top of page

Conheça a Importância da Segurança do Trabalho

Segurança do trabalho é o conjunto de procedimentos, normas e regras definidas pelo Ministério do Trabalho a serem adotadas, de forma obrigatória, pelas empresas públicas e privadas que possuem colaboradores regidos pela CLT, com o objetivo de se garantir um ambiente laboral mais seguro e saudável.


Imagem: Divulgação


Estas medidas podem ser do âmbito educativo, administrativo, organizacional, técnico, ambiental, etc.


Vale lembrar que o não cumprimento destas regras poderá trazer penalizações para as empresas.

 

Benefícios da Segurança do Trabalho


Alguns dos principais benefícios que as medidas de segurança do trabalho trazem aos colaboradores são:

 

Promover a qualidade de vida dentro do local de trabalho

Prevenir ou a reduzir acidentes

Prevenir ou a reduzir doenças ocupacionais

Melhorar o bem-estar físico, psicológico e emocional

Garantir mais segurança no desenvolvimento das atividades

Proporcionar condições mais eficientes e produtivas de trabalho


Como aplicar as normas de Segurança do Trabalho?


A segurança do trabalho é desenvolvida e aplicada na rotina das empresas tendo como base a Portaria GM nº 3.214 do Ministério do Trabalho, que estabelece as Normas Regulamentadoras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Estas são as regras que normatizam as atividades relativas à Segurança e Medicina do Trabalho dentro das organizações.

 

E, para que todas as normas de segurança do trabalho sejam plenamente exercidas, o primeiro passo é que os responsáveis pela empresa ou pela área apropriada tomem conhecimento sobre as normas em sua totalidade e entendam a importância da segurança do trabalho.


Após isto, é imprescindível que eles façam com que as regras sejam cumpridas, tanto no que diz respeito à segurança quanto à medicina do trabalho.

 


Responsabilidades das empresas quanto à Segurança do Trabalho

No momento de se colocar em prática as regras, o responsável pode, tanto providenciar as demandas por conta própria (para empresas menores), como pode criar uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (mais comum em empresas maiores).

 

Entenda agora o que é CIPA

 

Em qualquer um dos casos, é necessário que as normas sejam efetivamente aplicadas, evitando, assim, penalizações do Ministério do Trabalho, tendo a empresa a responsabilidade de:

 

Realizar a avaliação ambiental dos locais de trabalho referente a riscos ocupacionais

Identificar os riscos profissionais que possam ser originados no ambiente de trabalho

Adotar métodos de prevenção contra o surgimento de tais riscos

Fornecer e fiscalizar o uso de EPI’s

Determinar procedimentos a serem seguidos, caso acidentes e outras situações de emergência venham a ocorrer

Fazer a divulgação a todos os colaboradores sobre quaisquer informações necessárias sobre o assunto

Responsabilidades dos colaboradores quanto à Segurança do Trabalho

Não é só a empresa que possui deveres quanto às Normas Regulamentadoras da Consolidação das Leis do Trabalho relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Os trabalhadores também precisam estar atentos e cumprirem com suas obrigações no ambiente de trabalho. Entre estas responsabilidades, estão:

 

Fazer o uso correto e diário dos EPI’s

Comparecer aos exames médicos periódicos necessários

Colaborar com o cumprimento das normas de segurança do trabalho

Como saber se minha empresa está dentro das normas?

É fato que as normas de segurança de trabalho possuem muitos detalhes a serem observados. Por isto, é normal que as empresas, principalmente aquelas com menos tempo de atuação, tenham muitas dúvidas sobre como, quando e de que forma aplicar as regras necessárias. Outra dúvida que ocorre com muita frequência é se a aplicação das Normas Regulamentadoras da Consolidação das Leis do Trabalho relativas à Segurança e Medicina do Trabalho já realizada está sendo feita corretamente.

 


No intuito de auxiliar as empresas sobre a importância da segurança do trabalho, bem como sobre o que devem fazer quanto à este assunto, hoje já existem empresas especializadas na prestação de consultoria em segurança do trabalho, que possuem capacitação para oferecer toda a assessoria e assistência necessárias.

 

As empresas de consultoria em segurança do trabalho atuam de forma a assessorar e amparar as dúvidas, demandas e necessidades das empresas que precisam de orientações relativas à aplicação das regras de segurança do trabalho.

 

Antes de contratar uma empresa para te dar consultoria neste assunto, é muito importante que você analise se ela realmente possui condições de atendê-lo com qualidade, competência, seriedade e comprometimento.


Lembre-se: a aplicação incorreta ou falta de adoção das normas de segurança do trabalho podem gerar penalizações à sua instituição.


Comments


bottom of page