Como realizar a manutenção do sistema de energia solar?

Entenda a importância e saiba como realizar a manutenção do sistema de energia solar para garantir sua total eficiência. Você já se perguntou como é feita a manutenção do sistema de energia solar?


Quem deseja implantar um sistema ou já tem um no seu imóvel, precisa ficar atento às manutenções necessárias para garantir a eficiência do sistema e sua vida útil, que é de pelo menos 25 anos.


Imagem: Divulgação


Mas, a boa notícia é que a manutenção dos sistemas fotovoltaicos é simples e barata. Se feita de maneira adequada pode estender o seu funcionamento para até 40 anos.


A seguir, nós falamos um pouco mais sobre a importância desse procedimento e mostramos como ele funciona na prática.


Importância da manutenção do sistema solar


A manutenção periódica do sistema garante o funcionamento eficaz dos painéis na captação dos raios solares.


Além de manter o potencial total do sistema em funcionamento, pode prolongar a sua vida útil.


A chuva ajuda muito e consegue eliminar a poeira. Porém, existem sujeiras que precisam de uma limpeza mais profunda.


Imagem: Divulgação


Exemplos de sujeiras que se acumulam nos painéis são: folhas, galhos, fuligem, fezes de pássaros e outros pequenos animais, poeira, poluição, fuligem, dentre outros tipos de partículas.


A não remoção da sujeira acumulada sobre os painéis pode comprometer o seu funcionamento e reduzir a produção de energia em até 25%.


A longo prazo, podem aparecer manchas e surgirem fungos que provocam a corrosão dos painéis, reduzindo sua vida útil.


Portanto, é de suma importância manter a periodicidade da manutenção do sistema de energia solar.


Qual a periodicidade da manutenção?


A necessidade de limpeza dos painéis pode variar bastante, dependendo do local onde eles estão instalados.


De modo geral, ela deve ser realizada a cada 06 meses. Porém, se o imóvel onde o sistema está instalado fica localizado em regiões mais secas, onde há grande incidência de poeira ou poluição, então a frequência deve ser menor.


Imagem: Divulgação


A cada 04 meses é suficiente para manter o funcionamento em dia. Além da limpeza, é importante lembrar que os painéis também precisam de cuidados com a questão elétrica.


Ou seja, é preciso que um profissional eletricista avalie periodicamente o desempenho do sistema e a condição de todos os equipamentos.


Tipos de manutenção


Manutenção preventiva


Consiste em manter os painéis limpos. É feita de seis em seis meses e pode reduzir de forma significativa os riscos de desgaste do sistema.


Além disso, é importante verificar o estado do inversor, se os vedantes das caixas de entrada de cabeamento estão ok e se há a existência de cabos danificados que possam comprometer a produtividade do sistema. Isso é feito pelo técnico.


Manutenção preditiva


É feita por meio de inspeções visuais nos painéis, a fim de verificar a existência de arranhões, riscos, fissuras, manchas, rachaduras, indícios de quebra ou qualquer outro tipo de avaria que possa vir a comprometer o seu funcionamento.


Nessa manutenção, também é feito o monitoramento do índice de produção de energia fotovoltaica, a fim de analisar se o sistema está funcionando conforme o esperado.


Imagem: Divulgação


Isso inclui a análise da variação da potência de pico e quantidade de energia produzida em diferentes condições climáticas.


Como se trata de uma análise visual, pode ser realizada pelo proprietário. É importante que seja feita periodicamente, pois reduz os custos com manutenção corretiva.


Manutenção corretiva


É feita a partir do momento em que foi identificado algum dano ou problema no funcionamento dos painéis. O usuário deve entrar em contato com a assistência técnica especializada e solicitar o diagnóstico e reparos.


Qualquer pessoa pode limpar os painéis solares?


A limpeza dos painéis solares é simples e pode ser feita por qualquer pessoa, desde que siga todos os cuidados necessários.


Imagem: Divulgação


Para realizar o procedimento, basta contar com a ajuda de uma escova macia com cabo longo que seja suficiente para alcançar o telhado.


Não é recomendo subir no telhado para realizar a limpeza. Por medidas de segurança, o correto é realizar o procedimento do chão. Por isso, a escova precisa ter o cabo longo.


As placas solares possuem uma camada de vidro totalmente liso. Isso torna a limpeza muito prática e dispensa o uso de produtos químicos.


Nas residências, a limpeza dos painéis solares pode ser feita pelo proprietário. Porém, em casos onde exista um grande acúmulo de sujeira ou não seja possível fazer a limpeza do chão, é recomendado entrar em contato com a empresa que fez a instalação.


Dicas para fazer a limpeza dos painéis solares


Desligue sempre o sistema antes de iniciar a limpeza; Só faça a limpeza se for possível alcançar as placas com uma escova de cabo longo.


Imagem: Divulgação


Nunca suba no telhado, pois não é seguro; Use uma escova macia; Utilize uma mangueira com jato de água para chegar as áreas mais distantes.


Tome cuidado para não atingir os painéis com a mangueira; Prefira fazer a limpeza em dias nublados e, preferencialmente, pela manhã.


Em dias de muito sol, a água irá evaporar rapidamente e dificultar o processo; Siga as instruções feitas pela empresa instaladora e jamais utilize objetos metálicos ou produtos químicos, pois esses itens podem danificar os painéis.


Quanto custa a manutenção dos painéis solares?


O valor para manter o sistema em funcionamento é de, em média, 0,5% do valor de investimento total.


Ou seja, mesmo que exista uma taxa para a realização de limpeza ou vistoria técnica por parte da empresa, ela é muito baixa em relação ao custo-benefício do sistema.


Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato com nosso equipe de atendimento.


Aproveite para fazer uma simulação grátis e descubra o quanto você pode economizar instalando um sistema de energia solar no seu imóvel.


Fonte: www.limpasolar.com.br

Posts recentes

Ver tudo