top of page

Exposição de treinamento Energia Solar na Sede da Pampulha

Limpa e barata ao longo prazo, a energia elétrica gerada pela irradiação solar vem se popularizando.



O Parque de Exposição Container Pampulha tem treinamentos de painéis fotovoltaicos e técnicos explicam as vantagens da instalação destas placas de captação nas residências.


Os interessados inicialmente perguntam qual o preço. São informados que o custo para ter acesso a esta forma de energia está relacionado ao seu consumo mensal.


“É sobre esta informação que é definido o número de módulos que serão usados.


Também é informado que não é colocar as placas de captação sobre a casa, instalar fios e ligar a geladeira na tomada.


“É preciso fazer um projeto para se chegar à quantidade de placas que deverão ser usadas numa residência, tendo como base o histórico de consumo”.

Em quatro anos este valor, explica o gerente, a pessoa começa a ter retorno financeiro.


As placas têm vida útil de até 25 anos e garantia de uma década.


Ele explica que o projeto prevê abastecimento para o que for informado. “Tem pessoas que reclamam que as placas não geram a quantidade informada.


Imagem: energiasolarshop


Quando verificamos, outros eletrodomésticos foram incorporados por conta deles”.


Outra garantia é de que não vai faltar energia, porque, matéria prima tem à vontade no Brasil.


“É uma iniciativa muito interessante financeiramente falando, porque o período com conta elétrica zero é muito maior do que o investimento”.


Muitas pessoas questionam: é preciso fazer a limpeza dos painéis solares? A resposta é sim!


A aquisição deste tipo de equipamento é um grande investimento e a sua manutenção é necessária para garantir seus benefícios a longo prazo.


A poeira, sujeira, pólen, excrementos de pássaros e outros detritos podem afetar negativamente a eficiência do painel solar. Você vai arriscar perder o investimento feito?


A limpeza dos painéis solares que estavam em operação há 15 meses dobrou sua produção de eletricidade.


O mesmo estudo também descobriu que a chuva não é uma maneira satisfatória de limpar os painéis solares.


Imagem: energiasolarshop


Os que foram limpos com produtos tiveram uma produção 12% maior de eletricidade em comparação com os limpos pela chuva.


ANTES DE INICIAR A LIMPEZA DOS PAINÉIS SOLARES


O primeiro passo é procurar informações diretamente com o fabricante do painel solar. Eles podem ter recomendações específicas para limpeza.


Se você precisar subir no telhado, tome os devidos cuidados. Assim que começar a limpar a superfície poderá ficar escorregadia. Dessa maneira, para evitar acidentes, use cordas de segurança.


Os painéis solares podem se tornar muito quentes ao sol. Prefira realizar a limpeza no início da manhã e escolha um dia fresco.


COMO LIMPAR PAINÉIS SOLARES


Limpar painéis solares não é tão diferente de limpar uma janela. Também não é muito demorado. Confira:


Passo 1: Prepare seu kit de limpeza


Estão disponíveis no mercado brasileiro diversos kits diferentes. Basicamente eles são compostos por sabonete líquido, um limpador, uma escova pequena e, em alguns casos, outra escova com cabo mais longo.


Passo 2: Misture o sabão com água em um balde


A quantidade que precisa ser misturada deve ser mencionada na garrafa de sabão líquido. Geralmente é sobre a mesma proporção que você usa ao limpar seu carro.


3- Esfregue suavemente


Mergulhe a escova na mistura de água e sabão, esfregando suavemente os painéis solares. Se os painéis estiverem divididos em partes menores, você poderá realizar o trabalho com uma escova de mão pequena.


4- Limpe enquanto os painéis ainda estiverem molhados


É importante que você não permita que o sabão seque nos painéis solares, pois isso bloqueará a quantidade de luz solar que eles podem absorver e os tornará ineficientes.


5- Conte com ajuda profissional


Às vezes pode ser difícil alcançar todos os painéis. Isso sem dizer de certas manchas, como as de excrementos de pássaros, que podem ser muito difíceis de limpar. É melhor contratar um profissional do que arriscar danificar seus painéis solares.


Imagem: energiasolarshop


TODO CUIDADO É POUCO

Nunca use vassoura, esponja abrasiva ou sabão em pó para a limpeza dos painéis solares, pois você pode arranhar o vidro. Uma outra opção à escova de cerdas macias que já falamos são panos úmidos.


Lavadoras de alta pressão também não são recomendadas. A força da água pode causar danos. Prefira o kit da limpasolar.com


Atenção especial deve ser dada às matrizes fotovoltaicas situadas em áreas com muitos pássaros, poeira ou poluição. Esses painéis exigirão uma limpeza mais frequente.


Fonte: www.limpasolar.com.br

Comments


bottom of page