top of page

Como os Drones Tornam a Inspeção, Instalação e Manutenção do Painel Solar mais Fácil do que Nunca

Antes da instalação do painel solar, considere os muitos benefícios da tecnologia drone.



Drones podem ser usados ​​durante o processo de instalação, manutenção e inspeção de uma instalação solar.


Segura, rápida e fácil de implantar, a tecnologia drone é versátil e econômica. Com a tecnologia drone, os levantamentos podem ser realizados tanto com LiDAR quanto com digitalização fotogramétrica, oferecendo informações úteis aos proprietários e mantenedores do projeto e do sistema.


Considere os seguintes benefícios do levantamento com drones para sua próxima instalação.


Antes da instalação ocorrer, drones podem ser usados ​​para inspecionar toda a área. Uma pesquisa com drone indicará quais áreas ficarão expostas à luz solar com mais frequência, impactando assim a eficiência da instalação.


Se estiver usando imagens fotogramétricas, o drone tirará uma série de fotos de cima e derivará dados 3D delas.


Se usar imagens LiDAR, o drone usará um laser para criar gráficos 3D altamente precisos que podem ser usados ​​para simulações.



Quando os levantamentos forem concluídos, também poderão ser feitas simulações 3D. Estas simulações mostrarão o impacto que os painéis solares terão no ambiente circundante, bem como o impacto que o ambiente terá nos painéis solares.


Juntos, isso fornece uma imagem mais precisa da eficiência da sua instalação solar.


Tradicionalmente, os levantamentos solares eram geralmente feitos por veículos tripulados: aviões e helicópteros.


Mas estes são muito mais perigosos. Um veículo aéreo tripulado pode cair ou encontrar outras dificuldades, que podem ferir pessoas.


As pesquisas com drones são seguras; como não são tripulados, mesmo um acidente não causará muitos danos.


Além disso, os levantamentos com drones podem ser concluídos mais rapidamente, porque não exigem a contratação de uma tripulação tripulada, nem as licenças e autorizações exigidas para levantamentos tripulados.



Levantamentos 3D não são usados ​​apenas para garantir que a instalação seja tão eficiente quanto possível.


Eles também são usados ​​para evitar danos ao meio ambiente, simulando problemas como a erosão do solo.


Simulações 3D podem ser tão precisas que podem ser usadas para prever possíveis problemas ambientais, além de serem utilizadas para custeio de produtos.


As pesquisas com drones são particularmente úteis para isso, porque muitas empresas agora oferecem gerenciamento ponta a ponta para informações de simulação, coletando dados e analisando-os quase imediatamente após a implantação do drone.


Manutenção de painéis solares após a instalação


Os drones podem ser usados ​​para realizar pesquisas após a instalação dos painéis solares, possibilitando aos técnicos identificar possíveis problemas.


Ao sobrevoar um espaço, uma inspeção por drone solar pode identificar possíveis problemas, como painéis solares que foram cobertos por poeira e sujeira.


No passado, os técnicos precisavam deslocar-se ao local, por via terrestre, para determinar se havia problemas com os painéis.


E se os painéis não fossem inspecionados regularmente, poderiam ocorrer sérios danos a longo prazo.


Mas com os drones, o feedback em vídeo pode ser obtido com facilidade e o local não precisa ser percorrido para ser mantido.


Isso incentiva uma manutenção mais regular e garante que os técnicos saibam exatamente onde estão sendo implantados quando estiverem sendo implantados.


Quanto maior for a instalação, mais importante será esse recurso. E à medida que sua implantação solar aumenta, você verá melhorias contínuas em seus custos operacionais gerais.


Concluindo inspeções de rotina do painel solar


Uma inspeção de drone solar pode ser usada para detectar problemas especificamente com painéis solares, como problemas relacionados ao calor.


Se houver formação de fissuras ou rachaduras causadas pelo calor, os drones poderão informar a localização exata do problema e os técnicos poderão ser mobilizados diretamente.


Por segurança, uma inspeção do painel solar do drone é extremamente importante



Sem inspeção regular, os painéis solares podem ficar tão danificados que precisam ser substituídos.


A inspeção regular economizará tempo e dinheiro para a organização e reduzirá potencialmente o risco para técnicos individuais.


Você está interessado em aprender mais sobre os benefícios dos drones para a tecnologia solar?


Entre em contato com a www.dronethermal.com.br hoje para saber mais.


Comments


bottom of page