Como limpar corretamente painéis solares

A energia fotovoltaica para uso doméstico levanta a questão de como os painéis solares fotovoltaicos são limpos para garantir a máxima vida útil da instalação.


Manter a limpeza é uma parte obrigatória da manutenção de praticamente todos os equipamentos.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Como limpar painéis solares


Não é diferente no caso da energia fotovoltaica. No entanto, nem todo mundo sabe como limpar painéis fotovoltaicos; No artigo a seguir, explicamos com que frequência e como cuidar dos módulos.


Por que vale a pena limpar os painéis solares?


Muitas pessoas consideram que a utilização confortável e sem manutenção de uma instalação fotovoltaica é a sua grande vantagem.


Na verdade, uma vez instalados, os PVs requerem apenas manutenção e limpeza regulares.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Tanto a manutenção como a reparação do fotovoltaico devem ser confiados a profissionais que possuam conhecimentos práticos sobre o funcionamento da instalação, enquanto a limpeza dos painéis fotovoltaicos é efectuada por si.


Mas por que isso é tão importante?


Manter as células solares limpas é importante para manter o desempenho ideal do sistema.


A energia fotovoltaica funciona com menos eficiência quando está coberta de poeira, neve ou muitas folhas.


É o efeito de células de cobertura que, escurecidas pela sujeira, não conseguem produzir eletricidade a partir da radiação solar em quantidades adequadas.


Isso ocorre porque as impurezas são uma barreira física que limita a absorção natural de energia em até 10-30%!


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Os painéis fotovoltaicos geralmente requerem limpeza devido à contaminação, independentemente do usuário; a sujeira é geralmente o resultado da atividade humana e das forças da natureza. Isso inclui aqueles que ficam em módulos:


Poluição por gases de exaustão e fumaça,


Poeira de árvores floridas,


Poeira dos campos circundantes,


Excrementos de pássaros,


Capa de neve,


Folhas do outono


Cada um desses fatores deve ser eliminado para o desempenho ideal do sistema. A questão permanece como limpar os painéis solares - quando, com que freqüência e como.


Quando limpar os painéis solares?


Vale a pena saber não só como limpar os painéis solares, mas também quando fazê-lo.


Recomendamos lavar os painéis solares pelo menos uma vez por ano, de preferência nos meses de primavera, para remover os resíduos do inverno.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Se as células estiverem sujas, não fará mal limpá-las no início do outono, o que removerá os resíduos da colheita, poeira e sujeira.


Esta limpeza dos painéis fotovoltaicos é considerada uma lavagem completa que cobre todas as células.


A limpeza dos painéis deve ser verificada a cada poucos dias. Qualquer sujeira maior ou potencialmente grave deve ser removida imediatamente; Isso se aplica em particular aos excrementos de pássaros, que podem levar à destruição das células.


Planeje limpar os painéis solares de manhã cedo ou à noite, pois eles não estão quentes e não produzem eletricidade durante esse período.


O que lembrar ao lavar painéis fotovoltaicos?


Se não tem a certeza de como limpar os painéis solares, existem alguns pontos importantes a ter em consideração que garantem a eficácia e segurança de todo o procedimento. Esses são os mais importantes.


Use preparações específicas. Os painéis fotovoltaicos são estruturas complexas e bastante sensíveis que requerem um tratamento adequado, por isso utilize agentes concebidos para esta aplicação.


Os detergentes "normais" podem causar reações indesejáveis ​​na estrutura celular, com risco de as danificar.


Evite ferramentas ásperas e lavadoras de alta pressão. Esponjas ou escovas ásperas podem arranhar os painéis.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Para evitar isso, use apenas ferramentas de limpeza suaves. As lavadoras de alta pressão também podem danificar a instalação, por isso é melhor usar uma escova especial para limpar os painéis fotovoltaicos.


Cuide da segurança


Se a fotovoltaica para uso comercial ou residencial estiver localizada no telhado, antes de subir escadas, adquira o equipamento que garanta a segurança na lavagem dos painéis solares.


Não limpe os painéis quando estiverem quentes. Lavar as células durante o dia, quando funcionam a plena capacidade e quentes, é perigoso e reduz a eficiência do seu trabalho, causando perdas mensuráveis.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


É melhor esperar até a tarde ou manhã, quando eles estão frescos.


Como limpar a neve dos painéis solares no inverno?


Como limpar os painéis solares no inverno também requer alguma discussão.


Se necessário, pode ser guardado com cuidado, lembrando-se de não usar ferramentas afiadas e ásperas.


Imagem: Divulgação - limpezasolar.com


Limpeza do painel solar - um pré-requisito para uma produção eficiente

Resumindo, a limpeza dos painéis fotovoltaicos é um importante componente de manutenção para melhorar sua vida útil e garantir um ótimo desempenho.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos




0 visualização0 comentário