Aproveitando ao máximo seus painéis solares

Um conjunto doméstico típico de painéis solares é avaliado em cerca de 3.000 Watts (3.000 W ou 3 quilowatts).


Isso significa que, enquanto o sol estiver brilhando sobre eles, eles produzirão cerca de 3.000 W de eletricidade, desde que os painéis estejam mais ou menos voltados para o sul e estejam inclinados no ângulo certo para receber mais luz solar, e que os painéis não sejam sombreados por um árvore, prédio etc.


Imagem: Divulgação


Em uma tarde nublada de dezembro, é claro, essa saída pode estar mais próxima de 200W.


Para saber como aproveitar melhor essa energia, você precisa ter uma ideia de quanta eletricidade os diferentes aparelhos consomem.


Vejamos algumas classificações de potência típicas (consulte O que usa Watt para saber mais):

Lâmpada de baixo consumo: 15W Frigorífico: 100W Computador portátil: 150W Microondas: 750W Máquina de lavar roupa: 2500W (2,5kW)


E vamos supor que seus painéis solares estão gerando 1000W (1kW) constantes. Destes, 100W serão utilizados pelo frigorífico (embora não de forma contínua, uma vez que se liga e desliga durante o dia), deixando 900W para outros electrodomésticos.


Portanto, com base nas classificações acima, você pode usar seu micro-ondas de 750 W gratuitamente e ainda ter 150 W disponíveis para executar aparelhos de menor potência, como luzes.


Obviamente, você não pode operar uma máquina de lavar de 2500W com apenas 900W, então você pagaria pelos 1600W extras que você precisa e que os painéis solares não podem gerar.


Portanto, você deve escalonar o uso de aparelhos de alta potência para aproveitar ao máximo a eletricidade gratuita disponível.


Isso pode significar esperar que sua máquina de lavar termine antes de colocá-la em funcionamento.


Imagem: Divulgação


Fora durante o dia?


As famílias que estão em casa durante o dia podem aproveitar mais facilmente a eletricidade gratuita do que aquelas que estão apenas em casa de manhã e à noite (uma economia média de £ 240 nas contas, em comparação com £ 100).


Nessas situações, temporizadores de início retardado embutidos para eletrodomésticos como máquinas de lavar podem ser úteis, ou usar um fogão lento para o jantar em vez do fogão elétrico.


Se você possui sua casa e tem dinheiro para investir, também pode explorar a instalação de armazenamento de bateria.


Exibição do inversor


Um display em seu inversor (circulado na foto abaixo) informará quanta eletricidade está sendo gerada.


O inversor está lá para converter a eletricidade gerada pelos painéis solares de corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), uma forma que seus eletrodomésticos podem usar.


Imagem: Divulgação


Se você souber o quanto seus aparelhos usam, poderá olhar para o seu inversor e depois escolher o que deve funcionar para aproveitar ao máximo a eletricidade gratuita que está sendo produzida.


Mas lembre-se que o que você lê no display do seu inversor mostra a saída naquele momento específico; isso pode mudar rapidamente de acordo com as condições climáticas.


Pode valer a pena anotar a potência de seus aparelhos (por exemplo, laptop, 150W; secador de cabelo, 1300W) e mantê-lo próximo ao monitor do inversor para ajudá-lo a tomar decisões rápidas sobre qual aparelho deseja usar.


No entanto, o inversor pode ser instalado em locais afastados, como o loft. Se este for o caso, vale a pena pensar em comprar um monitor de energia solar que você possa colocar em um local mais conveniente.


Imagem: Divulgação


Estes custam cerca de £ 75- £ 100. Alguns modelos são fáceis de instalar, mas outros podem precisar ser instalados por um eletricista profissional.


Você pode até ter seu sistema conectado remotamente ao seu computador, permitindo monitorar seus painéis ao longo do tempo.


Se você não possui os painéis solares, verifique com quem faz se você pode instalar um monitor.


Fonte: www.limpasolar.com.br