A fabricante israelense de drones Airobotics fez uma parceria com a empresa israelense de serviços de fazendas de energia solar Solar Drone para desenvolver e fornecer à empresa Solar Drone um sistema exclusivo de drones destinados à limpeza de painéis solares.

Imagem: Divulgação
Este sistema totalmente automatizado também terá uma estação de acoplamento de drones para a substituição automática da bateria e a reposição do fluido de limpeza, permitindo que o sistema funcione de forma contínua.
Embora a energia solar e os painéis solares sejam sistemas que essencialmente dispensam manutenção, os painéis solares exigem uma limpeza de vez em quando para permitir seu funcionamento adequado.
Sujeira, poeira, lama e pássaros que ali caem reduzem muito a eficiência do painel solar, impactando a produção de energia.
A limpeza feita de forma frequente é cara e demorada, especialmente quando os painéis são remotos, de difícil acesso ou difíceis de limpar.

Imagem: Divulgação
Como funciona o drone que faz a limpeza de painéis solares?
Um novo sistema do tipo “drone-in-a-box” (drones em caixas) está em fase de desenvolvimento para fazer esse trabalho.
Um quadricóptero fica guardado dentro de uma estação à prova de intempéries localizada perto dos painéis solares.
Em intervalos regulares, as portas da estação localizadas em seu topo se abrirão, deixando o drone sair.
O drone então decolará e voará até os painéis, usando sensores do tipo LiDAR e câmeras de mapeamento para realizar um posicionamento mais preciso.
Cada painel será borrifado com um fluido de limpeza e, após concluir sua tarefa, o drone retornará à estação de acoplamento.
Se necessário, este sistema robótico substituirá a bateria descarregada por uma carregada e substituirá seu recipiente de fluido de limpeza por um cheio.

Imagem: Divulgação
A Airobotics e a Solar Drone têm como objetivo aumentar sua experiência no ramo de drones e sistemas de energia solar para criar e comercializar um novo sistema de limpeza que utiliza drones, com uma previsão de vendas de 10 milhões dólares nos primeiros três anos em Israel, na Europa, na Índia e nos Emirados Árabes Unidos.
“Os sistemas de hoje são de difícil manutenção, não econômicas e incapazes de lidar com os parques solares modernos.
Acreditamos que a chegada da tecnologia de drones da Airobotics no mercado é uma virada de jogo, com um relevante potencial econômico”, disse Shmuel Yanai, fundador da Solar Drone.
Fonte: ekkogreen
Comments