EPI para Instalação de Energia Solar

Ferramentas para Instalação de Energia Solar


Durante os nossos cursos, sempre nos perguntam quais são as ferramentas básicas para iniciar no ramo da energia solar.


O objetivo desse post é mostrar alguns dos equipamentos básicos necessários para realizar diversos tipos de instalações de sistemas fotovoltaicos.


Imagem: limpasolar.com


Primeiramente, devemos começar pelos EPI (Equipamentos de Proteção Individual). De acordo com a Norma Reguladora NR-6, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos e ameaças à segurança e à saúde no trabalho.


Para instruir os trabalhadores que desejam atuar no ramo de energia fotovoltaico, vamos indicar quais são os equipamentos básicos necessários para começar a instalar.


Os equipamentos para energia solar fotovoltaica foram divididos por áreas do corpo: região facial, membros superiores, membros inferiores e corpo inteiro.


O equipamento de segurança para a região facial é o capacete com fita jugular . Temos também os óculos de segurança.


Já nos membros superiores temos luvas alta tensão. Para ser utilizada em situações de risco de choque elétrico. Outro equipamento é a luva trabalho civil.


Imagem: limpasolar.com


Para o corpo inteiro temos o talabarte, que é o elemento de conexão entre o cinturão paraquedista e o ponto de ancoragem.


O segundo equipamento é o cinto tipo paraquedista para trabalhar em altura.


O terceiro equipamento é trava quedas. Esse equipamento é um dispositivo que permite a locomoção do trabalhador por toda a área a ser atingida. Possui a função de bloqueio, que protege o trabalhador em caso de quedas.


Além disso, temos a roupa específica para instalação de acordo com a Normativa NR-10.


E por último, a bota de segurança, botas com isolação elétrica devem ser utilizadas em caso de manobras tensões elevadas.


Imagem: limpasolar.com


Como estamos lidando, quase sempre, com instalações realizadas em altura, é de extrema importância que os participantes da instalação tenham feito os cursos de NR 10 e NR 35, e que, estejam protegidos com os EPIs essenciais.


Além disso, são necessárias diversas ferramentas mecânicas e equipamentos elétricos para uma boa instalação fotovoltaica.


Fonte: www.limpasolar.com.br