Ferramentas para Instalação de Energia Solar
Durante os nossos cursos, sempre nos perguntam quais são as ferramentas básicas para iniciar no ramo da energia solar.
O objetivo desse post é mostrar alguns dos equipamentos básicos necessários para realizar diversos tipos de instalações de sistemas fotovoltaicos.
Imagem: limpasolar.com
Primeiramente, devemos começar pelos EPI (Equipamentos de Proteção Individual). De acordo com a Norma Reguladora NR-6, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos e ameaças à segurança e à saúde no trabalho.
Para instruir os trabalhadores que desejam atuar no ramo de energia fotovoltaico, vamos indicar quais são os equipamentos básicos necessários para começar a instalar.
Imagem: limpasolar.com
Os equipamentos para energia solar fotovoltaica foram divididos por áreas do corpo: região facial, membros superiores, membros inferiores e corpo inteiro.
O equipamento de segurança para a região facial é o capacete com fita jugular . Temos também os óculos de segurança.
Já nos membros superiores temos luvas alta tensão. Para ser utilizada em situações de risco de choque elétrico. Outro equipamento é a luva trabalho civil.
Imagem: limpasolar.com
Para o corpo inteiro temos o talabarte, que é o elemento de conexão entre o cinturão paraquedista e o ponto de ancoragem.
O segundo equipamento é o cinto tipo paraquedista para trabalhar em altura.
O terceiro equipamento é trava quedas. Esse equipamento é um dispositivo que permite a locomoção do trabalhador por toda a área a ser atingida. Possui a função de bloqueio, que protege o trabalhador em caso de quedas.
Além disso, temos a roupa específica para instalação de acordo com a Normativa NR-10.
E por último, a bota de segurança, botas com isolação elétrica devem ser utilizadas em caso de manobras tensões elevadas.
Imagem: limpasolar.com
Como estamos lidando, quase sempre, com instalações realizadas em altura, é de extrema importância que os participantes da instalação tenham feito os cursos de NR 10 e NR 35, e que, estejam protegidos com os EPIs essenciais.
Além disso, são necessárias diversas ferramentas mecânicas e equipamentos elétricos para uma boa instalação fotovoltaica.
Fonte: www.limpasolar.com.br
Comentários