A maneira mais eficiênte de limpar sua usina solar com o robô é na limpasolar - MG

Os sistemas fotovoltaicos requerem manutenções periódicas com o intuito de prolongar sua vida útil e garantir o seu melhor desempenho.


A limpeza dos painéis faz parte dessas manutenções, já que a sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas pode reduzir consideravelmente o desempenho do painel, comprometendo a produção de energia.


Isso vale tanto para os sistemas fotovoltaicos implementados em residências, comércios, empresas e indústrias, quanto no caso das usinas solares.


Imagem: limpasolar.com


Os painéis solares exigem baixa manutenção e limpeza simples. No entanto, tecnologias e produtos específicos podem melhorar a eficiência do equipamento.


As maiores usinas do mundo reúnem centenas de milhares de painéis para coletar a luz do sol, e por isso precisam de soluções altamente tecnológicas para realizar as limpezas necessárias.


Tecnologias utilizadas para facilitar a limpeza dos painéis fotovoltaicos em diferentes contextos.


Limpeza através de robôs


Diversas empresas ao redor do mundo já estão trabalhando no desenvolvimento de máquinas apropriadas e específicas para realizar a limpeza dos painéis solares.


Nesses casos, a tecnologia é utilizada principalmente em usinas solares, onde há uma quantidade enorme de painéis.


Imagem: limpasolar.com


A empresa limpasolar.com , desenvolveu um robô que funciona de forma independente, para realizar as limpezas.


Também é possível funcionar sem água, emitindo apenas um jato de ar para remover os resíduos.


O robô se move a uma velocidade equivalente a 25 m/min, e é movido a uma bateria com capacidade para durar até 8 horas.


Trabalha apoiado em uma estrutura própria feita de alumínio, assim não causa desgaste nos painéis solares devido ao contato direto.


O sistema se trata de um robô autônomo, que executa a limpeza com os mesmos elementos de microfibra com fluxo de ar controlado.


Sua limpeza alcança em média 54 metros quadrados a cada 30 segundos.


A empresa tem potencializado a revolução da energia solar desde 2012, permitindo um excelente desempenho do painel durante todo o ano.


Imagem: limpasolar.com

Pioneira e líder mundial em automação e robótica para energia solar em larga escala, a limpasolar.com oferece plataforma conectada baseada em nuvem e um conjunto de soluções robóticas para gerenciamento inteligente de usinas solares.


Produtos para limpeza dos painéis fotovoltaicos


Quem deseja investir na instalação de um sistema solar fotovoltaico em sua casa ou empresa precisa estar ciente da necessidade de manutenções, sendo a limpeza uma das principais.


Esse tipo de manutenção tem o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema fotovoltaico. A produção de energia dos painéis pode ser afetada por diversos fatores. A sujeira é um dos mais comuns, mas também o mais fácil de ser corrigido.


É preciso atentar com relação às limpezas, pois quanto mais sujos os módulos solares estiverem, menor energia irão produzir.


Estima-se que a sujeira possa causar perdas de até 25% da geração de energia, o que na prática faz uma grande diferença.


Além disso, o acúmulo de resíduos e dejetos ao longo do tempo pode causar manchas nos módulos solares, favorecendo o surgimento de fungos e a corrosão nos painéis. Isso tudo pode comprometer a sua vida útil, que é de 25 a 30 anos.


Pensando na importância da limpeza dos painéis para a garantia do bom desempenho do sistema fotovoltaico como um todo, a limpasolar.com esta desenvolvendo soluções práticas e acessíveis para os consumidores de energia solar.


Os produtos da limpasolar.com prioriza a criação de produtos de alta tecnologia, com matérias-primas biodegradáveis.


Imagem: limpasolar.com


O produto tem PH neutro e é composto por uma combinação de moléculas que possibilitam que a superfície fique limpa, polida e protegida de oleosidade por três meses após o uso.


Para isso, ele constrói uma película invisível sobre os módulos fotovoltaicos, capaz de repelir o pó e dificultar a impregnação de sujeiras, poluição, fuligem, maresia e umidade.


Fonte: www.limpasolar.com.br.com