Veja algumas dicas de como manter a eficiência e produtividade do seu sistema fotovoltaico – limpeza dos painéis solares é fundamental para o pleno funcionamento dos equipamentos.
Imagem: limpasolar.com
Embora a chuva seja uma aliada da limpeza dos painéis solares, os módulos precisam – com alguma frequência – passar por uma retirada de sujeira e detritos que tendem a se acumular sobre a sua superfície.
O objetivo é apenas um: manter o bom desempenho do sistema fotovoltaico. Mas a pergunta que fica é: como limpar os painéis solares de forma eficaz e segura?
È recomendável realizar ao menos uma limpeza anual para manter o funcionamento do sistema no máximo de sua capacidade de geração.
Imagem: limpasolar.com
Em regiões com pouca incidência de chuva – ou excesso de partículas suspensas (poluição, poeira, queimadas, etc.) -, a limpeza deve ser semestral.
A importância de limpar os painéis solares
Para entender e medir a diferença que faz a introdução de uma rotina de limpeza dos painéis solares, o Google realizou um experimento em uma fazenda que possui uma usina solar de 1,6 MW.
Após a higienização dos painéis, a análise mostrou um aumento maciço na produção de energia.
Como funciona a energia solar?
Imagem: limpasolar.com
As descobertas sugeriram que a limpeza do painel solar é a melhor maneira de elevar a geração de energia de um sistema solar. De acordo com a pesquisa, a limpeza profissional dos painéis pode resultar em uma melhora de cerca de 12% na produção de energia.
A mesma pesquisa concluiu que o acúmulo de sujeira pode resultar em uma perda de até 25% de eficiência – dependendo de quão sujo estão os painéis.
Isso significa, na prática, que você está gerando até 25% menos eletricidade. Além disso, uma limpeza completa também aumenta da vida útil de seus painéis solares.
Imagem: limpasolar.com
Como limpar painéis solares
Ainda que pareça ser uma ação simples, a atividade de limpeza dos painéis envolve uma série de cuidados específicos que devem ser tomados.
Se realizado de forma errada, a higienização pode danificar o painel solar. Além disso, se não for tomada a precaução necessária, há o risco de choque elétrico.
É fundamental, portanto, utilizar os equipamentos de proteção adequados (roupas, luvas, capacete etc) previstos pelas normas de segurança do trabalho para atividades com eletricidade (NR10) e, quando aplicável, trabalho em altura (NR35).
É importante ressaltar: danos provocados por procedimentos inadequados no momento da limpeza anulam a garantia dos equipamentos.
Imagem: limpasolar.com
Dicas para limpeza de painéis solares
– Use sempre os devidos equipamentos de segurança;
– Certifique-se de desligar o sistema solar antes de iniciar o procedimento de limpeza;
– Ao limpar a superfície de um painel, não use objetos abrasivos ou metálicos. Mesmo pequenos arranhões no painel podem afetar sua eficiência.
– Usar preferencialmente apenas água da torneira para limpar os painéis solares, que são ricos em minerais. Quando necessário, pode ser utilizado sabão neutro.
– Não limpe seus painéis solares sem ler as instruções do fabricante e da empresa que projetou e instalou o sistema;
– Não use detergente, pó abrasivo, soluções corrosivas de limpeza, ácidas ou alcalinas, não utilizar desengraxantes ou desengordurantes, não é recomendado utilizar utensílios elétricos rotativos;
– Evite lavar o painel solar se houver uma pequena rachadura;
– Não use uma bomba de água de alta pressão para limpar os painéis solares;
– Não exerça pressão excessiva ao limpar a superfície de um painel.
Embora o gasto com a manutenção do sistema fotovoltaico seja próximo de zero, a limpeza regular dos equipamentos é fundamental para manter a eficiência da geração de eletricidade.
Imagem: limpasolar.com
Como não é preciso dedicar muito tempo ou dinheiro para mantê-lo, não há motivo para negligenciar esta parte tão importante, não é? Isso ajudará na durabilidade do seu sistema, além de tê-lo dentro do seu pleno desempenho.
Fonte: www.limpasolar.com.
Comments