Guia de manutenção de painéis solares: Como limpar e reparar painéis solares

Seus painéis solares precisarão de manutenção ocasional depois de instalados.

Instalar painéis solares em sua casa pode ser uma excelente maneira de economizar dinheiro em sua conta de energia e reduzir a pegada de carbono de sua casa mudando para energia renovável.


Imagem: Divulgação


E a boa notícia é que, embora os painéis solares não sejam baratos, eles podem durar cerca de 25 a 30 anos, o que significa que eles têm muito tempo para obter um retorno do seu investimento.


Mas para obter o máximo valor de seus painéis solares e garantir que eles durem o máximo possível, é importante que você os mantenha adequadamente.


Neste guia, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre manutenção de painéis solares, incluindo com que frequência seus painéis solares precisam de manutenção, o custo de manutenção de seus painéis solares, como manter seus painéis solares e muito mais.


Como fazer a manutenção dos seus painéis solares


Felizmente, os painéis solares exigem manutenção mínima para garantir que continuem funcionando corretamente e produzindo energia solar para sua casa.


O tipo mais comum de manutenção necessária para seus painéis é a limpeza. Sujeira e detritos podem se acumular em seus painéis, especialmente durante tempestades ou períodos prolongados sem chuva.


A limpeza ocasional pode remover esses detritos e garantir que seus painéis solares recebam a quantidade ideal de luz solar.


Imagem: Divulgação


O outro tipo de manutenção que você pode querer fazer para seus painéis solares é uma inspeção anual.


Durante uma inspeção do painel solar, um profissional da limpa solar virá à sua casa e dará uma olhada nos painéis, apenas para garantir que tudo esteja funcionando como deveria.


Quaisquer outros compromissos de manutenção podem ser simplesmente agendados conforme necessário se e quando você notar um problema com seus painéis solares ou que eles não estão produzindo energia como deveriam.


Com que frequência os painéis solares precisam de manutenção?


Como mencionamos, a manutenção do painel solar é bastante mínima. Geralmente, existem três horários diferentes a serem lembrados:


Inspeção anual: Uma vez por ano, contrate um profissional para inspecionar seus painéis solares e garantir que eles estejam funcionando corretamente.


Limpeza: Em geral, planeje limpar seus painéis solares cerca de duas vezes por ano. Você pode precisar apenas de uma limpeza por ano se morar em uma área com muita chuva e onde seus painéis solares não coletam muita sujeira ou detritos.


Mas se você mora em uma área onde seus painéis solares não recebem muita chuva ou acumulam muita sujeira ou detritos, planeje mais limpezas.


Manutenção adicional: Se você notar um problema com seus painéis solares fora de sua inspeção anual, poderá agendar uma consulta de manutenção conforme necessário.


Imagem: Divulgação


Como saber quando meus painéis solares precisam de manutenção


Na maioria dos casos, seu sistema de painel solar não precisará de muita manutenção fora de suas inspeções e limpezas regulares.


Mas há algumas bandeiras vermelhas a serem observadas que podem indicar que seus painéis precisam de manutenção mais cedo do que o programado.


O melhor indicador de que seus painéis solares precisam de manutenção é uma redução na produção de energia.


Se de repente você perceber que seus painéis solares não estão produzindo tanta energia quanto normalmente e que sua conta de eletricidade subiu, é um bom sinal de que você deve agendar uma consulta de serviço.


O custo de manutenção dos painéis solares


A maioria dos proprietários contrata um profissional para limpar e inspecionar seus painéis solares a cada ano.


Imagem: Divulgação


Dado que muitos painéis solares estão localizados no telhado, contratar um profissional experiente é simplesmente mais seguro.


A boa notícia é que mesmo com a contratação de um profissional, seus custos de manutenção serão mínimos.


De acordo com a limpa solar seus custos de manutenção podem ser um pouco maiores se houver danos no sistema do painel solar ou se você limpar seus painéis com mais frequência devido à sujeira ou detritos coletados mais rapidamente.


Dependendo do instalador do seu painel solar, você pode pagar ainda menos pela manutenção.


O que saber sobre garantias de painéis solares


Os painéis solares vêm com garantias nas quais o fabricante garante que seus painéis durarão um certo número de anos. As garantias geralmente duram entre 10 e 20 anos, mas algumas chegam a 25 anos.


Primeiro, essas garantias garantem que seus painéis solares não ficarão abaixo de um determinado nível de desempenho.


Imagem: Divulgação


Eles também cobrem danos inesperados em seus painéis solares causados ​​por tempestades e outras causas fora de seu controle.


É importante observar, no entanto, que a garantia do painel solar pode estipular que seus painéis só são cobertos se forem mantidos adequadamente.


Por exemplo, se você não limpar seus painéis solares regularmente e os detritos acumulados reduzirem sua vida útil, sua garantia pode não cobrir isso.


Os painéis solares vêm com um preço maior do que muitos de seus eletrodomésticos. Mas a boa notícia é que eles também exigem menos manutenção e têm uma vida útil significativamente maior .


A única manutenção regular necessária para seus painéis solares é a limpeza e uma inspeção anual.


Fonte: www.limpasolar.com.br