top of page

Aneel lança painel para acompanhamento da expansão da geração

O Ralie oferece visualização detalhada por usina e permite que o usuário exporte dados disponíveis na plataforma.


 Imagem: Divulgação 


Desde esta quarta-feira, 31, está disponível no Portal de Relatórios Abertos (Para) da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica a atualização do painel Ralie – Relatório de Acompanhamento da Expansão da Oferta de Geração de Energia Elétrica.


Com formato mais intuitivo, segundo nota da agência, a ferramenta amplia o acesso aos dados de fiscalização de novas usinas em implantação e facilita o acompanhamento da expansão da oferta de geração de acordo com o ano, região, tipo de fonte de energia, entre outros filtros.


O objetivo é aprimorar a interatividade e fornecer mais informações sobre obras de geração.

 

As informações do painel são atualizadas mensalmente com base nas inspeções in loco nas obras das centrais geradoras e nos dados disponibilizados no Rapeel - Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica, que conta com a contribuição das empresas fiscalizadas para uma análise minuciosa da equipe de monitoramento.

 

O painel Ralie oferece uma visualização detalhada por usina, incluindo informações sobre o estágio das obras, coordenadas geográficas, dados de financiamento e recursos, além dos contratos celebrados pelas empresas fiscalizadas.


Além disso, permite que o usuário exporte dados disponíveis na plataforma e aplique diversos filtros para personalizar a busca.


Os dados são organizados em seções para facilitar a análise de acordo com os interesses do usuário. As informações disponíveis em cada seção são.

 

Tendência de Expansão: projeção da potência instalada (MW) para o período de 2024 até 2032, com foco na viabilidade da implantação das usinas por região e na expectativa de operação comercial.

 

Histórico e Tendência Mensal: capacidade instalada (MW) mensal e quantidade de usinas em operação no período, além de dados categorizados por região, tipo de geração, comercialização, cronograma, situação das obras e detalhes de cada empreendimento.

 

Histórico e Tendência por Origem: expansão da oferta de geração de energia de 1997 até o ano atual divididos por tipo de fonte de energia.

 

Previsão de Operação Comercial: lista de unidades geradoras com a previsão de operação comercial de cada unidade monitorada.


Inclui campos de dados relacionados ao cronograma outorgado, estabelecido como obrigação, e do cronograma realizado, quando comprovado pela empresa e homologado pela fiscalização da Aneel.

 

Detalhamento de Usinas: informações regulatórias detalhadas de cada usina, como dados cadastrais autodeclarados pela empresa fiscalizada, indicadores, cronograma e licenciamento ambiental.

 

Para mais informações, acesse: https://portalrelatorios.aneel.gov.br/Ralie.


Fonte: Fotovolt

bottom of page