Dicas e lista de verificação para limpeza do painel solar doméstico

Atualizado: 7 de nov.

Dicas e lista de verificação para limpeza do painel solar doméstico

"Os painéis solares requerem manutenção ou limpeza regular?"


Nós ouvimos muito essa pergunta. e a resposta é sim, assim como seu carro precisa ser lavado regularmente seu painel solar também a maioria das pessoas e empresas que fazem a instalação de painéis solares não tem a noção dessa necessidade


Aqui estão algumas dicas para determinar quando e se você deve limpar seus painéis solares, como limpar seus painéis e quando é hora de pedir ajuda profissional.


Por que os painéis solares precisam ser limpos?


Painéis cobertos com muita sujeira ou detritos podem começar a produzir menos energia.


Na maioria dos casos, a perda de energia não é significativa - talvez 1 a 4,7 por cento. Mas um estudo descobriu que o acúmulo de sujeira em longo prazo pode reduzir a produção de eletricidade de um painel solar em até 25%.





Alguns proprietários estão confiantes em lavar os painéis eles próprios, outros optam por mandá-los limpar por um profissional.


Como posso saber quando meus painéis solares precisam de limpeza?


Faça uma inspeção visual mensal para procurar qualquer acúmulo de poeira perceptível.


Além disso, você pode observar sua conta de energia elétrica ou verificar se há alguma queda perceptível na produção no aplicativo de monitoramento do sistema solar.


Só então você deve se preocupar com a limpeza de seus painéis solares.


O que devo usar para limpar meus painéis solares?



Felizmente, limpar os painéis solares é fácil para sistemas montados no solo e para alguns sistemas solares de telhado em uma casa típica de um andar.


As pessoas normalmente usam uma mangueira e uma escova de cerdas macias com um cabo estendido, como o tipo usado para limpar um trailer ou caminhão.


A água geralmente é suficiente, impressões digitais, manchas ou acúmulos de sujeira no vidro podem ser removidos com o kit limpeza de painéis solares.


Se os painéis forem de difícil acesso, use os equipamentos de limpeza da limpezasolar.com eles podem ser encontrados em nosso site.


Antes de decidir lavar os painéis por conta própria, você deve ver o que é coberto pelo seu provedor de serviços solares.


Imagem: limpezasolar.com


Quando devo ligar para um profissional?


Assim como lavar seu carro ou limpar sua casa, você pode contratar um profissional para limpar seus painéis solares.


Se você tiver um sistema de telhado, pode ser uma boa ideia chamar um serviço de limpeza profissional.


Além da comodidade de não subir no telhado, os profissionais estão devidamente equipados para a segurança do telhado.


Sempre que contratar um profissional, você deve verificar se ele está licenciado e vinculado.


Imagem: limpezasolar.com


Com que frequência os painéis solares exigem limpeza?


Novamente, a natureza pode cuidar da limpeza de rotina para você. Mas fique de olho na sua conta mensal de eletricidade ou no aplicativo de monitoramento.


Se você notar uma queda perceptível na produção, pode ser hora de uma limpeza rápida. Como regra geral, limpar seu sistema cerca de duas vezes por ano deve ser suficiente.


Se você mora onde incêndios florestais são ocorrências anuais, certifique-se de verificar se há acúmulo de cinzas ou fuligem em seus painéis solares após os incêndios nas proximidades terem sido contidos com segurança.



Como eles são diferentes da poeira normal ou excrementos de animais, você pode entrar em contato com um profissional da limpezasolar.com para descobrir a melhor maneira de limpá-los do acúmulo de fuligem.


Quanto custa limpar os painéis solares profissionalmente?


Muitos profissionais cobram por painel ou hora. O sistema médio de 32 painéis normalmente leva até 2 horas para limpeza profissional.


Dito isso, os preços e o tempo necessários variam com base em uma série de fatores, como seu código postal, número de painéis, inclinação do telhado e a acessibilidade do seu sistema.


Verifique com um profissional da limpezasolar.com para ele te informar tudo o que precisa ser feito.



O que devo evitar fazer com meus painéis solares?


Antes de fazer qualquer coisa, aqui estão algumas coisas que você não deve fazer:


Como regra geral, permaneça no solo. Ninguém deve subir no seu telhado sem uma escada segura e equipamento de proteção contra quedas adequado.