A importância da manutenção preventiva para sistemas fotovoltaicos

A manutenção preventiva regular do sistema fotovoltaico é essencial. Sem a limpeza adequada da superfície, o desempenho do sistema solar fotovoltaico e a economia gerada ao seu proprietário podem cair ao longo prazo. Veja qual o tempo ideal para realizar e como solicita-la.


Imagem: Divulgação


Você sabia que a limpeza de seu sistema fotovoltaico é importante para melhorar o desempenho de produção de energia?


Pois é, a manutenção preventiva ajuda a manter seu sistema fotovoltaico funcionando em sua plenitude e com segurança.


Além de manter seus painéis solares limpos, durante a manutenção serão verificadas conexões mecânicas e elétricas, monitoramento do sistema fotovoltaico e ainda faremos um relatório de análise da produtividade do sistema.



Também pode ser uma ótima oportunidade para entender um pouco mais e tirar dúvidas sobre a conta de energia.


A vantagem dessa limpeza periódica é a redução do risco de avarias no sistema como: Poluição, poeira e folhas contribuem para impedir que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas em seus painéis solares.


Quanto mais sujo, menos energia a placa fotovoltaica vai produzir. Diversos fatores afetam a produção de energia dos painéis solares, mas a sujeira pode ser um dos principais, no entanto é o mais fácil de corrigir.



As placas solares captam a energia do sol através da luz, e quando a luz é impedida de chegar as células de silício, a produção é comprometida.


Como as placas fotovoltaicas, trabalham com a luz e não do calor do sol, qualquer barreira pode prejudicar a produção do sistema, por consequência a economia na conta

de energia pode ser comprometida.


Quando devo fazer a limpeza?


A limpeza pode ser feita a qualquer momento, quanto mais limpas as placas, mais produção haverá, não havendo tempo mínimo para isso.


Todavia, é importante saber quando já está na hora de fazer a limpeza e evitar prejuízos.


Uma forma simples é quando acontecer ao menos uma das situações abaixo:


Quando perceber que a produção está diminuindo, pode solicitar para T8M Energia Solar para fazer a avaliação, uma vez que a produção pode diminuir por outros fatores.


Imagem - limpezasolar.com


Caso já tenha 12 meses da última limpeza (o tempo pode-se alterar dependendo da localidade do sistema).


Quando o sistema começa a perder potência, uma das principais condições a observar é a sujeira das placas, embora outras ações podem também diminuir a produção, a sujeira é a principal causa.



Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site


Quer ficar bem informado(a) sobre nossos informativos, e interagir com a gente? Cadastre-se grátis e esteja sempre por dentro de todos os nossos conteúdos.


0 visualização0 comentário