top of page

Como Limpar Painéis Solares para uma Melhor Geração?

 

Instalar um sistema de painel solar é uma grande decisão que se toma, pois envolve um grande investimento.


Depois de instalado, ele precisa de cuidados adequados, não só para proporcionar um desempenho melhor, mas também duradouro.


Um sistema de painel solar não é nada difícil ou caro de manter. Basta um pouco de cuidado!


Manter a superfície limpa e cuidar de pequenas coisas também pode ajudar muito na manutenção do sistema.


Também é importante observar os termos e condições de Garantia, Serviço e Manutenção, Vida, Segurança, etc. relacionados ao sistema instalado.

 

Quais são os principais fatores que afetam a geração de painéis solares?


Existem muitos fatores que afetam a geração de sistemas de painéis solares. A geração pode ser lateral ou lateral. Deixe-me explicar como você pode descobrir isso:

 


Primeiro, no caso de sistemas solares autônomos (off-grid), quando você tem menos consumo de energia e a bateria está totalmente carregada, então a geração de módulos solares fotovoltaicos irá será menor, mas se você tiver um sistema solar híbrido e tiver instalado um medidor de rede, o painel solar gera o máximo.

 

Em segundo lugar, no caso de sistemas solares conectados à rede (on-grid), se a rede não estiver disponível ou a rede tiver baixa tensão (~90V a ~100V), então os painéis solares não geram saída porque os string/microinversores são sincronizado com a rede elétrica.

 

Terceiro, se os painéis solares não forem instalados na direção sul, a geração de painéis solares será afetada.


Os ângulos de latitude e longitude também são um fator que pode impactar a produção do painel solar.

 

Em quarto lugar está a limpeza. É um grande problema que pode afetar a geração de usinas solares.


Você precisa limpar o painel solar regularmente com água e um pano macio. Em pequenas usinas de energia solar é fácil de fazer, mas em grandes usinas de energia solar é difícil de limpar.


Você precisa contratar uma mão de obra para limpá-lo regularmente. A melhor hora para limpar os painéis solares é de manhã cedo, antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol.


Ao realizar trabalhos de limpeza, você deve desligar o inversor solar, o que será seguro para a mão de obra.

 

A última é que você deve planejar melhor para evitar a sombra de quaisquer edifícios/árvores/tanques de água, durante a instalação do painel solar.

 

Problemas comuns com sistema de energia solar


Abaixo está uma lista de algumas das principais preocupações que os clientes enfrentam.

 

1. Diminuição do desempenho do painel solar - Freqüentemente, os clientes reclamam que a eficiência do painel diminuiu com o passar do tempo.

 

2. A duração da bateria será menor - Outra reclamação que recebemos é que a duração da bateria está diminuindo.


Em outras palavras, as baterias descarregam rapidamente.

A PCB do inversor pode ser danificada - Esta é outra grande preocupação que os clientes enfrentam.

 

3. O suporte do painel será quebrado - Com o passar do tempo, a resistência do suporte fica reduzida e ele é incapaz de suportar o peso ou as condições naturais, como ventos fortes/tempestades de granizo, etc.

 

4. As contas de eletricidade continuam elevadas ou não diminuem - Os clientes queixam-se de que, apesar de uma das principais vantagens da instalação de energia solar ser a redução da factura de energia, ainda não conseguem testemunhar contas mais baixas.


Comments


bottom of page