top of page

Considerações de Segurança de Altura ao Instalar Painéis Solares


Aumentos no preço da energia, crescente consciência ambiental e subsídios atraentes criaram um boom de energia solar em toda o Brasil.


A energia solar é uma indústria em expansão, então não é surpresa que a força de trabalho do setor também esteja crescendo.




Com os perigos inerentes que a instalação e manutenção típica de painéis solares em telhados acarretam, é importante que a indústria, suas empresas, consultores de projeto e empreiteiros continuem a se esforçar para atender às demandas de segurança e manter os trabalhadores seguros.


A Limpa Solar analisa continuamente as considerações de projeto de segurança de altura máxima para empresas de instalação e manutenção solar para promover as melhores práticas e compreensão em todo o setor.


Compreendendo os riscos


As quedas são uma das principais causas de morte e lesões graves nos locais de trabalho no Brasil.


Muitas vezes, o trabalho em altura é percebido como trabalho em alturas extremas, como no topo de turbinas eólicas e na beira de arranha-céus.


No entanto, um número significativo de lesões e mortes que ocorrem em quedas de altura ocorrem a menos de 3m acima do solo .



O trabalho em altura é simplesmente definido como:


“quando um trabalhador corre o risco de cair de um nível para outro com probabilidade razoável de causar ferimentos ao trabalhador ou a outra pessoa”


Seja instalando ou mantendo sistemas solares em uma residência térrea ou em um grande edifício industrial ou comercial, é fundamental que os sistemas e procedimentos de segurança de altura corretos estejam em vigor para manter os trabalhadores seguros.


Além do risco inerente ao trabalho em altura, a instalação e manutenção solar tem outros fatores de risco importantes que devem ser mitigados, incluindo:


Trabalhando com sistemas de armazenamento de eletricidade e bateria, incluindo linhas elétricas aéreas


Trabalhando em vazios no teto e espaços confinados


Manuseio manual


Exposição ao amianto e fibras de isolamento do telhado


Exposição ambiental



Entendendo suas obrigações


Como Pessoa Conduzindo um Negócio ou Empresa , você tem a obrigação legal de garantir saúde e segurança razoáveis ​​enquanto trabalha de acordo com a Lei de Saúde e Segurança no Trabalho de 2023 .


As empresas que vendem, projetam, instalam e limpam sistemas solares têm o dever de fornecer e manter um ambiente de trabalho seguro e sem riscos à saúde e segurança, na medida do possível.


As consequências não intencionais da negligência podem ser extremas, tanto pessoal quanto profissionalmente.


Os empregadores podem enfrentar penas de prisão em potencial e as empresas podem ser multadas por não cumprirem suas obrigações de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em altura.


Conduzindo uma avaliação de risco


Uma avaliação de risco bem definida é uma etapa importante ao planejar a instalação ou manutenção de sistemas solares em telhados.


É fundamental realizar uma avaliação formal de risco de segurança em altura e lidar com quaisquer riscos identificados de acordo com a Hierarquia de Controle .


Alguns fatores importantes a serem considerados ao instalar e manter a energia solar no telhado incluem:



O tipo de telhado, material e condição


A inclinação ou inclinação do telhado


Existência de coberturas danificadas, frágeis ou quebradiças, ou clarabóias.


O método de acesso e saída para trabalhadores e materiais


Qual sistema de prevenção de quedas é mais adequado para o trabalho de acordo com os padrões e regulamentos de segurança em altura?


Quais equipamentos de segurança em altura e EPIs serão necessários para realizar o trabalho com segurança?


Que treinamento, instrução e supervisão serão necessários?


Escolhendo um sistema de prevenção de quedas ou proteção contra quedas

Escolher o sistema de segurança de altura certa será crucial para manter os trabalhadores seguros e atender aos regulamentos de segurança.


Proteção de borda


A proteção de borda , como guarda-corpos e andaimes, é o sistema de proteção contra quedas mais recomendado na hierarquia das medidas de controle.


Um sistema de guarda-corpo bem projetado e compatível é uma das maneiras mais seguras de proteger os trabalhadores de acessar uma borda ou vazio, minimizando os perigos de queda de alturas.



Outros sistemas de segurança permanente, como passarelas no telhado e proteção de clarabóias, são uma consideração importante para operações industriais e comerciais que buscam fornecer acesso frequente a seus sistemas de cobertura.


Os sistemas de segurança instalados permanentemente fornecem o mais alto nível de segurança e conformidade, mas normalmente não são adequados para uso residencial.


Seja proteção de borda temporária ou permanente, é importante garantir que eles sejam instalados/erguidos de acordo com os padrões australianos relevantes.


Restrição de queda


Os sistemas de retenção de queda, como as linhas estáticas , que são capazes de impedir fisicamente que os riscos de queda sejam atingidos, podem ser adequados se não for razoavelmente praticável fornecer proteção física da borda.


Esses tipos de sistemas dependem mais do projeto correto e do comportamento do usuário para garantir sua eficácia, incluindo inspeções detalhadas, comprimento do talabarte e se o equipamento é adequado para a finalidade.


É crucial que os trabalhadores tenham o EPI correto, incluindo arneses e talabartes, que todo o equipamento tenha sido verificado adequadamente e considerado adequado para a finalidade e que os trabalhadores sejam suficientemente treinados no uso seguro dos sistemas.


trava de queda


Os sistemas de retenção de queda só devem ser usados ​​quando os sistemas de proteção de borda e de retenção de queda não forem razoavelmente praticáveis.


Um sistema anti-queda geralmente requer vários pontos de ancoragem para cobrir a área de trabalho e cintos de segurança pessoais com amortecedores de corda ou cordas salva-vidas auto-retráteis.


Um sistema de detenção individual só deve ser usado quando as circunstâncias não permitem um nível mais alto de controle.



Eles dependem muito dos trabalhadores para garantir a segurança com as próprias mãos e exigem verificações e testes completos antes de cada uso.


Ao usar um sistema anti-queda, você deve desenvolver um plano de emergência incluindo procedimentos de resgate em relação à prevenção de queda.


Você também deve fornecer informações, treinamento e instruções adequadas aos trabalhadores em relação ao uso dos sistemas e seus procedimentos de resgate.


Mais uma vez, é crucial que os trabalhadores tenham o EPI correto, incluindo cintos e talabartes, e que todo o equipamento tenha sido devidamente verificado e considerado adequado para a finalidade.


Guarda-corpos montados permanentemente no telhado protegem os trabalhadores de acessar uma borda de queda em torno de uma instalação solar no telhado.


Um sistema de linha estática central fornece contenção de queda para trabalhadores que precisam de acesso a 2 grandes bancos de energia solar na cobertura.


Fornecendo acesso seguro


O acesso e saída seguros dos trabalhadores para a área de trabalho, bem como a transferência segura de materiais e ferramentas, são questões de segurança fundamentais ao instalar e manter painéis solares em telhados.


É importante considerar o espaço disponível, o número de trabalhadores que precisam de acesso, o tamanho, o peso e o número de painéis que precisarão ser levantados.


Os sistemas de acesso podem incluir:


Escadas Permanentes, Escadas e Escotilhas de Acesso ao Telhado


Plataformas de Trabalho Elevadas (EWP)


Escadas portáteis


Os sistemas de acesso instalados permanentemente fornecem o mais alto nível de segurança e conformidade, mas geralmente são mais adequados para casos de uso comercial e industrial.


Para trabalhos menores onde andaimes temporários ou EWPs não são adequados, um andaime móvel ou escada portátil pode ser considerado.


Ao usar uma escada, ela só pode ser usada para acesso/saída ao telhado, não para transferência de equipamentos ou materiais como painéis e equipamentos de montagem no telhado.


Uma escada portátil deve ser fixada tanto na parte superior quanto na inferior, e a parte superior da escada não deve se estender a menos de um metro acima da borda do telhado.



留言


bottom of page