top of page

Inovação em Drones: Empresas Líderes em Aeronaves Elétricas Movidas a Energia Solar

Atualizado: 11 de nov. de 2023

A indústria aeroespacial e de defesa continua a ser um foco de inovação, com a atividade impulsionada pela crescente capacidade e aplicabilidade dos drones, juntamente com a queda dos custos e a crescente importância de tecnologias como os quadricópteros, a modularização dos drones e o HAPS.


Só nos últimos três anos, foram registadas e concedidas mais de 174.000 patentes na indústria aeroespacial e de defesa, de acordo com o relatório da GlobalData sobre Drones na Aeroespacial, Defesa e Segurança: Aeronaves eléctricas movidas a energia solar.


Imagem: Divulgação


De acordo com o Technology Foresights da GlobalData, que utiliza mais de 262.000 patentes para analisar a intensidade da inovação para a indústria aeroespacial e de defesa, existem mais de 180 áreas de inovação que moldarão o futuro da indústria.


Aeronaves elétricas movidas a energia solar são uma área chave de inovação em drones


Drones movidos a energia solar, comumente chamados de High Attitude Platform Systems (HAPS), são um segmento emergente do mercado aeroespacial.


HAPS são drones estratosféricos que normalmente dependem da energia solar para permanecer no ar por períodos muito longos.


A análise da GlobalData também revela as empresas que estão na vanguarda de cada área de inovação e avalia o potencial alcance e impacto da sua atividade de patenteamento em diferentes aplicações e geografias.


De acordo com a GlobalData, existem mais de 20 empresas, abrangendo fornecedores de tecnologia, empresas aeroespaciais e de defesa estabelecidas, e start-ups emergentes envolvidas no desenvolvimento e aplicação de aeronaves elétricas movidas a energia solar.



Principais participantes em aeronaves elétricas movidas a energia solar – uma inovação disruptiva na indústria aeroespacial e de defesa


A «diversidade de aplicações» mede o número de aplicações diferentes identificadas para cada patente relevante e divide amplamente as empresas em inovadores de «nicho» ou «diversificados».


'Alcance geográfico' refere-se ao número de países diferentes em que cada patente relevante está registada e reflecte a amplitude da aplicação geográfica pretendida, variando de 'global' a 'local'.


Volumes de patentes relacionados a aeronaves elétricas movidas a energia solar


A Boeing é um dos principais depositantes de patentes em UAVs movidos a energia solar. Através de sua subsidiária, Aurora Flight Sciences, a empresa está desenvolvendo o Odysseus High Altitude Platform System (HAPS), que é uma plataforma não tripulada de longa duração e alta altitude.


A plataforma destina-se a fornecer ISR persistente e serviços de comunicação para clientes militares, civis e comerciais. Outros depositantes importantes de patentes incluem AeroVironment , SoftBank e Airbus.


Em termos de diversidade de aplicações, a Boeing lidera o grupo. AeroVironment e Safran ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente.


Em relação ao alcance geográfico, a BAE Systems manteve a primeira posição, seguida pela EADS e pela Safran .


Os UAV movidos a energia solar são um novo segmento promissor do mercado aeroespacial, com aplicações que vão desde ISR persistente na patrulha fronteiriça e marítima, ao fornecimento de bolhas de comunicação seguras em contextos de defesa, ao reforço da banda larga em áreas remotas e em áreas de grande procura. Como os sistemas dependem de energia solar, eles não precisam carregar fontes de energia, permitindo que permaneçam no ar por períodos muito longos.


Grupos como a HAPS Alliance estão a pressionar activamente para desenvolver normas e regulamentos a nível mundial para facilitar a implementação de um mercado HAPS.


Para entender melhor como os drones estão revolucionando a indústria aeroespacial e de defesa, acesse o mais recente relatório de pesquisa temática da GlobalData sobre Pesquisa Temática: Drones na Aeroespacial e na Defesa .


Fonte: GlobalData Patent Analytics

bottom of page