top of page

Como limpar painéis solares profissionalmente? Belo Horizonte

Atualizado: 25 de jan. de 2023

Painéis solares fotovoltaicos exigem muito pouca manutenção, mas garantir que a superfície da instalação esteja em perfeitas condições não apenas prolongará sua vida útil, mas também melhorará seu desempenho. Mas como limpar painéis solares profissionalmente?



De fato, poeira, sujeira, pólen, excrementos de pássaros e folhas podem afetar a produção de energia, portanto, a limpeza regular pode fazer maravilhas para melhorar a eficiência da sua instalação de autoconsumo.


Para ajudar você a entender mais sobre como limpar painéis solares, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!


É possível limpar os painéis solares por conta própria?


É melhor consultar as instruções do fabricante ou o manual de operação para obter as melhores informações sobre quais produtos ou materiais de limpeza devem ou não ser usados.



No entanto, apesar da simplicidade desta tarefa, é ideal que você tenha um profissional para aproveitar a limpeza para detectar danos ou verificar o status da sua instalação fotovoltaica


Lembre-se de que você não deve desligar o sistema. O desligamento completo da instalação só deve ser produzido por um profissional qualificado, se necessário.


Para limpar os painéis solares use uma mangueira sempre que possível e certifique-se de direcionar a água por cima. Embora seja verdade que não há problema com um pouco de água tocando a parte de trás dos painéis, tente não molhar diretamente.


Inspeção visual de painéis fotovoltaicos


Verifique a estrutura que suporta os painéis. Elas geralmente são feitas de alumínio, com componentes de aço inoxidável que não precisam de manutenção anticorrosiva.



Mas é importante observar se há anormalidades no telhado, como rachaduras ou estagnações na superfície das placas, bem como se a fixação é muito firme o tempo todo.


Verifique os componentes eletrônicos. Certifique-se de monitorar o painel de corrente alternada, inversores, sistema de monitoramento, etc.


Inspecione o sistema de acumulação. Em instalações isoladas, ou seja, aquelas com sistemas de acumulação (baterias solares), o que você deve levar em conta é manter a superfície superior das baterias e terminais, bem como os terminais de conexão limpos.


Quando limpar painéis solares?


O final da primavera e o final do outono são bons momentos para limpar seus painéis solares.



Escolha uma faixa do dia que seja fria e o clima seja temperado. Pense que o corpo quente do painéis e água fria podem aumentar a possibilidade de rachaduras devido a uma mudança repentina de temperatura.


Além disso, se o sol estiver em pleno andamento e a superfície estiver recebendo muita radiação e, portanto, a temperatura estiver alta, a água que você está usando poderá evaporar rapidamente e deixar marcas de sujeira.


Limpar os painéis solares logo de manhã é particularmente bom, já que a neblina que se instalou na instalação durante a noite irá ajudá-lo com a sujeira acumulada, o que significa que você precisará usar menos água e menos esforço para realizar a manutenção adequada das placas.


Um dia nublado ou a limpeza de painéis solares à tarde também são horários ideais.


Se você mora em uma área particularmente seca, em ambientes rurais ou áreas onde há mais poluição do ar, incluindo áreas industriais ou afetadas por uma construção próxima, a manutenção das placas pode exigir uma limpeza mais frequente. Mas isso não deve ser mais frequente do que a cada 3 ou 4 meses.



Sua instalação pode estar em um local de difícil acesso, ou em um local de altura e você pode querer usar uma mangueira de pressão para proceder a limpeza. Minha recomendação é que você não faça isso.


A água com pressão pode fazer mais mal do que bem danificando a superfície do painel com sua força.


Também não tente acessar instalações sem o equipamento de segurança adequado.


O risco de trabalhar em telhados é alto e aumenta quando a água entra na equação, tornando qualquer manobra mais escorregadia e perigosa.



Para sua segurança, é melhor contratar uma empresa especializada ou profissional devidamente qualificado.


Mas como limpar painéis solares profissionalmente?


A limpeza de painéis solares realmente não envolve complicações significativas se considerarmos que a superfície convencional é de vidro, por isso é uma limpeza de vidro.


Como essas são instalações projetadas para sofrer com agentes externos devido a estarem ao ar livre, não há necessidade de se preocupar com a possibilidade de danificar os circuitos internos ao limpar painéis solares, porque eles estão perfeitamente vedados.


No entanto, é importante ter cuidado em como remover sujeira ao limpar painéis solares, porque dependendo da sujeira que eles têm e das ferramentas usadas na tarefa, você pode arranhar o vidro, causando uma deterioração na operação da instalação que será muito menos eficiente.



A outra questão que complica a limpeza de painéis solares nos telhados é o problema da segurança no acesso à área, uma vez que eles são trabalhos em altura com muita pouca estabilidade, já que os módulos geralmente são dispostos em uma encosta, o que dificulta a tarefa.


Elementos de acesso e segurança na limpeza de painéis solares

Dependendo da altura do acesso ao telhado, você sempre precisará de uma escada telescópica, que tenha fixadores antiderrapantes.


Você encontrará o maior problema com a limpeza dos painéis solares acima, porque as placas convencionais são muito delicadas e podem quebrar ou arranhar ao pisar nelas, e assim, elas podem param de cumprir seu propósito.


Então você terá que trabalhar a partir da parte livre, tomando cuidado para não danificar o resto das telhas ou o material de revestimento também.



Aconselho que você planeje a limpeza dos painéis solares para um dia de boas condições, sem chuva ou vento, e execute a tarefa fora das horas em que o sol atinge diretamente as placas, para evitar que a umidade aplicada desapareça antes de remover a sujeira.


Organize tudo o que você vai usar para evitar ficar subindo e descendo, e peça a alguém para estar lá embaixo, enquanto limpa painéis solares.


Use um calçado antiderrapante, mas leve, para não danificar a superfície do telhado, e um cinto de segurança, que você deve ancorar a um ponto resistente, como a área externa de uma churrasqueira, para evitar riscos de quedas durante a limpeza de painéis solares.


Elementos e produtos para limpar painéis solares

Além dos elementos de segurança que discutimos, você terá que preparar um balde com água ou levantar a mangueira de irrigação se ela tiver comprimento suficiente.



Você também precisará de sabão para lavar e uma esponja para esfregar as manchas.


Para secar o vidro, é melhor usar trapos de algodão tipo camiseta, que não liberam fibras ou fiapos.


Além disso, pode ser bom incluir uma garrafa de álcool isopropílico entre os materiais para limpar painéis solares para tratar possíveis manchas oleosas.


Se a superfície de limpeza dos painéis solares for muito grande, você também pode precisar de uma alça na qual poderá prender acessórios como esponjas ou panos para alcançar as áreas mais remotas.



Passos a seguir na limpeza de painéis solares

Em condições normais de sujeira, você terá uma boa limpeza dos painéis solares da seguinte maneira:


Despeje muita água com a mangueira ou um balde, para limpar poeira, insetos e outras sujeiras superficiais para evitar arranhar o vidro dos painéis ao esfregar mais tarde.


Aplique sabão e espalhe com uma esponja ou uma escova macia, usando a alça telescópica se você não chegar manualmente, insistindo em manchas de excrementos de pássaros.


Enxágue os restos de sabão e sujeira com muita água.

Seque com panos de algodão que não deixam vestígios de fiapos.



Periodicidade da limpeza dos painéis solares


Embora a periodicidade na limpeza dos painéis solares varie dependendo das condições ambientais de cada local, em geral e nas melhores condições, é aconselhável realizar uma limpeza anual.


Em qualquer caso, se a casa estiver localizada em uma área com alta concentração de aves ou poluição, pode ser necessário limpar painéis solares com mais frequência.


Aproveite a limpeza de painéis solares para fazer manutenção preventiva do telhado

Como para limpar os painéis solares você terá que subir ao telhado, também pode aproveitar a oportunidade para manter a limpeza de outros elementos, como as calhas, enquanto verifica toda a condição do revestimento.


Com isso, você terá o desempenho mais ideal de sua instalação de energia fotovoltaica, enquanto realiza trabalhos preventivos e de manutenção em todo o seu telhado, verificando as telhas a serem substituídas.



Portanto, além de manter a limpeza dos painéis solares, você evitará possíveis problemas de vazamento.


Conclusão


Como vimos, a eficiência de sua instalação de autoconsumo pode ser reduzida se seus painéis estiverem cobertos com poeira acumulada ou sujeira.


Além disso, as placas localizadas perto do mar serão afetadas pelo ambiente salino.


Portanto, a manutenção e a limpeza da placa são extremamente necessárias para obter o benefício total de economia de custos oferecido pela energia solar.



A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos .


Fonte: limpezasolar.com

bottom of page