top of page

Como inspecionar usinas solares com drone?

Veículos aéreos não tripulados são utilizados para reduzir custos de manutenção e aumentar a produção de energia de grandes sistemas fotovoltaicos (usinas solares).


A inspeção de usinas de energia solar utilizando veículos aéreos não tripulados proporciona uma economia significativa de tempo.



Usando drones térmicos para acelerar processos de inspeção termográfica solar fotovoltaica


A inspeção termográfica por drone está entrando rapidamente na indústria solar. As inspeções térmicas em usinas de energia solar estão sendo realizadas por dispositivos de drones térmicos, como a tecnologia altamente avançada de drones DJI Mavic 3T, em vez de métodos tradicionais.


Em comparação com a inspeção solar tradicional, o uso de drones provou ser mais eficaz e eficiente devido à sua velocidade e precisão.


Os drones economizam muito mais tempo e esforço do que outras opções de manutenção, ao mesmo tempo que ajudam a manter a saúde das usinas de energia solar.


O que é Inspeção com Drone Térmico?


A inspeção termográfica de usinas de energia solar por drones tornou-se crítica para muitas empresas de usinas de energia solar que dependem de inspeções visuais para completar protocolos e procedimentos de manutenção.


Como a inspeção tradicional de usinas de energia solar é um processo caro e demorado, os drones são geralmente usados ​​para inspecionar grandes locais.



Os drones são muito rápidos e podem voar alto o suficiente para coletar dados visuais. Ele oferece grande conveniência para concluir rapidamente inspeções de usinas de energia solar e inspecionar áreas de difícil acesso de um local.


A dronethermal.com aproveita a mais recente tecnologia usando um drone profissional de altíssimo desempenho para a inspeção de suas usinas de energia solar.


O DJI Mavic 3T está equipado com uma câmera térmica que verifica cada painel solar e identifica pontos quentes indicando falhas.


Mas o que acontece se encontrar uma ou mais falhas durante a inspeção?


Após a inspeção, a dronethermal.com fornece aos seus clientes um mapa térmico geral da usina solar mostrando a localização exata das falhas nos painéis.


Ele também fornece fotos de imagens térmicas para mostrar diferenças de temperatura.


Os problemas são identificados extraindo as temperaturas delta t do mapa térmico e com a ajuda de fotos.


Depois que os números de série dos painéis fotovoltaicos são inseridos no relatório, são gerados relatórios de classe mundial.


Com os dados obtidos, os fabricantes de painéis fotovoltaicos e as equipes de manutenção de campo passam a participar rapidamente de campo para detecções e reparos no local.


Inspeção Tradicional em Centrais Solares


Tradicionalmente, as inspeções em usinas de energia solar são um processo manual em que os eletricistas verificam a integridade elétrica dos módulos, os especialistas em painéis fotovoltaicos verificam cada painel individualmente usando câmeras térmicas e os técnicos registram todas as falhas.


Este processo manual pode levar, por exemplo, 3 pessoas por mês para uma central de energia solar com 70.000 painéis fotovoltaicos espalhados por 40 hectares.


Além de ser caro e sujeito a erros humanos, esse processo manual costuma causar interrupções na geração de energia.


Revisão de drone térmico em usinas de energia solar dronethermal.com


Dada a facilidade dos drones e as desvantagens das inspeções manuais, os drones térmicos DJI estão entre as escolhas certas para inspecionar usinas de energia solar.


O uso de drones na indústria solar aumentou rapidamente nos últimos anos. Um drone montado com uma câmera térmica pode voar em rotas pré-planejadas, cobrindo uma seção da usina solar por vez e capturar imagens térmicas.


A mesma área de 40 hectares pode ser bem pesquisada por drones em apenas 4 horas. Com veículos aéreos não tripulados, as áreas das usinas de energia solar são examinadas de forma mais eficiente, precisa e consistente.



Manutenção Preditiva em Usinas Solares


A manutenção preditiva em painéis fotovoltaicos é um método que permite detectar possíveis defeitos em equipamentos e processos ou anomalias em painéis, utilizando ferramentas e técnicas de análise de dados para prevenir necessidades de manutenção não planejadas e evitar erros na linha de produção.


Para não interromper a produção em caso de mau funcionamento da usina solar, chegou-se a um ponto muito importante no cálculo de custos recorrer a métodos de manutenção planejada onde a detecção de falhas pode ser feita através de processos de inspeção termográfica com drone na fase de avarias.


Em centrais solares onde os procedimentos de inspeção termográfica são realizados dentro do prazo;


Redução nos custos de manutenção: 75 -90


Redução na deterioração: 45 – 55


Aumento na produção: 30-45


Aumento no retorno do investimento: 10 vezes O software dronethermal.com fornece soluções para problemas que impedem a produção de usinas fotovoltaicas, detectando mau funcionamento em usinas de energia solar com 99% de precisão, usando o poder dos dados e da análise.


A equipe da dronethermal.com pretendemos ser um parceiro de soluções no sentido de aumentar a eficiência através da manutenção das usinas solares instaladas.




bottom of page