Dicas de como limpar os painéis solares com segurança?

So profissionais devidamente treinados e com certificação para trabalho em altura, devem fazer a limpeza com segurança nos painéis.


Desligue o sistema antes de iniciar:


Antes de mais nada, pense sempre na sua segurança durante o procedimento. Para tanto, o primeiro passo é desligar todos os aparelhos que fazem parte do funcionamento do sistema fotovoltaico antes de iniciar a manutenção.


Imagem: Divulgação


Então, pegue o manual do fornecedor responsável pela instalação dos equipamentos deixado após finalizar o serviço.


Lá, você encontrará as diretrizes de como realizar o desligamento corretamente. Fique tranquilo, pois isso é algo bem simples de ser feito.


Certifique-se de utilizar EPI's:


Como já dissemos, o mais importante na limpeza de placas solares é cuidar da sua segurança.


Logo, indicamos o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) que variam de acordo com as características do local de instalação do sistema.


Como a maior parte das placas fotovoltaicas são instaladas em cima do telhado dos imóveis, não é prudente subir ali por conta própria para realizar a limpeza.


Nesse caso, você deve contar com uma empresa com profissionais treinados para trabalhos em altura e que tenha cuidado para não colocar muita pressão ao esfregar os módulos fotovoltaicos e para não bater neles com as ferramentas para evitar danos, protegendo assim seu investimento.


Imagem: Divulgação


Utilize os produtos adequados:


Durante a limpeza do painel solar, é fundamental utilizar os produtos adequados para que as placas não sejam danificadas. Caso a sujeira seja leve, indicamos apenas água corrente de cima para baixo, no sentido da inclinação dos painéis.


Caso existam sujeiras que só água não remova, você pode usar alguma escova com cerdas macias, uma esponja ou um pano com tecido de toque suave.


Aliás, esse é um cuidado imprescindível para que não ocorram riscos na superfície dos painéis solares. Afinal de contas, de nada adianta limpar o equipamento para não perder eficiência e arranhá-lo, pois haverá diminuição da potência da mesma forma.


Assim, com a esponja, escova ou pano em mãos, faça pequenos movimentos circulares para remover as sujeiras. Após enxaguar as placas fotovoltaicas, aconselhamos secá-las com um pano macio. Essa ação evita que ocorra o acúmulo de cálcio com a evaporação da água.


Evite ações que possam danificar o painel:


Imagem: Divulgação


Já orientamos você em relação aos produtos que podem ou não ser utilizados na limpeza dos painéis solares.


Dessa forma, fique longe de tudo o que for abrasivo porque os módulos fotovoltaicos têm um revestimento que é sensível a arranhões.


Caso algum dano desse tipo ocorra você abrirá espaço para mais acúmulo de sujeira e poeira (algo que diminui a vida útil dos painéis), além de diminuir a eficiência do sistema.


Também não é recomendado limpar os locais que tenham rachaduras para não correr o risco de danificar ainda mais o painel.


Outro cuidado essencial é evitar a limpeza nos horários com temperaturas mais altas, porque a diferença de temperatura da água fria com os painéis aquecidos pode causar dano ao aparelho. Dessa forma evita-se que ocorram choques térmicos.


Fonte: www.limpasolar.com.br