top of page

Exército testa módulo de energia solar em Operação Guararapes

O equipamento, batizado de MEC, opera off-grid para gerar energia em condições operacionais da tropa.

O Exército Brasileiro testou pela primeira vez um protótipo de módulo de energia solar fotovoltaica de campanha.


Imagem: Divulgação


O sistema foi experimentado em condições operacionais de emprego da tropa, durante a Operação Guararapes, um exercício militar do Comando Militar do Nordeste realizado de 2 a 10 de outubro.


De pequeno porte e off-grid, o sistema, batizado de módulo de energia de campanha (MEC), é um projeto do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, em Brasília.


O desempenho do módulo foi avaliado inicialmente, no dia 2 de outubro, com uma demonstração do emprego do MEC no decorrer de uma operação de treinamento no 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bayeux, na Paraíba (PB).


Depois disso, o equipamento foi transportado para Nazaré da Mata, em Pernambuco, onde gerou energia para as instalações do Posto de Comando da 7ª Divisão de Exército até a tarde de 4 de outubro.


Segundo comunicado do Exército Brasileiro, o sistema fotovoltaico de campanha tem autonomia e flexibilidade para atender diversos equipamentos elétricos simultaneamente, podendo ser empregado em qualquer região do Brasil.


É equipado com um transformador que disponibiliza eletricidade nas tensões de 127 V e 220 V.


Além da avaliação em condições operacionais, a iniciativa também serviu para definir critérios técnicos de operacionalização e desempenho quanto à geração e ao armazenamento de energia fotovoltaica em operações militares.


Fonte: Fotovolt


bottom of page