A duração e Limpeza de Painel Solar


Para que seja possível entender melhor o funcionamento de uma usina de energia solar fotovoltaica e como é realizada a limpeza de painel fotovoltaico, é necessário entendermos o que são as usinas e qual o seu potencial.


Imagem: limpezasolar.com


A energia solar fotovoltaica é um sistema solar fotovoltaico que pode ser de pequeno, médio e grande porte, desenvolvido para a produção e o consumo de energia elétrica.


Elas são capazes de produzir muita energia a partir da incidência do sol em seus painéis de energia solar fotovoltaica.


Vale lembrar que, quanto mais cresce a produção e a quantidade de painéis instalados, mais se intensifica, também, o interesse pelo assunto.


Tempo de Vida Útil de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica

Uma usina de energia solar fotovoltaica tem vida útil de vinte e cinco anos.


Um painel solar apresenta eficiência garantida durante tal período, funcionando com 80% do seu desempenho original. Esse modelo é adotado em todo o mundo.



É considerada uma vida útil longa, contando com sua instalação e pouca necessidade de manutenção.


Ela também ocupa pouco espaço, não sendo necessária a modificação dos painéis de energia solar fotovoltaica para expandir algum lugar.


Normalmente, são colocados na parte de cima da residência, casa ou até mesmo indústria.


É importante incluir, na rotina de manutenção, a limpeza de painel fotovoltaico. Mesmo que essa prática demande pouca atenção, como dito anteriormente, é imprescindível que saibamos como fazer a manutenção do painel solar e aproveitar ao máximo seu equipamento.


Como é Realizada a Limpeza de Painel Fotovoltaico


Embora o gasto da manutenção do painel solar seja mínimo, é importante executar a limpeza de painel fotovoltaico anualmente, sobretudo, se o ambiente for de muita poeira ou poluição. Sendo assim, pode-se efetuar a limpeza de painel fotovoltaico a cada seis meses.


Vale ressaltar que é necessário, na hora da limpeza de painel fotovoltaico, desligar o sistema de energia solar fotovoltaica.



Não se pode, também, passar objetos pontiagudos ou com superfície de metal, pois qualquer arranhão compromete a eficiência do painel de energia solar fotovoltaica.


Não é recomendável, utilizar detergentes ou produtos com muita química. É apropriado o uso de água e os produtos da limpezasolar.com


Por fim, é importante evitar exercer muita pressão sobre os painéis. Isso também vale na hora de fazer a manutenção do painel solar.


Vantagens na Geração de Energia Solar Fotovoltaica


As vantagens são muitas. Além de se tratar de um meio de geração de energia totalmente sustentável, renovável e que não polui o meio ambiente, deve-se ressaltar que o mundo precisa de recursos novos e tecnológicos como este.



Eles não emitem gases poluentes, tornando-se, assim, uma fonte energética limpa. Como dito anteriormente, com uma boa limpeza de painel fotovoltaico, a vida útil é de 25 anos.


O custo após a instalação é pequeno e ainda há sistemas que economizam muito mais com o advento das baterias.


Quantas Usinas de Energia Solar Fotovoltaica Existem no Brasil


O país conta com 3.893 usinas de energia solar fotovoltaica, que fazem parte de vinte e dois conjuntos de parques solares. A capacidade média de geração de energia dessas usinas é de 2.711 MW.


Imagem: limpezasolar.com


A projeção para os próximos anos é de que 214 parques solares sejam construídos no Brasil nos próximos anos.


Abaixo, listamos algumas das usinas de energia solar fotovoltaica mais produtivas do país:


292 Megawatts: Usina Solar Ituverava – BA

292 Megawatts: Usina Solar Nova Olinda – PI

321 Megawatts: Usina Solar Pirapora – MG

475 Megawatts: Usina Solar São Gonçalo – PI


A Usina Solar de São Gonçalo, localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí, é a maior da América do Sul. Seus painéis de energia solar fotovoltaica têm dupla face, o que permite absorção de luz solar dos dois lados.


Se comparada a uma termelétrica, a Usina Solar de São Gonçalo evita a emissão de mais de 800 mil toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano e produz um grande volume de energia renovável para o Brasil.




Imagem: limpezasolar.com


Como Fazer a Manutenção do Painel Solar


Como já foi dito anteriormente, manutenção é algo muito raro quando o assunto é painéis de energia solar fotovoltaica. Mas vale lembrar que são necessários alguns cuidados.


A limpeza de painel fotovoltaico faz parte desse cuidado, a troca de painéis rachados também.


Paralelamente, é importante tentar não instalar seus painéis debaixo de árvores ou deixar metais pontiagudos encostarem neles.


Esse equipamento também precisa de manutenção, tais como: troca de equipamentos se for necessário, manutenção dos componentes elétricos, verificação das conexões e análise dos painéis com câmera térmica.


Totalmente inovadoras e sustentáveis, as usinas de energia solar merecem toda a nossa atenção.


Imagem: limpezasolar.com


Em um futuro não tão distante, usinas de energia renovável e totalmente limpa serão muito necessárias e nossas principais matrizes energéticas.


Atualmente, ainda é uma tecnologia pouco acessível para toda a população, porém, aos poucos, somos capazes de mudar o mundo.


O importante é sabermos que há tecnologias que lutam ao nosso lado no caminho para uma humanidade melhor.


Fonte: limpezasolar.com