top of page

Australianos criam sistema off-grid com solar e hidrogênio

Projeto liderado pela Boundary Power está em operação experimental e utiliza bateria híbrida com hidrogênio verde.

A empresa australiana Boundary Power desenvolveu um sistema de energia autônomo, off-grid, baseado em energia solar fotovoltaica integrado à bateria híbrida de hidrogênio verde.


Batizado de HiSAPS, o projeto é financiado pelo Departamento de Energia, Meio Ambiente e Ação Climática (Deeca), de Victoria, Austrália


Imagem: Divulgação


O equipamento de armazenamento de hidrogênio, em operação de demonstração desde o começo de outubro para fornecer energia para iluminação interna de uma fábrica em Ringwood, Austrália, substitui a necessidade de gerador a diesel utilizado normalmente como backup do sistema autônomo de solar e baterias, em caso de condições climáticas adversas.


O projeto foi desenvolvido em cooperação com a Horizon Power, concessionária de energia australiana, com a empresa Ampcontrol, provedora de soluções elétricas integradas, e com a Lavo, fabricante de sistemas de armazenamento de energia de longa duração, responsável pelo desenvolvimento da unidade de hidrogênio verde.


Pelo sistema híbrido de armazenamento da Lavo, a eletricidade excedente é armazenada em uma bateria convencional e convertida por meio de eletrólise da água em hidrogênio verde, que fica armazenado em cartuchos para posterior reconversão em eletricidade, quando necessário, em uma célula de combustível.


O design da unidade utiliza a tecnologia Solar Qube, da Boundary Power, um sistema de energia solar FV integrado com inversor de bateria da Ampcontrol.


A planta de demonstração na Austrália fornecerá informações sobre os aspectos técnicos, regulatórios e de segurança da integração de sistemas de hidrogênio em um sistema de energia autônomo, afirma comunicado da Boundary.


Fonte: Fotovolt

Comentarios


bottom of page