top of page

Enel já tem 40 árvores solares na região metropolitana de SP


Equipamentos convertem a energia solar em energia elétrica, servindo como fonte de carregamento via USB.

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, instalou em 2022 nove novas árvores solares na capital paulista, sendo uma na Ciclovia da Marginal Pinheiros, uma na Praça da Cidadania, duas no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.


Imagem: Divulgação


Duas na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados e três no Instituto Federal de São Paulo, sede Canindé. No total, a distribuidora já instalou 40 dessas árvores em sua área de concessão.


Os equipamentos possuem design semelhante a uma planta natural e, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, captam a energia solar e a convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares e tablets.


Medem cerca de 3 m de altura e pouco mais de 4 m de largura e possuem cinco saídas USB. Devido ao seu formato, com cinco folhas e iluminação decorativa em LED, também compõem de forma harmoniosa a paisagem dos ambientes onde estão instaladas.


As árvores operam em praças e parques públicos da capital, de Santo André, Carapicuíba, Cotia, Embu Guaçu e Itapecerica da Serra. Destacam-se as da Universidade Federal do ABC (no campus São Bernardo do Campo e Santo André), da Santa Casa e Hospital das Clínicas de São Paulo e da Prefeitura e da Unidade de Pronto Atendimento de Rio Grande da Serra.


Ao todo, a Enel Distribuição São Paulo já investiu no projeto mais de R$ 1,7 milhão, financiados com recursos do Programa de Eficiência Energética da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.


O PEE-Aneel da Enel Brasil existe desde 1998 e já investiu aproximadamente R$ 1,6 bilhão em 895 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.


A Enel Distribuição São Paulo é a segunda maior distribuidora do País, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 8 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.


Fonte: Fotovolt

bottom of page