top of page

Comerc Inaugura UFV Hélio Valgas em Minas Gerais

Usina de 662 MWp é a quinta maior em operação no Brasil, de acordo com o MME.

A Comerc Energia inaugurou oficialmente no dia 9 de novembro o complexo solar de Hélio Valgas, de 662 MWp de potência instalada, em Várzea da Palma, Minas Gerais.


Imagem: Divulgação


De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, trata-se da quinta maior usina solar fotovoltaica em operação no Brasil.


Segundo cálculos da empresa, a energia gerada é suficiente para atender 800 mil residências ou 3 milhões de pessoas.


Instalada em área de 1.154 hectares, o novo ativo eleva o portfólio da unidade de negócios de geração centralizada da Comerc para uma capacidade instalada de 1.178 MWp em solar.


Ao se somar a capacidade instalada de geração eólica, a empresa passa a ter 1.458 MWp no total.


Sob investimento de R$ 2 bilhões, a usina tem quase a totalidade da sua capacidade produtiva contratada pela Liasa, grupo nacional produtor de silício metálico.


Energizada em agosto deste ano, a usina ainda está em ramp-up – aumento de sua produtividade antes de atingir seu pico de geração – e em setembro já foi capaz de produzir 119 GWh, o suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Curitiba, com 1,8 milhão de habitantes.


A Comerc Energia neste mês atingiu 1.681 MW de capacidade em operação, ao se somar a geração centralizada com a distribuída.


Além disso, tem mais 501 MW adicionais em implantação e desenvolvimento previstos para 2024.


De acordo com o CEO da Comerc, André Dorf, a experiência em outros projetos solares de grande porte permitiu um ramp-up acelerado na usina Hélio Valgas.


“Junto aos benefícios de geração de energia, o empreendimento gerou, durante seu processo de construção, um total de 2 mil postos de trabalho, e mantém ativos outros projetos sociais para apoiar o desenvolvimento da economia local”, disse.


Fonte: Fotovolt


Comentarios


bottom of page