Como evitar que seus painéis solares fiquem descoloridos

Os painéis solares são um grande investimento, mas com muitos benefícios que valem a pena para a maioria a longo prazo.


Considerando o dinheiro gasto na instalação de painéis solares, a última coisa que alguém esperaria é que mostrasse sinais de degradação depois de apenas alguns anos, com um dos problemas mais comuns sendo a descoloração dos painéis.


Imagem: limpezasolar.com


A descoloração do painel solar é muito perceptível, com as partes anteriormente brancas na superfície da célula se transformando em uma cor amarela ou marrom, e isso tende a acontecer apenas alguns anos após a instalação.


Não é apenas um incômodo para os painéis, pois pode fazer com que o módulo solar se torne menos eficiente, muitas vezes sendo o primeiro sinal de problemas mais sérios.


Por que os painéis solares ficam descoloridos?


O problema ocorre quando o filme de etileno vinil acetato (EVA), material usado como encapsulante no painel, sofre uma reação química descontrolada.


Por exemplo, certos produtos químicos usados ​​para tratar os painéis de vidro reagem com produtos químicos usados ​​nas células de silício, resultando na formação de ácido acético, que é uma das principais causas de descoloração.


Imagem: limpezasolar.com


No entanto, existe uma causa ainda mais comum de descoloração do painel solar – a exposição à luz solar.


Embora isso possa parecer estranho, já que os painéis solares são projetados para serem expostos à luz solar, os problemas geralmente acontecem quando o EVA é feito de materiais mais baratos.


O EVA ajuda a manter a resistência aos raios UV nos painéis solares, com os raios ultravioleta não sendo usados ​​pelos painéis, então quando são usados ​​materiais de qualidade inferior para isso a resistência não é tão boa.


Eventualmente, a exposição prolongada aos raios UV começa a descolorir o EVA, fazendo com que ele fique amarelo ou marrom. Novamente, isso acontece após os primeiros anos.


Imagem: limpezasolar.com


Como impedir que os painéis solares fiquem descoloridos?


Infelizmente, existem poucas medidas que você pode tomar para evitar a descoloração dos painéis solares, pois muitas vezes é o resultado de EVA de baixa qualidade, o que significa que a melhor maneira de impedir que isso aconteça é garantir que você compre de um fabricante respeitável usando materiais de alta qualidade para a folha de trás.


Antes de comprar painéis, certifique-se de perguntar sobre o EVA e sua durabilidade esperada, ou você pode dar um passo adiante e evitar a compra de painéis solares que usam EVA para a folha traseira.


Novamente, isso precisa ser feito antes da compra, e daí se você já possui painéis solares instalados?


Uma medida que se acredita evitar a descoloração é o uso de painéis de vidro com bloqueio de UV.


Imagem: limpezasolar.com


Eles evitam que os raios UV passem pelo vidro, praticamente eliminando as chances de descoloração nos primeiros anos de compra, portanto, substituir o vidro pode ser a melhor maneira de manter seus painéis solares em ótimas condições !



A limpezasolar.com é uma empresa pioneira de limpeza de painéis solares . FornecemosLimpeza Solar Comercial, Verificações de Eficiência e Consultas de Reparos; bem como Limpeza Solar Residencial . Servindo todo o Brasil com limpeza solar.


Para proteger seu investimento, usamos produtos de alta qualidade projetados especificamente para a limpeza segura de painéis solares.


Sem produtos químicos corrosivos, apenas a mais pura água deionizada de osmose reversa.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


Fonte: limpezasolar.com

0 visualização0 comentário