Guia Completo para Limpeza de Painéis Solares

Os painéis solares requerem exposição direta à luz solar para funcionar.


Quanto melhor for a exposição solar da sua instalação solar , maior será a produção de energia.


Portanto, é razoável guardar rancor contra painéis solares sujos quando seus lucros são sombreados por sujeira e poeira.


Imagem: Divulgação


Compartilharemos algumas dicas sobre a limpeza de painéis solares e como você pode manter a produção solar alta com o mínimo de esforço, para manter sua instalação funcionando bem durante toda a vida útil do painel .


O que causa painéis solares sujos?


Os painéis solares ficam sujos com o tempo, pois são expostos a poeira e poluentes flutuando no ar.


A poeira pode se acumular nos módulos fotovoltaicos ainda mais rapidamente se a instalação estiver próxima a complexos industriais ou canteiros de obras.


Instalações solares em fazendas também são conhecidas por acumular fertilizantes e partículas ricas em nitrogênio que podem corroer gradualmente os componentes solares.


O cocô de pássaros também é uma fonte notória de sombra que não apenas reduz a produção de energia, mas também pode causar pontos quentes nos painéis solares .


Quanto a limpeza de painéis solares pode afetar a produção de energia?


Dependendo da sujeira dos painéis, a limpeza dos painéis solares pode melhorar a produção de energia em 5 a 10%.


Imagem: Divulgação


Cálculos rápidos mostrarão que a limpeza de pequenos sistemas residenciais só melhoraria sua conta de energia em dezenas de dólares, então você também pode deixar a água da chuva enxaguar os painéis solares em seu telhado inclinado.


Mas um aumento de 5 a 10% na produção de energia pode mover a agulha em fazendas solares comerciais e de utilidade pública, e essas são situações em que você pode considerar um cronograma regular de limpeza de painéis fotovoltaicos ou até mesmo contratar limpadores de painéis profissionais.


Quando você precisa limpar seus painéis solares?


É melhor limpar seus painéis solares quando eles ficarem sujos o suficiente para prejudicar a produção de energia.


Com os sistemas de monitoramento mais avançados disponíveis com microinversores e otimizadores de energia , você pode comparar facilmente as saídas no nível do painel para identificar painéis sujos ou quando todo o sistema está produzindo uma produção de energia abaixo do esperado.


Os módulos solares instalados em planos também são conhecidos por serem resistentes à autolimpeza com água da chuva, pois a água se deposita nos painéis deixando para trás a sujeira.


O Google descobriu que a limpeza dos painéis solares planos instalados nas garagens pode melhorar a produção de energia em 36%.


Quais são as melhores maneiras de limpar painéis solares?


Seja você um limpador de painel solar experiente ou um proprietário de sistema solar residencial, você precisa das ferramentas certas para limpar painéis solares com eficiência e segurança.


Imagem: Divulgação


Uma mangueira de água do nível do solo pode fazer maravilhas na maioria dos casos

Enxaguar a energia solar do telhado do nível do solo com uma mangueira é o método de limpeza mais seguro na maioria dos casos.


O spray de água deve cair nos painéis solares como água da chuva e deixar a gravidade fazer o trabalho pesado.


Quando o cocô de pássaro provar ser um adversário difícil para o seu banho artificial, seja paciente.


Uma segunda ou terceira passagem da mangueira de água deve remover a maior parte depois que a queda do pássaro for suavizada pela água.


Ficar no nível do solo também significa menos risco de queda.


Se você conseguir subir com segurança no telhado para uma lavagem mais próxima, poderá usar álcool isopropílico para limpar manchas oleosas sem deixar marcas.


Não recomendamos detergente ou sabão para limpar manchas difíceis, pois elas tendem a deixar resíduos no vidro do painel que podem atrair mais sujeira no futuro.


Certifique-se de não pisar nos módulos solares em nenhuma circunstância.


Qualquer pressão sobre os painéis solares corre o risco de criar microfissuras que podem reduzir a produção de energia.


Imagem: Divulgação


Use escovas macias e esfregão de plástico para fazer um trabalho rápido de escória

Somente escovas projetadas especificamente para energia solar devem ser usadas com água para limpar a sujeira dos painéis.


Equipamentos de limpeza inadequados, como uma escova de aço, podem arranhar o vidro solar e criar sombras que prejudicam a produção solar.


Um esfregão de plástico pode ser usado para remover a espuma endurecida depois de ter sido amolecida com água primeiro.


Da mesma forma que os rodos devem ser usados ​​para finalizar uma janela limpa, os rodos podem secar os painéis solares para evitar que manchas de água sombreiem os painéis solares.


Os painéis solares Limpa Solar têm design de estrutura de drenagem de água para drenar a água da chuva facilmente.


Fonte: www.limpasolar.com.br

Posts recentes

Ver tudo