Apesar de ser extremamente necessária e simples de ser realizada, a limpeza de placas solares não é um procedimento tão conhecido e aplicado nos centros urbanos.
Você vai entender o motivo dessa sujeira e como a limpeza dos painéis solares deve ser feita.
Imagem: limpasolar.com
Por que as placas solares ficam sujas?
Você já deve ter se perguntado porque as placas solares ficam sujas, não é mesmo?
Bom, as duas principais fontes de sujeira dos painéis solares são a poeira e a poluição.
Em grandes centros urbanos, como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a poluição é tão grande que as placas solares podem se sujar significantemente em menos de 1 ano.
Apesar dessa poluição e poeira serem os principais causadores da sujeira, eles não são os únicos.
Veja bem: a sujeira causada por pássaros, apesar de ser rara, pode contribuir para o impacto no funcionamento das placas.
Imagem: limpasolar.com
De acordo com o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL), placas solares sujas podem causar uma perda de até 25% de eficácia, quando comparadas às placas limpas. Em casos mais extremos, esse valor pode chegar a 30%.
Isso acontece porque a poluição, poeira, folhas e outros detritos impedem a completa chegada da luz do sol nas células fotovoltaicas dos painéis solares.
Por isso, podemos dizer que quanto mais suja for a sua placa solar, menos energia ela irá produzir.
Imagem: limpasolar.com
Esse fato vale tanto para as pequenas placas solares, como as da sua casa ou serviço, como também para os grandes complexos de sistemas fotovoltaicos, como as usinas solares.
Fonte: www.limpasolar.com.br
Comments