top of page

Drones Aumentam o Futuro da Energia Solar

À beira de terras lamacentas um estudante universitário de engenharia solta um drone branco de 60 centímetros que zumbe alto.



A grama fica plana na decolagem, o robô voador voa firme e forte. Em segundos, o drone – que pesa menos de 2 quilos e carrega uma câmera poderosa – sobe centenas de metros no céu quente, claro e azul do verão, enquanto o jovem começa a capturar fotos detalhadas das terras de seu avô lá embaixo.


O zumbido do drone é guiado em direção a um celeiro muito longo, perfeito para fileiras de grandes painéis solares.


Vinte minutos de imagens panorâmicas são baixados e compartilhados quase instantaneamente.


Vistas no passado vistas apenas de helicóptero. VR (realidade virtual) encontra IRL (na vida real). Esta é a época emocionante em que vivemos.


Sincronizando a crescente popularidade da tecnologia drone com a energia solar, uma das fontes de nova capacidade de geração de eletricidade que mais cresce no país não é apenas oportuna, mas também tem visão.


É relatado que os operadores comerciais de drones recentemente certificados no Brasil tem aumentando.


E a capacidade solar recentemente instalada no Brasil foi de 14,8 GW. Mais pessoas estão se beneficiando da energia solar hoje do que em qualquer momento do passado.



Considerando a capacidade da tecnologia drone de oferecer captura de dados não invasiva, reduzir o tempo no local, cortar custos e aumentar a segurança dos trabalhadores, é fácil ver a parceria entre drones e energia solar, conforme relatado pela dronethermal.com .


Para energia renovável, o custo é fundamental


Para competir com fontes de energia não renováveis, as empresas e promotores de energia solar estão a reduzir os seus custos, aumentando o seu investimento tecnológico em tecnologia de drones.


Os drones facilitam a coleta de dados e imagens altamente avançadas, oferecendo oportunidades para análise, projeto, construção, manutenção e operação menos dispendiosa do local do projeto de sistemas elétricos solares, conforme mencionado a dronethermal.com


Antes dos drones, o levantamento do local de um projecto só podia ser feito através do envio de uma equipa para recolher informações como o terreno do local, obstruções, cobertura de árvores, vegetação e a inclinação de uma encosta.


As características do terreno podem ter um impacto significativo na produtividade do sistema solar fotovoltaico e podem ser benéficas ou prejudiciais para o desempenho do projeto.


Por esta razão, é muito importante avaliar as condições do local durante a fase de projeto.




A medição e o mapeamento tradicionais custam trabalho e tempo. Ao mapear eletronicamente locais para construções potenciais, os drones podem obter dados até o milímetro mais próximo e usar uma câmera conectada à web.


Esta análise detalhada ajuda as empresas e incorporadores de energia solar a compreender totalmente a propriedade e a usar o terreno da maneira mais eficiente possível.


Há um número crescente de softwares de imagem de drones que auxiliam no design de projetos de sistemas solares.


As opções de software de imagem de drone incluem Pix4D, PhotoScan, 3DF Sephyr e Reality Capture.


Esses programas futuristas oferecem desde mapeamento 3D e modelagem da realidade, fotogrametria (técnica para extrair informações geométricas de imagens bidimensionais ou vídeos), nuvens de pontos que compartilham dados com colaboradores, ortomosaicos (uma fotografia aérea corrigida geometricamente para que a escala seja uniforme e a foto tem a mesma ausência de distorção do mapa) e visão computacional.


Assim como fazem os “gamers”, as equipes de design trabalham juntas remotamente, com base em dados quase perfeitos.


Durante a construção do projeto solar, os drones de construção podem ser os “olhos” dos gerentes de projeto no local, economizando horas e custos relacionados de transporte.


As visitas presenciais do projeto podem se tornar muito menos frequentes. Se um gerente de projeto quiser “visitar” o projeto, basta fazer login remotamente em um dos drones do projeto e pilotá-lo pelo projeto com uma interface de controle remoto.


Durante uma instalação solar fotovoltaica, drones também são usados ​​para registrar o progresso.



Os clientes acompanham a construção visualizando fotos aéreas fornecidas por drones de seu projeto.


E as filmagens de drones também oferecem uma oportunidade única para streaming de energia solar – ganhando consciência do público sobre os projetos de energia solar fotovoltaica e a magnitude da energia solar em geral.


Depois que o painel solar estiver instalado e funcionando, a manutenção e a operação dos sistemas fotovoltaicos serão aprimoradas com imagens visuais aéreas de drones, bem como imagens térmicas para inspeção maior do sistema de painéis solares.


Se isso não bastasse – os drones podem carregar com ENERGIA SOLAR… VITÓRIA TOTAL!!!



bottom of page