top of page

A Limpeza dos Módulos Solares é um Trabalho Para Profissionais

Os painéis solares ocasionalmente precisam de limpeza, especialmente na primavera. Mas cuidado: não é um jogo e deve ser deixado para os profissionais.


Painéis solares e geradores solares não requerem manutenção. Esse mito existe há anos, mas a verdade é um pouco diferente.



Os geradores solares consistem em módulos solares , que por sua vez são cobertos por grandes painéis de vidro.


Dependendo do local e do ambiente, as frentes de vidro precisam ser limpas – às vezes uma vez a cada poucos anos, às vezes na primavera, às vezes a cada duas semanas ou nunca.


Esta é uma questão de quanta sujeira prejudicaria o rendimento solar esperado.


Estas são as 7 dicas de especialistas para limpar os painéis solares da maneira certa:


1. Faça uma inspeção a cada primavera, mesmo que não haja danos visíveis!


Todo gerador solar – não importa se está montado no chão, no telhado ou na lateral da casa – deve ser inspecionado por um especialista no início da primavera.


Os dados elétricos (corrente-tensão-curva) precisam ser verificados, e um técnico deve verificar se a proteção contra raios ainda está intacta.




Uma inspeção visual da instalação é importante para obter uma impressão de qual é o estado atual das coisas.


Ventos fortes ou gelo durante o inverno podem ter danificado ou movido o gerador, e uma inspeção no local pode facilmente revelar isso.


Também é importante que o sensor de referência da instalação esteja acessível e limpo.


Parafusos e bujões precisam ser verificados. Os parafusos devem estar bem apertados, também os bujões – entrou água neles? Durante a inspeção, deve haver pelo menos uma verificação aleatória se as caixas de junção dos painéis estão intactas.


Como parte dessa inspeção, uma única olhada mostrará se a instalação está suja ou não. Se e quanto qualquer sujeira diminui o rendimento da eletricidade solar, pode ser facilmente visto nos dados elétricos.


Com base nisso, o técnico e o cliente podem decidir em conjunto se a limpeza é necessária.


2.Verifique que tipo e quanta sujeira existe!


A sujeira dos painéis solares depende das condições locais. Em circunstâncias normais, não deve haver problema, porque os painéis não ficam sujos o suficiente.


Se existir uma serraria ou um estábulo nas proximidades, é possível que se acumulem quantidades consideráveis ​​de sujidade nos painéis.


Isso pode vir de poeira fina (serraria), que quando chove se combina com a água da chuva para se tornar uma gosma viscosa e pegajosa.


Isso então seca e aquece ainda mais à medida que os painéis solares estão em operação.


Como as partes sujas são mais escuras, elas esquentam ainda mais do que os painéis. Poeira e sujeira se acumulam principalmente ao longo da borda da estrutura dos painéis – em telhados inclinados, isso é na parte inferior.



Como resultado das emanações de porcos, vacas ou aves, a pecuária libera uma grande quantidade de amônia, que se combina com a poeira do ar e se deposita nos painéis solares como um filme espesso e sólido.


Isso, por sua vez, atrai a poeira transportada pelo ar. A água por si só fará pouco para se livrar dele. A indústria de produção próxima também pode criar muita sujeira, por exemplo, poeira de uma fundição ou emissões de usinas elétricas.


Os geradores solares não requerem manutenção. Esse mito existe há anos, mas a verdade é um pouco diferente.


Os geradores solares consistem em painéis solares, que por sua vez são cobertos por grandes painéis de vidro. Dependendo do local e do ambiente, as frentes de vidro precisam ser limpas – às vezes uma vez a cada poucos anos, às vezes na primavera, às vezes a cada duas semanas ou nunca.


Esta é uma questão de quanta sujeira prejudicaria o rendimento solar esperado.


3. Painéis solares não são como janelas!


Muitos proprietários de instalações solares lidam com a sujeira em seus painéis solares de maneira bastante aleatória: com água, um esfregão e uma escova. Mas um painel solar não é uma janela ou a mesa da cozinha!


Não se engane: os painéis são cobertos por vidro, mas geralmente é um tipo de vidro muito especializado. Muitas vezes, é revestido por uma camada anti-reflexo invisível e extremamente fina.



Simplesmente limpando ou escovando a poeira, você corre o risco de anular a garantia do fabricante. Eles geralmente dão instruções bastante específicas sobre como limpar seus painéis solares.


Às vezes, essas instruções podem ser muito meticulosas, como se pedissem para você limpar seus painéis com uma escova de dentes.


Por esse motivo, é melhor simplesmente deixar a limpeza para o técnico. Ele garante que seus painéis sejam limpos – mantendo a garantia válida. Se necessário, ele pode até consultar e obter a aprovação do fabricante.


4. Medidas cotidianas não funcionam!


Na maioria dos casos, os produtos de limpeza domésticos não serão suficientes para limpar os painéis sujos.


Isso requer água desmineralizada, praticamente destilada e solventes especiais que não deixam resíduos.


Um gerador solar só pode ser limpo depois de ter arrefecido – ao fim da tarde ou de manhã, antes de o sol se tornar forte.


Caso contrário, os painéis ficam muito quentes e os agentes de limpeza deixam manchas desagradáveis, que também atraem mais sujeira.


Além disso, choques nos painéis com água fria quando expostos ao sol devem ser evitados a todo custo.


Tais tensões térmicas podem destruir o vidro, bem como as células solares. Muitos painéis solares são cobertos por revestimentos antirreflexo sensíveis – mais um motivo para deixar isso para os profissionais.



5. Proteja corretamente todos os trabalhadores no telhado!


Há outro motivo para deixar a limpeza dos painéis para os especialistas: os painéis solares geralmente são montados no telhado.


Como regra, o trabalho no telhado deve ser protegido com a colocação de redes ou mesmo andaimes ao redor da casa.


O trabalhador de limpeza deve estar protegido com equipamento de proteção individual, bem como com cordas, grades, redes e escadas resistentes.


A limpeza pode ser feita concomitantemente à inspeção anual na primavera, desde que o técnico já possua equipamentos de segurança para verificar a instalação e, se necessário, substituir peças.


Não subestime: As instalações solares são sistemas elétricos. Se entrarem em contato com a água de forma imprópria, principalmente em caso de defeitos ocultos nos plugues e fiação, existe o perigo de choques elétricos ou curtos-circuitos. Então deixe um especialista fazer isso!



E outra coisa: mesmo que os painéis solares pareçam robustos, você não deve andar nem se ajoelhar sobre eles.


Existem células solares frágeis sob a placa de vidro de cobertura que podem quebrar facilmente se o vidro dobrar demais para dentro.


As fraturas resultantes são muitas vezes microscópicas e não podem ser vistas a olho nu.


6. Documente a limpeza!


Os resultados das sessões de limpeza anuais e outras precisam ser registrados na documentação de sua instalação.


No final da limpeza, você deve recalibrar os dados de rendimento. Isso ajudará você a ver se a limpeza realmente melhorou o rendimento solar.


Também permite excluir outras razões pelas quais o rendimento pode ter sido ruim, como defeitos técnicos na fiação.


7.Deixe o técnico capacitado fazer o trabalho!


Se você ficou satisfeito com a empresa que instalou seu gerador solar, deve fazer um contrato de manutenção de longo prazo com ela, que também deve incluir limpezas ocasionais.



As empresas de instalação preocupadas com a qualidade oferecerão isso de qualquer maneira, para que você não precise marcar seu calendário todas as vezes.


Uma boa empresa de instalação ficará de olho nos dados de rendimento do seu gerador solar, geralmente remotamente via Internet. Isso também mostrará a eles se a sujeira está se tornando um problema.


A inspeção da primavera também é uma boa oportunidade para comparar os rendimentos do ano anterior com a previsão de rendimento.


Após a inspeção, você e o técnico podem discutir durante uma xícara de café se adicionar uma bateria solar é uma boa ideia ou como você pode usar mais a eletricidade solar que sua casa produz.


Se tem uma instalação solar mas ainda não tem ninguém que lhe faça a manutenção, deve sair urgentemente à rua e procurar uma empresa de confiança.


bottom of page