Congresso Brasileiro de Geração Distribuída no Expominas e a Limpa solar é presença confirmada

Evento conta com mais de 29 painéis focados exclusivamente em temas sobre a micro e mini geração de energia e pretende movimentar o setor GD da região.



Imagem: Divulgação


A sétima edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD 2022) acontece em menos de 40 dias. O evento, considerado um sucesso nas últimas edições, está confirmado para os dias 09 e 10 de novembro e escolheu a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, para sediar o maior evento de geração distribuída do país.


A escolha se deu pelo grande momento que o estado mineiro está vivendo com micro e mini geração de energia. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) destacam que Minas Gerais é hoje o líder no ranking nacional da fonte, com mais de 2GW de produção.


Vale destacar que o CBGD é um evento realizado anualmente pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, assim como promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), instituição oficial das empresas do setor.


Segundo a organização, o congresso foi o primeiro evento oficial no Brasil realizado para tratar exclusivamente dos interesses das empresas de GD – Geração Distribuída no Brasil e vem agora, em sua sétima edição, debater os futuros do setor com a entrada em vigor da lei 14.300, bem como os impactos do exterior sobre o mercado GD brasileiro.


Imagem: Divulgação


“A inserção de fontes limpas e renováveis na Matriz Energética Brasileira, é fundamental para que o Brasil possa alcançar as metas e compromissos assumidos na COP21 em Paris.


Os desafios são enormes e o tempo bastante curto tendo em vista que a média de energia elétrica consumida em residências, comércios, indústrias, órgãos públicos, instituições de ensino, etc., vem aumentando anualmente mesmo com as condições da economia desfavoráveis ao crescimento.


O CBGD é uma excelente oportunidade para discutir os novos rumos e tendências do setor, conhecer o que está acontecendo no mercado, além de uma ótima ocasião para apresentar novas tecnologias e as pesquisas desenvolvidas pelo Setor Acadêmico” reforça o Grupo FRG.


De acordo com Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG mídias & Eventos, a feira do congresso também será destaque na questão de visitantes. A expectativa é de aproximadamente 10 mil pessoas nos dois dias de evento.


“O Congresso agora está de casa nova, na cidade de Belo Horizonte, na EXPOMINAS, serão dois pavilhões com aproximadamente 130 marcas que estarão expondo, acreditamos que mais de 70% do market share da geração Distribuída fotovoltaica estará presente no evento e a expectativa de movimentação de negócios é a melhor possível, podendo chegar perto de 1 bilhão de reais”, afirma Fraga.


CBGD terá 29 painéis e mais de 100 palestras ao longo dos dois dias de evento

De acordo com a organização, a edição de 2022 do CBGD terá conhecimento de alto nível distribuído em seus 29 painéis.


Mais de 100 palestras estão previstas, assim como a presença de palestrantes de peso e que irão abordar tudo o que envolve a GD no país.


Imagem: Divulgação


A palestra de abertura, por exemplo, será dada por Guilherme Chrispim, presidente da ABGD. A mesma vem com o tema “Reflexões existenciais na GD: De onde viemos, para onde vamos!”


E tem como objetivo trazer clareza sobre o setor para os participantes.

Dentre os temas, a Legislação Profissional da Engenharia e fontes de financiamento da mútua para Geração Distribuída também estarão entre os assuntos debatidos.


Na ocasião, Rogério Moreira Lima, vice-presidente do CREA- MA será o responsável por trazer as visões dos engenheiros para os participantes.


O impacto da Guerra entre Rússia e Ucrânia nas demandas regionais de módulos fotovoltaicos também será abordado.


Um painel exclusivo sobre o assunto acontecerá e abordará tanto impactos tecnológicos como também logísticos e fabris da cadeia de produção do setor solar.


O Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD 2022) é realizado pela Grupo FRG Mídias e Eventos com apoio de mídia do portal Por Dentro de Minas.


A programação completa já pode ser acessada no site oficial do evento através do link: https://www.cbgd.com.br/site/programacao/ . Dúvidas e sugestões também podem ser enviadas à organização através do e-mail contato@grupofrg.com.br.


Serviço

Onde: Expominas, Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte (MG)

Quando: 9 e 10 de novembro de 2022

Valor: à partir de R$ 99 (estudantes)

Informações: https://www.cbgd.com.br/site/evento/