Limpasolar Especializada em Instalaçâo de Sistema de segurança EPI

A melhor forma de instalar painéis de sistema de energia solar são com os profissionais do setor eletricistas ou engenheiros treinados.


A instalação é bem simples, porém, os riscos são altos. A limpasolar é uma empresa especializada e conta com profissionais capacitados e certificados para uma boa instalação sem riscos de vida.


Imagem: Divulgação


O uso de sistemas de energia solar tem sido cada vez mais crescente. Isso porque a energia fotovoltaica pode ser produzida em dias chuvosos ou nublados, diminuindo de forma significante os gastos com a conta de luz.


Muitos mercados oferecem profissionais para que seja feita a instalação, mas nem sempre eles recebem o treinamento adequado e o risco de não dar certo é bem grande.


Temos que as empresas de treinamento, em quase sua totalidade, considera que ensinando a estimar a geração de energia e se comprando um kit está resolvido.


Em virtude disso, dessa falsa simplicidade vendida, as instalações estão sendo feitas sem o devido projeto elétrico, que é a peça principal para segurança.


Juntando a premissa errônea que o fabricante de kit/fornecedor oferta um produto dentro dos princípios normativos de instalação (ele fornece com os requisitos de fabricação, no entanto, pelas suas características, a grande maioria não poderia ser instalado em residências, mas esse conhecimento é de instalações e não de fabricação) com a ideia de que um curso de 16 horas de integrador permite dimensionar e instalar um gerador fotovoltaico, temos todos os ingredientes necessários para que tenhamos a ocorrência de acidentes.


Imagem: Divulgação


O mercado da área fotovoltaica é crescente, mas ainda são poucos profissionais especializados no setor.


Hoje em dia já é possível estudar em um centro de treinamento em energia solar voltaica ou cursos de introdução e de instalação de sistemas fotovoltaicos.


Os painéis solares, utilizados em instalações em residências e empresas são pesados e caros.


Os painéis solares padrão pesam por volta de 21kg cada, portanto, é necessário planejar como eles serão levados ao local de instalação. Alguns pontos a considerar:


Nunca exceda a carga (peso) seguro de qualquer equipamento que você esteja usando para içar os painéis.


Verifique se a plataforma da qual você fará o içamento dos painéis aguenta o peso dos trabalhadores e dos painéis juntos.


Se houver a possibilidade de levar partes separadas ao telhado e depois montar elas por lá então o faça.


Desta forma você reduz o peso durante o içamento das partes que compõe o sistema solar fotovoltaico.


Certifique-se que qualquer que seja o método utilizado para levar os painéis ao local de instalação, este não coloque os instaladores em risco.


Imagem: Divulgação


Os painéis solares geram energia de corrente contínua, por isso é necessária muita atenção a polaridade para evitar erros de instalação e queima dos equipamentos.


Dever ser usado fiação preta e vermelha, fios pretos para polos negativo e fios vermelhos para os polos positivos.


Além disso, as ferramentas que são usadas para realizar a instalação devem ser cuidadosamente isoladas e mantidas secas para que não ocorram problemas, mantendo sempre as mãos e pés protegidos, evitando possíveis acidentes.


NORMA REGULAMENTADORA Nº 35 – NR 35 – TRABALHO EM ALTURA – Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores durante a instalação de painéis solares em lugares altos.


NORMA REGULAMENTADORA 10 – NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE – Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que estão fazendo a instalação da parte elétrica do seu sistema fotovoltaico incluindo o inversor solar.


Riscos de instalar sistema de energia solar por conta própria

Os riscos são variados. Por ficar no telhado, o risco de queda é grande. Além da possibilidade de ocorrerem choques elétricos por não ter a experiência e os equipamentos necessários. Jamais coloque sua vida e a vida de outras pessoas em risco.


O aterramento é de fundamental importância e deve ser incluído no estudo da instalação do sistema de energia fotovoltaica de forma a evitar perigo para a instalação e para as pessoas.


Imagem: Divulgação


Faça o aterramento dos equipamentos (carcaça ao Terra) e o aterramento do sistema (conexão do circuito elétrico ao terra, geralmente pelo pólo negativo).


É importante que as caixas dos equipamentos e molduras dos painéis solares estejam conectados ao terra, todo metal exposto que possa ser tocado deve ser aterrado.


A estrutura do placa solar fotovoltaica tem uma indicação clara do ponto destinado ao aterramento.


Todos os componentes do sistema fotovoltaico devem ser interconectados por meio de condutores elétricos de bitolas e tipos adequados, os condutores devem ser de cobre, consulte as tabelas de condutores conforme níveis de queda de tensão.


Os condutores sujeitos a exposição externa devem ter revestimento plástico resistente a radiação UV.


Observe as conexões , recomenda-se uso de terminais, fita isolante, eletroduto, parafusos, bornes para baterias abraçadeiras, buchas para fixação, etc.


Estes acessórios devem ser adequados ao tipo de material sobre o qual serão instalados.


Garantimos a instalação do seu Sistema Solar Fotovoltaico com a máxima qualidade. Para isso, contamos com equipe capacitada, com conhecimento e atenção na segurança, e com produtos aprovados pelo INMETRO. Garantindo a eficiência e máxima vida útil do seu sistema.


Fonte: www.limpasolar.com.br


Posts recentes

Ver tudo