top of page

Curso Manutenção e Limpeza de Painéis Solares: O Que Você Precisa Saber

Investir em painéis solares é uma grande decisão – muito tempo, pensamento e dinheiro vão para escolher os painéis certos, encontrar o melhor instalador e organizar o trabalho de construção e/ou instalação a ser feito.


Uma vez que seu sistema esteja instalado, é fácil sentir que você fez sua parte e simplesmente sentar e deixar o sol – e seus painéis solares – fazerem todo o trabalho.



Claro, você deve aproveitar a sensação de ter feito a coisa certa, gerando energia limpa e renovável e ajudando o planeta a caminhar para um futuro sustentável.


Mas não se esqueça da limpeza e manutenção do painel solar – ou você pode descobrir que está gerando apenas uma fração da eletricidade e da economia que esperava.


Para garantir que você aproveite todos os benefícios de seus painéis solares por muitos anos, descubra como mantê-los funcionando nas melhores condições.


Por que os painéis solares precisam de limpeza e manutenção?


Estar ao ar livre e sujeito às condições climáticas e atmosféricas significa que, assim como suas janelas, os painéis solares podem ficar sujos.


Poeira, poluição, folhas e outros detritos são soprados pelo vento, depositados na chuva ou na neve ou transportados por pássaros e insetos.


Se a sujeira permanecer e se acumular nos painéis, ela bloqueia parte da luz solar, o que a impede de atingir as células solares e reduz a quantidade de eletricidade gerada.


Seu sistema também precisa de verificações regulares para garantir que todos os componentes elétricos e outros estejam funcionando corretamente e com segurança.


Quanto mais produtivos são os painéis solares quando estão limpos?


Um painel solar impecavelmente limpo poderá funcionar com a máxima eficiência. Qualquer sujeira nos painéis reduz a eficiência e reduz a economia de energia.


Quando o Google estudou o desempenho de seu sistema de painéis solares, descobriu que a limpeza dos painéis anualmente, no final do inverno, aumentava o rendimento de energia em 12% .


Outros estudos sugeriram que o rendimento energético de painéis sujos pode ser reduzido em até 25% – o que significa perder um quarto de sua economia potencial na conta de energia .


Com que frequência devo limpar meus painéis solares?


Todas as instalações de painéis solares são diferentes – muitos painéis modernos são autolimpantes e podem nem precisar de limpeza.



Seus painéis podem precisar de mais ou menos limpeza dependendo do tipo e fabricante; localização; ângulo (inclinação); vegetação envolvente; animais selvagens; indústrias locais, tráfego ou outros poluentes; e condições meteorológicas.


Peça conselhos ao seu instalador e verifique as recomendações do fabricante do painel.


A melhor maneira de decidir se seus painéis precisam de limpeza é olhando para eles.


Se você puder ver sujeira ou outros depósitos na superfície, eles precisam ser limpos. Se seus painéis forem difíceis de inspecionar (no telhado, por exemplo), você poderá saber monitorando os números de geração de eletricidade.


Uma boa plataforma de monitoramento pode comparar os dados do sol do satélite com o desempenho do seu sistema para ver se houve alguma deterioração devido a painéis sujos – peça orientação a Limpa Solar.


A melhor maneira de limpar painéis solares – um guia faça você mesmo


Se seus painéis precisam ser limpos, muitas vezes você mesmo pode fazer isso. Aqui está uma lista de verificação passo a passo para ajudá-lo a fazer isso da maneira certa:


Os painéis montados no solo podem ser facilmente limpos à mão, mas os sistemas montados no telhado podem ser difíceis de alcançar.


Não suba no telhado, suba escadas ou saia de janelas sem o equipamento de segurança adequado e nunca pise nos próprios painéis.


É melhor desligar o sistema antes de trabalhar nos painéis, mas lembre-se de que o cabeamento ainda estará energizado e pode carregar tensões perigosas.


Escolha a hora certa do dia para limpar os painéis solares. Um dia nublado no início da manhã é melhor.


Os painéis terão esfriado durante a noite e qualquer orvalho matinal ajudará a suavizar a sujeira e facilitará a limpeza dos painéis.


Não limpe os painéis em um dia ensolarado, pois eles podem ficar muito quentes – adicionar água fria pode causar rachaduras.



Antes de começar, peça orientação a Limpa Solar para obter recomendações especiais de limpeza.


Certifique-se de ter as ferramentas e produtos de limpeza corretos – nunca use ferramentas de metal, esfregões ou escovas duras e não adicione limpadores químicos abrasivos para remover a sujeira.


Eles podem arranhar a superfície de seus painéis solares e afetar seu desempenho futuro.


Se os painéis estiverem secos, comece escovando qualquer material solto com uma escova macia.


Em seguida, basta lavar os painéis com água pura. Isso normalmente removerá a maior parte da sujeira e detritos, mas se seus painéis estiverem especialmente sujos, experimente água com sabão aplicada com um pano macio ou esponja.


Não use lavadora de alta pressão (lava jato), pois isso pode danificar os painéis.


A limpeza também lhe dará a oportunidade de verificar se há sinais de danos ou outros problemas, como rachaduras ou lascas nos painéis, clipes de montagem soltos, fiação danificada - ou até mesmo residentes inesperados, como ninhos de pássaros, teias de aranha ou ninhos de vespas - e ligue nos profissionais para lidar com quaisquer problemas de manutenção, quando necessário.


Outras soluções para limpeza e manutenção de painéis solares


Se tudo isso parecer muito esforço ou se seus painéis estiverem inacessíveis, há muitas empresas que limparão seus painéis solares para você.


De fato, a Limpa Solar pode oferecer um serviço de manutenção que inclui a verificação de todas as partes do sistema, bem como a limpeza regular dos painéis.


Um técnico da Limpa Solar pode testar todo o seu sistema para garantir que os componentes elétricos estejam funcionando com segurança e eficiência, fazer pequenos reparos e fornecer um relatório de inspeção completo.


Vale a pena considerar isso como um serviço autônomo, mesmo que você mesmo limpe os painéis.


Quer prefira bricolage ou um serviço de manutenção, certifique-se de que mantém os seus painéis limpos – e aproveite ao máximo todas as vantagens do seu sistema de painéis solares !


bottom of page