top of page

Brasil adiciona mais 7 GW em telhadores solares em 2023

Levantamento do Portal Solar indica ainda que os investimentos superaram os R$ 36 bilhões no ano.

  

Imagem: Divulgação


As novas instalações solares em telhados de residências e empresas somaram mais 7 GW de potência instalada em 2023, segundo levantamento do Portal Solar, rede de integradores que atua em todo o País.


Ainda de acordo com o mesmo mapeamento, essas conexões movimentaram mais de R$ 36 bilhões entre janeiro e dezembro.

 

Na análise do Portal Solar, que se baseia em dados oficiais da Aneel, o maior interesse pelo uso da energia solar pelas empresas e consumidores residenciais teve como motivador principal a queda nos preços dos equipamentos, na faixa de 20% neste ano.


Além disso, os autores da pesquisa creditam também a maior procura pelas instalações ao fato de o País ter passado por fortes ondas de calor, que provocaram aumento no consumo de energia por aparelhos de ar condicionado e ventiladores, e também em razão de elevações na tarifa de energia.


 “Depois de algumas oscilações no mercado brasileiro de energia solar distribuída no começo do ano, percebemos uma retomada importante nos pedidos de instalação de módulos solares em nossas unidades de franquia”, disse o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer.


De acordo com dados da Aneel, o Brasil acumula 25 GW de potência em geração solar distribuída, o que inclui telhados solares e usinas em solo até 5 MW de potência, atendendo 3,2 milhões de unidades consumidoras beneficiadas pelos créditos de compensação.


Fonte: Fotovolt

 

bottom of page