A importância da limpeza adequada dos painéis fotovoltaicos

Vocês já devem ter se perguntado: Com qual freqüência eu preciso limpar os meus painéis solares?


Imagem: Divulgação limpezasolar.com


Os painéis solares instalados em telhados ficam sujos principalmente por causa da poeira e da poluição.


Em cidades grandes, onde a poluição é significativa, os painéis podem ficar sujos em menos de 1 ano.


A sujeira causada por pássaros é rara a não ser que haja muitos pássaros por perto, pois o “cocô-de-passarinho” quando depositado sobre as placas fotovoltaicas, reduz a produção de energia solar de seu sistema, por inibir que a radiação seja absorvida pelas placas.


Imagem: Divulgação limpezasolar.com


Especialistas concordam que painéis solares sujos não produzem tanta energia quanto painéis limpos.


Essa perda pode chegar até 25% em alguns casos, de acordo com a empresa de energia solar limpezasolar.com relata perdas de até 30% para alguns clientes que nunca limparam os seus painéis.


A frequência da limpeza das placas pode ser determinada pelo clima onde se encontra a instalação.


Normalmente, uma chuva pesada é suficiente para limpar as placas, no entanto, em locais onde se chove pouco ou há muita poeira, poluição ou fuligem, deve-se verificar visualmente se a camada de sujeira esta espessa e caso positivo, providenciar a limpeza.


Imagem: Divulgação limpezasolar.com


Em situações normais de clima e sem presença recorrente de aves, limpeza uma vez a cada seis meses é suficiente para garantir a produção eficiente de energia.


Porém alguns cuidados devem ser observados:


Cuidado com o produto utilizado. Normalmente apenas água é suficiente para a limpeza. É importante consultar o fabricante antes de utilizar qualquer tipo de produto.

Cuidado com os utensílios utilizados.


Em hipótese alguma o utensílio poderá arranhar ou causar danos às placas, que possuem revestimento sensível a arranhões que podem gerar acúmulo de sujeira.


Segurança em primeiro lugar. Cuidado ao manusear o sistema em altura


Desligue seu sistema antes da manutenção.


A empresa que instalou é responsável por deixar um manual ou, no mínimo, te dar uma boa explicação de como proceder para desligar o sistema.


Imagem creditos: limpezasolar.com


Não se preocupe, é simples!


A limpeza do painel solar não deve ser realizada nas horas de maior calor, pois nessa altura estão demasiado quentes, sendo que a água fria pode danificar o painel, devido à diferença de temperatura.


Na maioria das vezes, uma chuva fará um excelente trabalho de limpeza dos painéis solares.



A maioria dos telhados no Brasil possuem 15° ou mais de inclinação, facilitando que a água da chuva escorra sobre o painel e assim levando a poeira embora.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site www.energiasolarshop.com


Imagem: Divulgação limpezasolar.com


Fonte: limpezasolar.com