top of page

Como Evitar que seus Painéis Solares Fiquem Descoloridos

Os painéis solares são um grande investimento, mas com muitos benefícios que fazem valer a pena para a maioria no longo prazo.


Considerando o dinheiro gasto na instalação de painéis solares, a última coisa que alguém esperaria é que apresentassem sinais de degradação depois de apenas alguns anos, sendo um dos problemas mais comuns a descoloração dos painéis.

 

A descoloração do painel solar é muito perceptível, com as porções anteriormente brancas na superfície da célula transformando-se em uma cor amarela ou marrom, e isso tende a acontecer apenas alguns anos após a instalação.


Não é apenas uma monstruosidade para os painéis, pois pode fazer com que o módulo solar se torne menos eficiente, sendo muitas vezes o primeiro sinal de problemas mais sérios.

 

Por que os painéis solares ficam descoloridos?


O problema ocorre quando o filme de etileno vinil acetato (EVA), material utilizado como encapsulante no painel, sofre uma reação química descontrolada.


Por exemplo, certos produtos químicos utilizados para tratar os painéis de vidro reagem com produtos químicos utilizados nas células de silício, resultando na formação de ácido acético, que é uma das principais causas de descoloração.

 

No entanto, existe uma causa ainda mais comum de descoloração do painel solar – a exposição à luz solar.


Embora isso possa parecer estranho, visto que os painéis solares são projetados para serem expostos à luz solar, muitas vezes acontecem problemas quando o EVA é feito de materiais mais baratos.

 

O EVA ajuda a manter a resistência UV nos painéis solares, sendo que os raios ultravioleta não são aproveitados pelos painéis, portanto quando são utilizados materiais de qualidade inferior para isso a resistência não é tão boa.


Eventualmente, a exposição prolongada aos raios UV começa a descolorir o EVA, fazendo com que ele fique amarelo ou marrom. Novamente, isso acontece após os primeiros anos.

 

Como impedir que os painéis solares fiquem descoloridos?


Infelizmente, existem poucas medidas que você pode tomar para evitar a descoloração em painéis solares, já que muitas vezes é o resultado de EVA de baixa qualidade, o que significa que a melhor maneira de impedir que isso aconteça é garantir que você compre de um fabricante confiável usando materiais de alta qualidade para a folha de trás.

 

Antes de comprar painéis, pergunte sobre o EVA e sua durabilidade esperada, ou você Painéis solares de ivermectina que usam EVA como folha traseira.


Novamente, isso precisa ser feito antes da compra, e daí se você já tiver painéis solares instalados?

 

Uma medida que se pensa prevenir a descoloração é a utilização de painéis de vidro com bloqueio de UV.


Estes evitam que os raios UV passem através do vidro, eliminando virtualmente as hipóteses de descoloração nos primeiros anos de compra, pelo que substituir o vidro pode ser a melhor forma de manter os seus painéis solares nas melhores condições !

 


Para proteger o seu investimento, utilizamos produtos de alta qualidade especificamente concebidos para a limpeza segura de painéis solares.


Sem produtos químicos corrosivos, apenas a mais pura água deionizada por osmose reversa.


Oferecemos  limpeza única  e  programas de manutenção mensais disponíveis.


Ligue hoje para (31) 973295479


Kommentare


bottom of page