Dica de profissional: Limpeza do painel solar: JUNTE-SE A LIMPA SOLAR

A limpasolar.com fornece uma visão geral dos recursos de limpeza de painéis solares: por que os painéis solares devem ser limpos? Quais substâncias causam mais danos aos painéis? Quais são os principais riscos de segurança de módulos fotovoltaicos sujos?

Imagem: Divulgação


Como é determinada a relação custo-benefício de uma limpeza do sistema e o que deve ser considerado ao escolher o parceiro certo para o seu sistema fotovoltaico? Aqui estão as respostas para algumas das principais perguntas que os proprietários de sistemas de painel solar têm sobre a limpeza de painéis solares e como fazê-lo com segurança.


Imagem: Divulgação


Como limpar os painéis solares: quais produtos você deve usar, se houver?


Ao limpar seus painéis solares, a consideração mais importante a ter em mente é que arranhar ou danificar o vidro de qualquer maneira reduzirá a produção de energia de um painel.


Imagem: Divulgação


Também pode ser útil usar um rodo para remover a água suja. Lembre-se – evite danificar ou arranhar o vidro a todo custo!


Em raras ocasiões, manchas oleosas podem aparecer nos painéis.


Você pode encontrar estes se você mora perto de uma rota de caminhão comum ou um aeroporto, e eles podem ser abordados com um pouco de álcool isopropílico e um pano.


Imagem: Divulgação


É essencial evitar o uso de fluidos de limpeza fortes, pois estes podem riscar e danificar o vidro.


Vale a pena pagar por um serviço de limpeza de painéis solares?


Assim como ir a um lava-rápido, existem opções profissionais para a limpeza de painéis solares – o instalador solar pode até mesmo fazer isso por você, por uma taxa.


Imagem: Divulgação


Se você tem um sistema de cobertura, pode ser uma boa ideia recrutar um serviço de limpeza, mesmo que apenas por motivos de segurança.


Os serviços de limpeza não farão um trabalho significativamente diferente ou melhor do que você pode fazer sozinho, mas eles estão equipados para limpar e manter com segurança as unidades de telhado.


1. Quando limpar


Não existe uma regra exata sobre quando realizar a limpeza dos painéis solares. Isso vai variar de acordo com o nível de contaminação do local em que ele se encontra.


Porém, por segurança, limpar a cada quatro meses pode garantir o bom funcionamento de um painel solar.


2. O que deve ser utilizado


Geralmente, é possível remover a sujeira de um painel solar utilizando apenas água. Entretanto, se você não conseguir retirar toda sujeira dessa forma, procure usar materiais lisos e macios, como esponjas e panos, para terminar a limpeza.

Desse modo você evita qualquer dano à superfície do equipamento.


3. O que não deve ser utilizado


Nunca use materiais que possam aranhar ou deixar qualquer tipo de resíduo na superfície do painel, pois isso pode acabar afetando a captação de luz solar.


4. O que não deve ser feito


Nunca realize a limpeza de um painel solar sentado ou caminhando sobre o equipamento. Subir nesse dispositivo, além de ser extremamente perigoso, também pode danificar bastante a estrutura do equipamento.


5. Como realizar a limpeza com segurança


Caso você não tenha os materiais ou os treinamentos adequados, procure evitar subir em telhados para realizar a limpeza do painel solar.

Com uma mangueira e um bom fluxo de água é possível limpar o equipamento mesmo a alguns metros de distância.




A limpasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site www.limpasolar.com.br



5 visualizações0 comentário