top of page

Drone A melhor Solução para você ficar de olho nos seus Painéis


Explorando os prós e os contras dos diferentes métodos usados para inspecionar usinas solares usando termografia por drone.


Os drones são uma ferramenta importante para a operação e manutenção de usinas solares.



Acima combina drones, imagens térmicas e software para identificar e relatar anomalias nos módulos.


Os painéis solares podem desenvolver defeitos que podem ser facilmente corrigidos se identificados precocemente.


Acreditamos que é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada método de inspeção termográfica para que você possa escolher a solução mais vantajosa para o seu portfólio solar fotovoltaico.


Para começar, cobrimos os fundamentos da termografia aérea e os benefícios das inspeções termográficas regulares.


Introdução à Termografia Aérea


Para muitas empresas de energia solar fotovoltaica, o uso de drones para inspeções termográficas de usinas solares é agora um padrão do setor.


A termografia por drone fornece uma imagem 100% completa , de baixo custo e altamente precisa de uma usina solar, até o nível celular, reduzindo a dependência de medições manuais de cordas e termografia aleatória baseada no solo para validar a integridade elétrica da usina solar.


A termografia aérea é benéfica durante todo o ciclo de vida da usina solar.


Construção


A termografia por drone pode identificar problemas de qualidade, construção e comissionamento em um estágio inicial, evitando perda antecipada de rendimento e receita.



Pré-comissionamento e comissionamento


A termografia aérea realizada na certificação de aceitação provisória (PAC) fornece uma linha de base inicial para 100% dos módulos, bem como um plano abrangente para a empresa de engenharia, compras e construção (EPC) resolver quaisquer problemas identificados.


Uma segunda inspeção termográfica deve ser realizada antes da aceitação intermediária (IAC) ou final (FAC).


Usina solar operacional


Durante a operação de longo prazo, a termografia do drone deve ser realizada anualmente para fornecer um cronograma que possa ser referenciado ao longo da vida útil da usina solar e permitir a identificação de tendências de desempenho.


Inspeções termográficas regulares identificam problemas que podem ser responsáveis por uma planta solar de baixo desempenho e direcionam recursos de engenharia diretamente para a solução do problema.


Usando dados termográficos coletados por drones para manutenção preventiva


Inspeções termográficas de alta qualidade e câmeras RGB visuais de alta definição, combinadas com uma solução de software inteligente, permitem a transição para uma estratégia de manutenção preventiva em vez de uma estratégia reativa.


Há fatores importantes a serem considerados que afetam a qualidade dos dados coletados e como os dados são processados em informações acionáveis para sua equipe.




Existem dois métodos principais de coleta de dados termográficos e visuais. Um é o 'Método Ortomosaico' e o outro 'Método de Vídeo Radiométrico'.


Método Ortomosaico


Termografia ortomosaica com drone


Imagens termográficas ortomosaicas são criadas juntando digitalmente milhares de fotografias térmicas individuais, para criar uma imagem.


Os dados para uma inspeção termográfica ortomosaica tendem a ser coletados com o drone em altitudes mais elevadas, já que o processamento de dados para unir as imagens geralmente falha se a câmera estiver muito próxima dos painéis solares.


Inspeções do tipo ortomosaico são, portanto, comumente usadas para capturar rapidamente grandes áreas de módulos solares.


No entanto, isso não significa que um método ortomosaico seja sempre o método mais rápido porque o drone deve voar lentamente para capturar imagens estáticas.


Além disso, a maior desvantagem deste método é que o número de pixels por módulo solar é normalmente baixo, pelo que a qualidade dos dados pode ser prejudicada.


Isto pode significar que os sinais de alerta precoce de problemas podem ser perdidos e outros problemas podem ser identificados incorretamente porque a resolução não é boa o suficiente para identificar com precisão um problema.


Outra desvantagem deste método de termografia por drone é que o gradiente de temperatura anormal é difícil de registrar com precisão, o que significa que os dados têm uma vida útil curta, pois não podem ser usados com precisão em futuras análises de dados históricos.


Este método de inspeção identificará anomalias de alto impacto, mas não identificará as anomalias mais sutis.


Muitos problemas crônicos ou sistêmicos dos módulos apresentam gradientes térmicos sutis nos primeiros anos, portanto, detectá-los precocemente e evitar maior deterioração nas condições do módulo requer uma metodologia mais detalhada.


Método de Vídeo Radiométrico


Acima está uma das poucas empresas que utiliza vídeo radiométrico para inspecionar usinas solares fotovoltaicas.


A metodologia consiste em capturar vídeo radiométrico contínuo e imagens RGB visuais durante o voo.


Essa metodologia personalizada fornece dados altamente detalhados em nível celular aos nossos clientes.



A captura de vídeo tem uma alta “taxa de quadros por segundo”, geralmente expressa em hertz.


Usar vídeo radiométrico significa que, em média, nossas ferramentas de análise de dados possuem 50 imagens de cada módulo para análise termográfica, em comparação com apenas 1 ou 2 imagens com abordagem ortomosaica.


Isto tem a vantagem de aumentar a probabilidade de capturar uma imagem de boa qualidade de cada módulo e, em segundo lugar, aumentar o nível de confiança de quaisquer gradientes de temperatura medidos.


Juntamente com esta metodologia de vídeo, a metodologia de temperatura patenteada da Above garante precisão absoluta da temperatura, registrando a temperatura e a irradiância durante o voo do drone.


Esses dados permitem que a dronethermal.com normalize o gradiente de temperatura de cada anomalia identificada durante a inspeção.


Isto é importante porque o gradiente térmico mudará dependendo do nível de irradiância em cada momento do voo do drone, e a comparação entre anomalias na mesma planta ou entre plantas é impossível sem normalização.


Este método permite que gerentes de usinas solares e O&Ms classifiquem com precisão as anomalias do módulo por temperatura para priorizar a resolução ou identificação de problemas para uma reclamação de garantia.


Usando esta metodologia acima, podemos identificar até mesmo as menores diferenças de temperatura, que podem ser observadas em estágios muito iniciais de deterioração no desempenho elétrico do módulo.


Este nível de qualidade dos dados é fundamental para futuros regimes de manutenção preventiva e para reclamações de garantia bem-sucedidas, que muitas vezes exigem inspeções em conformidade com a IEC.


Acima captura vídeo visual simultâneo de alta definição (HD) junto com o vídeo térmico radiométrico.


A qualidade destes dados visuais permite que o nosso modelo de análise de dados identifique as causas raízes de certas anomalias térmicas, por exemplo, sujidade,

sombreamento e danos nos módulos.


Resumo


Em resumo, o método de inspeção por vídeo radiométrico oferece um nível incomparável de conhecimento sobre a saúde da planta solar.


Acima fornece uma solução completa de inspeção termográfica para seu portfólio de energia solar fotovoltaica.


Nosso software dronethremal.com destaca módulos de baixo desempenho no nível da planta solar e plantas solares de baixo desempenho no nível do portfólio.


Isto torna mais fácil para nossos clientes otimizar suas estratégias de manutenção e operações e, por sua vez, cria economias em melhorias de desempenho.


dronethremal.com vai ainda um passo além e permite que nossos clientes tomem medidas adicionais adicionando causas raízes, criando listas de pendências, rastreando o status da resolução e visualizando relatórios térmicos no local com nossa ferramenta móvel .


Entre em contato hoje mesmo para saber mais sobre nossas soluções de usinas solares que estão impulsionando a excelência operacional.


Comments


bottom of page