Diretrizes de limpeza do painel solar

As usinas de energia solar são essencialmente livres de manutenção , pois não consistem em partes móveis.


No entanto, a limpeza do painel é um aspecto da manutenção do painel solar que não deve ser menosprezado.


Imagem: limpezasolar.com


A limpezasolar.com descobriu-se que a limpeza do painel solar é “a maneira número um de maximizar a energia que eles produzem”.


A limpeza de painéis solares que estavam em operação há 15 meses quase dobrou sua produção de eletricidade (1).


Por que a limpeza periódica do painel solar é necessária?


Melhorar a eficiência


Os painéis solares funcionam convertendo a luz do sol que cai nos painéis solares em eletricidade. Quanto mais luz atingir um painel, mais energia ele gerará.


Com o passar do tempo, quando poeira e outros materiais se depositam na superfície do painel solar, reduz essencialmente a quantidade de luz que atinge o painel e, portanto, reduz sua saída.


Quando os painéis solares são limpos, os raios solares diretos que incidem sobre os painéis solares aumentam e corresponde ao aumento das unidades de eletricidade produzidas pelos painéis.


De acordo com uma estimativa, a limpeza regular de painéis solares tem potencial para aumentar a produção de energia em até 30%.


Como limpar painéis solares?


Imagem: Divulgação


Não use objetos de metal ou produtos abrasivos para remover materiais endurecidos – arranhar o vidro em um painel solar pode afetar seu desempenho, pois arranhões criarão sombras.


Remoção de marcas persistentes:


Para remover sujidade persistente, como queda de pássaros, insetos mortos, alcatrão, etc., use uma esponja macia, pano de microfibra. Lave o módulo imediatamente com água em abundância.


Pressão da água:


A pressão da água não deve exceder 35 bar no bocal. O uso de mangueiras de alta pressão para limpeza pode exercer pressão excessiva e danificar os módulos.


Temperatura da água:


A temperatura da água utilizada para a limpeza deve ser a mesma que a temperatura ambiente no momento da limpeza.



A limpeza deve ser realizada quando os módulos estiverem frios para evitar choque térmico que pode causar rachaduras nos módulos.


Por que a água da chuva não limpa seus painéis solares


Uma boa maneira de ilustrar por que a água da chuva não limpa os painéis solares é considerar o exemplo do pára-brisas do seu carro.


Se você deixar o carro na chuva para limpeza, ele realmente fica limpo. A resposta é “NÃO” por quê? .


Porque, a água da chuva contém partículas de poeira transportadas pelo ar que se depositam e se fixam à superfície após a evaporação da água da chuva.


Assim, você vê pequenos círculos redondos de sujeira quando o para-brisa do carro seca após a chuva. O mesmo princípio se aplica aos painéis solares.


Quando os painéis solares são lavados pela água da chuva, embora limpe o painel solar até certo ponto, no entanto, quando o painel fica seco, a água evapora deixando pequenos círculos de sujeira nos painéis solares.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


“A limpeza regular do painel solar é essencial para proteger o valor a longo prazo do seu investimento”


Fonte: limpezasolar.com







0 visualização0 comentário