placas solares regularmente?
Use equipamentos adequados
Antes de tudo, desligue o sistema. Use apenas água para limpar os painéis, deixando-a escorrer de cima para baixo.
Caso precise remover alguma sujeira mais sedimentada, use uma escova de cerdas macias, uma esponja ou um pano macio.
É importante ter cuidado com isso, pois riscos na superfície das placas também reduzem a eficiência do sistema. Então, nada de produtos abrasivos!
Escolha a melhor hora do dia
Prefira limpar os painéis no início da manhã ou à noite, pois o calor forte evapora a água rapidamente, dificultando a limpeza.
Além disso, procure fazer a manutenção em dias nublados e nas horas menos quentes, pois o choque térmico da água fria com o painel quente pode prejudicar as placas solares.
Preze pela sua segurança
Sempre use equipamentos de segurança pessoal caso precise subir no telhado para fazer a manutenção do sistema.
Imagem: limpasolar.com - Três Marias Minas Gerais
Se possível, recorra ao uso de um cabo extensível ou de uma vassoura para fazer isso.
Contrate uma empresa especializada
O mais indicado é contratar a Limpa Solar que é uma empresa especializada no ramo para fazer a limpeza das placas solares.
Isso porque, dependendo do lugar em que os painéis estão instalados e do seu número, é simplesmente inviável fazer uma manutenção adequada sozinho.
Além disso, os especialistas têm sistemas de segurança próprios para isso e ainda aproveitam para procurar eventuais falhas no sistema durante o processo.
O sistema de captação de energia solar é um dos mais econômicos e sustentáveis disponíveis hoje no mercado.
Contudo, para que a sua máxima eficiência seja garantida, sem resultar em prejuízos, é de extrema importância fazer a limpeza de placas solares com regularidade.
Painéis solares fotovoltaicos exigem muito pouca manutenção, mas garantir que a superfície da instalação esteja em perfeitas condições não apenas prolongará sua vida útil, mas também melhorará seu desempenho.
De fato, poeira, sujeira, pólen, excrementos de pássaros e folhas podem afetar a produção de energia, portanto, a limpeza regular pode fazer maravilhas para melhorar a eficiência da sua instalação de autoconsumo.
Segundo o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL), a perda de eficiência em painéis solares devido a sujeira pode chegar a 25% em alguns casos.
As principais fontes de sujeira sobre as placas solares são a poeira e a fuligem da poluição urbana, que embora possam ser eliminadas naturalmente com uma boa chuva, vão se acumulando durante estações de seca, e principalmente, em regiões com baixo índice pluviométrico.
Os excrementos de pássaros e folhas também são outras fontes de sujeiras que podem impactar a eficiência das placas solares, porém menos frequentes e comuns.
Em casos extremos de sujeira sobre o painel fotovoltaico, isto é, quando a limpeza das placas solares nunca foi realizada, a perda de eficiência pode chegar a 30% ou mais.
De quanto em quanto tempo limpar a placa solar?
A recomendação das fabricantes é que a limpeza das placas solares fotovoltaicas seja feita, no mínimo, uma vez ao ano, mudando para a cada seis meses em locais com poucas chuvas e muita poeira.
No entanto, o ideal é que você mesmo observe as condições do painel e acompanhe regularmente a produção do seu sistema por meio do inversor ou do aplicativo de monitoramento de energia solar.
Se os módulos estiverem muito sujos e a geração do seu sistema apresentar uma queda significativa desde a última manutenção, pode estar na hora de uma nova limpeza do painel solar.
A Limpa Solar oferece um serviço de manutenção preventiva que vai muito além da limpeza dos painéis.
Imagem: limpasolar.com
Após a limpeza, os especialistas da Limpa Solar fazem a revisão dos conectores, dos terminais e cabos, medição de resistência de contato, inspeção termográfica, testes de isolamento, entre outros serviços importantes.
O objetivo dessa manutenção preventiva nos painéis solares é preservar a longa vida útil do sistema solar, garantindo que ele produza o máximo de energia possível, maximizando a economia e reduzindo o tempo de retorno do investimento realizado pelo cliente.
Fonte: www.limpasolar.com.br
Комментарии