Fique por dentro das dicas da limpezasolar.com de como limpar seus painéis solares

Por que você precisa limpar painéis solares?


Se você tiver um sistema de energia solar residencial instalado, seus painéis solares geralmente são planos, inclinados e no telhado.

Com que frequência você limpa seu telhado? Provavelmente não com muita frequência, muito provavelmente nunca. Por que isso?


Eu ouço você dizendo "Não é para isso que serve a chuva?" Essa é a mesma lógica para painéis solares.


Na maioria dos casos, você não precisará limpar seus painéis solares com frequência, se necessário.


Imagem: limpezasolar.com


Afinal, qualquer coisa que acumule sujeira sobre eles (por exemplo, poeira ou pólen), será lavado na próxima vez que chover.


Há momentos em que pode fazer sentido limpar seus painéis solares. Se você tem muitos excrementos de pássaros em seus painéis, a chuva pode não lavar muito facilmente, então é uma boa ideia limpá-los.


Além disso, se você vive em um estado que é propenso a secas - ou, se chover, é apenas uma chuva muito leve e nebulosa, pode ser necessário limpá-los de vez em quando.


A sujeira e os detritos afetam a eficácia de seus painéis solares? E se sim, quanto? Bem, sim e não. E não muito.


Imagem: limpezasolar.com


Sim, a sujeira e os detritos podem afetar a quantidade de luz solar que passa para converter a luz em energia.


Mas, a quantidade de redução da eficiência é mínima - talvez 5% ou menos. E, com um sistema solar típico de 5 kW, isso pode equivaler a cerca de US $ 20 de perda em sua conta de energia.


Não mensal - geral. E geralmente, mesmo que estejamos falando de áreas com seca, eventualmente quando chover, alguns meses depois, tudo será levado pela água e pode nem valer a pena lidar com o incômodo de limpar no primeiro Lugar, colocar.


Como limpar painéis solares


Se você decidir que seus painéis solares precisam ser limpos, há duas maneiras principais de fazer isso: contratar um profissional ou fazer você mesmo.


Muitas empresas de energia solar oferecem esse tipo de serviço a você, é claro, mediante o pagamento de uma taxa.


Eles podem oferecê-lo como parte de um serviço de manutenção anual ou sugerir que você faça isso de vez em quando, quando vierem instalar o produto.



Imagem: limpezasolar.com


A verdade é que o que você recebe em termos de custo na conta de energia não excede o valor que você precisa desembolsar para essas empresas para realizar a obra.


As empresas solares costumam cobrar uma quantia exorbitante para fazer essa limpeza, sem muito retorno na conta de energia.


Por outro lado, se você estiver interessado em fazer isso sozinho, geralmente terá tudo o que precisa para fazer em casa.


Na maioria dos casos, isso envolverá nada mais do que uma mangueira, talvez um pouco de sabão, e você está pronto para começar.


Isso também pode ser útil em áreas propensas à seca, porque essencialmente o que você está fazendo com a mangueira é a mesma coisa que a chuva faria se você tivesse mais água em sua área.


Existem maneiras de determinar se seus painéis solares precisam de limpeza para começar.


Imagem: limpezasolar.com


Uma é a inspeção física dos painéis em busca de detritos, sujeira, excrementos de pássaros, etc.


A outra forma é o uso de um sistema de monitoramento que o alerta sobre o quão bem os painéis solares estão funcionando e funcionando.


Isso pode alertá-lo sobre qualquer necessidade de manutenção para o seu sistema, seja ela mecânica, elétrica ou de limpeza.


E lembrando que se contratar uma pessoa experiente, vc ira evitar risco de acidente, e choque elétrico.


O que você usa para limpar painéis solares?


Se você estiver interessado em limpar seus painéis solares residenciais por conta própria, há uma variedade de produtos que você pode usar para limpá-los.


Mas primeiro as coisas mais importantes. Verifique com seus instaladores e fornecedores de energia solar para determinar se há alguma informação sobre a limpeza do painel solar, recomendações e o que fazer ou não quando se trata de limpar seu sistema.


Imagem: limpezasolar.com


A maneira mais eficaz de limpar seus painéis solares é com uma mangueira e um balde de água com sabão.


Essencialmente, da mesma maneira que você lavaria seu carro em casa. Como você não quer arranhar os painéis de forma alguma, é melhor usar apenas água e uma esponja não abrasiva para aplicar água com sabão.


Lembre-se de que você não deve usar nenhum tipo de pulverizador de água de alta pressão ao lavar seus painéis solares.


Um acessório de alta pressão pode danificar os próprios painéis solares.

Se você usar algo que não seja apenas água - especialmente para se livrar de excrementos de pássaros irritantes, apenas certifique-se de que o que está usando é macio e sem cerdas duras.


Imagem: limpezasolar.com


As esponjas são ótimos produtos para limpar os painéis solares, porque elas não arranham.


Se decidir usar um pouco de sabonete na esponja, use algo com que você possa limpar a louça.


Detergentes para a roupa e outros produtos químicos mais fortes podem interagir com seus painéis solares de forma negativa.


Lembre-se de que a água pura funciona melhor em 99% dos casos.


Imagem: limpezasolar.com


Lembre-se de que os painéis solares podem ficar extremamente quentes quando o sol está batendo neles.


É melhor escolher um dia frio e nublado para limpar os painéis. Não apenas para se proteger de queimaduras, mas se você estiver tentando limpar os painéis solares quando está extremamente quente, a água com sabão que você está colocando nos painéis irá evaporar rapidamente e pode deixar um resíduo ou manchas nos painéis que podem afetar sua eficácia.


Vale a pena limpar seus painéis solares?


Com base na pesquisa, os especialistas estão se inclinando para o “não”. E especialmente se você quiser contratar uma empresa profissional para limpá-los.


O retorno do investimento simplesmente não existe para justificar o problema. Vamos dar uma olhada em alguns números.


Em média, quando seus painéis solares ficam sujos, espere uma mudança de 5% ou menos na produção.



E isso é apenas quando eles estão sujos. Na maioria dos climas, se houver poeira ou detritos nos painéis e sua produção de energia for registrada 5% menos do que nas outras vezes, a próxima chuva levará os detritos e os painéis solares voltarão à sua eficiência ideal.


Mesmo que você more em uma área propensa à seca, choverá novamente.