top of page

A Água Deionizada pode conduzir eletricidade durante a limpeza do painel solar?

A água desionizada é a água desmineralizada. É a água que tem a maioria dos íons removidos.


Os íons estão presentes na água da torneira em todos os lugares, pois são retirados dos canos, do ambiente natural ou de outras fontes.



Normalmente, estes incluem cálcio, sódio, cobre e ferro. O processo de deionização remove esses íons minerais. No caso da limpeza do painel solar, esta é feita com um sistema DI ou osmose reversa (RO).


Os sistemas DI variam em natureza e estrutura e diferentes áreas requerem diferentes estágios de purificação por deionização devido à dureza da água local e outros fatores.


O princípio principal de todos eles, porém, é remover os íons da água e torná-la 'pura' ou deionizada.


Quando a água é deionizada, ela é usada em uma variedade de aplicações. É frequentemente usado em aplicações químicas e laboratoriais, processos industriais, aplicações de refrigeração, alimentação de caldeiras, aquários e na indústria automotiva.



Simplificando, a água DI tem grande capacidade de absorver íons, sujeira, poeira e outras partículas.


A propensão natural da água é acumular sujeira. Portanto, quanto mais pura a água, mais rapidamente ela acumulará íons e sujeira.


Isso é importante para os limpadores de painéis solares saberem. A água desionizada proporciona uma excelente qualidade de limpeza nos painéis solares porque remove uma maior quantidade de sujidade mais rapidamente e deixa um acabamento sem manchas.


Não há depósitos minerais deixados nos painéis solares, reduzindo os pontos de acesso.


O que é eletricidade DC?


A eletricidade de corrente contínua (CC) é um fluxo de carga unidirecional. A eletricidade flui em uma direção constante, tornando-a diferente da corrente alternada (CA).


DC tem muitos usos, incluindo carregamento de baterias, fundição de alumínio e outros processos eletroquímicos.


Também é usado em ferrovias e para transmitir grandes quantidades de energia de geradores de energia remotos.


É importante que os limpadores de painéis solares saibam que os painéis solares criam eletricidade CC.


A eletrocussão da eletricidade DC é o maior risco de um limpador de painel solar. Os pontos de entrada mais prováveis são as mãos e os pés.


Abaixo está uma foto mostrando uma lesão leve de um choque DC. Lesões e queimaduras podem ser MUITO piores, resultando em perda de membros ou morte.



Água Conduz Eletricidade?

Não. A água não conduz eletricidade. Este é um equívoco comum. Não é a água em si que é condutora de eletricidade, são os íons dentro da água que conduzem a eletricidade. Esta é a razão pela qual a água DI não conduz eletricidade.


Não há íons presentes, então a eletricidade não flui através da água. No entanto, a água ionizada, água com conteúdo mineral, conduz eletricidade, pois há íons pelos quais a eletricidade passa.


Água deionizada não conduz eletricidade.


A água desionizada tem uma grande propensão para acumular pó, sujidade e iões.

Portanto, no ponto em que sua água DI deixa seu sistema de filtragem, você poderia hipoteticamente borrifá-la em um circuito CC ativo, como um painel solar aberto. Mas não recomendamos, mesmo assim!


Sua água DI pode coletar impurezas minerais de seu tanque de água, mangueiras e escovas.


Se o fizer, já não é desionizado. Ele captou íons ao longo de sua jornada do sistema de filtragem ao painel solar.


Se você está com a configuração de limpeza do painel solar funcionando há algum tempo, a água deionizada pode ter removido todas as impurezas do kit.


Você pode testar sua água recém-saída da cabeça da escova ou mangueira e a leitura do medidor de sólidos dissolvidos totais (TDS) pode ser zero.



Nesse ponto, sua água ainda está deionizada e não pode conduzir eletricidade.


No entanto, no momento em que sua água captar íons, ela conduzirá eletricidade novamente.


Água DI pura não pode conduzir eletricidade. No entanto, assim que você colocar sua escova no painel solar e sua água DI pura entrar em contato com poeira, sujeira e íons no painel solar, ela se tornará condutora.



Ele começará a conduzir eletricidade. Portanto, no momento em que seu pincel atingir o vidro do painel, a possibilidade de eletrocussão é possível. Este é um processo instantâneo.


Lembra como dissemos que a eletricidade CC tem um fluxo constante e unidirecional? Bem, se o seu poste alimentado a água é feito de fibra de carbono, você deve entender que é um bom condutor de eletricidade.


Se a eletricidade DC entrar em contato com a água ionizada através do seu pólo alimentador de água condutora, você receberá um choque elétrico constante.


O efeito do choque elétrico DC no corpo é discutido em outro artigo. É importante entender que os efeitos de um choque elétrico CC são graves.


Esse cara, por exemplo, não apenas corre o risco de cair em um telhado molhado, mas também corre o risco de eletrocussão DC.



Portanto, nossa pergunta original era 'A água DI pode conduzir eletricidade durante a limpeza do painel solar?


A resposta é que a água deionizada nunca pode conduzir eletricidade. No entanto, no momento em que você começa a usar água deionizada para limpar um painel solar, ele se torna ionizado e o risco de eletrocussão se torna imediatamente presente.


É por esta razão que um dos assuntos abordados nos cursos de conscientização de segurança da Limpa Solar é a eletricidade DC.


Os cursos de conscientização de segurança respondem às seguintes perguntas:


Onde estão os principais pontos de eletrocussão em um painel solar?


Que falhas você deve procurar para se proteger de eletrocussão durante a limpeza do painel solar?


Que medidas você pode tomar para se proteger de eletrocussão durante a limpeza do painel solar?


Depois de concluir um curso , você recebe uma certificação. Isso prova aos proprietários de painéis solares que você conhece o equipamento em que está trabalhando.


Isso mostra que você prestou atenção à sua saúde e segurança, à saúde e segurança de seus funcionários e isentou o proprietário do painel solar de qualquer responsabilidade, caso ocorra um acidente com você.


Os treinamentos da Limpa Solar proporcionam tranquilidade para você, sua família, seus funcionários e seus clientes.


Eles o diferenciam como um profissional de limpeza de painéis solares.




bottom of page