top of page

Agronegócio já investiu mais de R$ 15,5 bi em energia solar no Brasil

Levantamento do Meu Financiamento Solar aponta que há 3,1 GW instalados em propriedades rurais.

As propriedades rurais já investiram mais de R$ 15,5 bilhões em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica no Brasil.


Imagem: Divulgação


O levantamento é da Meu Financiamento Solar, fintech do Banco BV especializada em financiamento de geração solar distribuída, feito com base em dados oficiais da Aneel.


Em um universo de 200 mil consumidores do agronegócio, em grandes empreendimentos e pequenos produtores, de acordo com o levantamento há no País atualmente quase 170 mil conexões de sistemas solares no campo, em um total de 3,1 GW de potência instalada.


Isso representa 14% de toda a capacidade de GD solar. A tecnologia fotovoltaica está presente em 4,9 mil municípios brasileiros com pelo menos um sistema de energia solar instalado no meio rural.


Segundo a diretora da Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, pesa a favor da expansão da solução no agronegócio brasileiro a alta competitividade dos produtores nacionais.


“Como um dos principais insumos da atividade produtiva rural é a energia elétrica, o uso de energia solar nas fazendas é atualmente uma das grandes soluções para elevar ainda mais a competitividade, a qualidade e a sustentabilidade do manejo agrícola e pecuário no Brasil”, explica.


Outro ponto relevante na energia solar no campo, continua Carolina, é proporcionar eletricidade para áreas onde a rede elétrica ainda não chegou ou que ainda funciona de forma precária e instável, muito dependente de geradores a diesel.


“A energia solar deixa a produção no campo mais limpa e sustentável e agrega valor à marca do produtor rural. E tudo isso se reflete na oferta de um alimento mais barato na mesa dos brasileiros”, afirma.


Fonte: Fotovolt


Comments


bottom of page