top of page

Como Você Mantém Milhares de Painéis Solares Limpos? Use um Drone

Atualizado: 11 de nov. de 2023

O sistema totalmente automatizado inclui uma estação de acoplamento para drones que substitui automaticamente as baterias e reabastece o fluido de limpeza.



Já se perguntou como você faria para fazer um relatório de dezenas de milhares de painéis solares?


O esfregão e o balde são uma abordagem. E é basicamente isso que equipes de trabalhadores ao redor do mundo utilizam, ainda que com algumas modificações e com a ajuda de tratores, guindastes e outros equipamentos pesados.


Mas a dronethermal.com está enfrentando o problema do ar, com drones.


Eles são programados para sobrevoar fazendas solares para fazer o relatório.


O acúmulo de sujeira, excrementos de pássaros e outros detritos pode diminuir a eficácia dos painéis solares em 30%, ou até 80% se houver uma tempestade de poeira.


A dronethermal.com desenvolveu um drone especialmente projetado para fazer relatórios em usinas de painéis solares, em parceria com a energiasolarshop.com que fornece uma plataforma de drones automatizada multifuncional e de nível industrial.


Seu drone pode fazer os relatórios de painéis solares em todas as zonas climáticas, condições climáticas e até mesmo no escuro, devido às suas capacidades de visão noturna.


Também pode fazer em painéis solares flutuando na água


E tem uma câmera para verificar quais painéis precisam de limpeza, disse Cristiano Latalisa, fundador da dronethermal.com .


A maioria dos painéis no Brasil precisam de limpeza duas ou três vezes por ano. Aqueles que vivem em usinas em fazendas e sítios podem precisar de seis limpezas anuais.


A dronethermal.com como um balcão único para fazer relatórios monitoramento e inspeção de painéis solares, tudo feito no ar, sem necessidade relatórios de contato ou intervenção humana.




“Estima-se que o mercado de limpeza solar atinja R$ 9 bilhões nos próximos anos, crescendo no mesmo ritmo que os próprios painéis solares”, diz ele.


Sua empresa está atualmente passando por um piloto pago de seis meses com parte não revelada, e ele diz que o drone poderá ser comercializado já em 2024.


“Estamos desenvolvendo a próxima geração de drones comerciais elétricos que podem fazer relatórios a distancia.






bottom of page