top of page

4 maneiras de evitar que os pombos danifiquem os painéis solares


Os painéis solares oferecem muitos benefícios e poucas desvantagens, com uma exceção notável sendo a tendência de atrair visitantes indesejados.


Claro, estamos falando sobre os temidos ninhos de pombos sob os painéis solares.



Ao fornecer as condições de nidificação perfeitas, os pombos que se sentem em casa sob os painéis solares são um problema comum com o qual a maioria dos proprietários lida, e os hóspedes indesejados são um grande incômodo que exige muito esforço para serem removidos.


Se não forem controlados, os pombos defecam em todos os painéis, cobrindo-os com uma grande bagunça que não só é anti-higiênica, mas também diminui o desempenho dos painéis solares.


Além disso, os pombos podem até entrar na fiação e causar danos elétricos, então eles podem acabar custando muito em reparos!


Portanto, a prevenção é essencial, pois evita que todos esses problemas incômodos e possivelmente onerosos ocorram.


Aqui estão 4 maneiras de evitar que os pombos se aninhem sob seus painéis solares:


Barreiras de pássaros


As barreiras para pássaros são talvez a forma mais eficaz de evitar que os pombos façam ninhos sob os painéis solares.


Envolve a instalação de um material semelhante a uma cerca de arame em torno de partes do sistema de painéis solares domésticos, vedando com eficácia a parte inferior dos painéis.


Como os painéis agora estão inacessíveis, é muito menos provável que os pombos tentem se aninhar ali, evitando que você tenha uma enorme dor de cabeça no futuro.



A malha é de baixo perfil, por isso não vai se destacar em seu telhado, em vez disso, simplesmente tornando muito difícil para pombos e pássaros semelhantes montarem ninhos.


Epinhos no telhado


Os espinhos têm sido usados ​​há muito tempo para afastar pássaros indesejados dos telhados e podem ser eficazes para impedir que os pombos se aninhem sob seus painéis.


Eles não são tão agradáveis ​​à vista quanto uma rede para pássaros, mas tornam as condições de vida menos habitáveis ​​para os pássaros, o que significa que a maioria não vai se incomodar em tentar fazer seus ninhos ali se estiverem cobertos com espinhos no telhado.


A eficácia varia de acordo com o número de espinhos e sua localização, com alguns pássaros não se preocupando com sua presença.


Portanto, é freqüentemente recomendado combinar espinhos com redes para pássaros para uma prevenção mais eficaz.


Ave de Rapina Artificial


Os pombos não fazem ninhos onde acreditam que há aves de rapina, então um método para evitar que eles façam ninhos perto de seus painéis é instalar um pássaro predador falso, como uma coruja ou um falcão.



Isso funciona em muitos casos, especialmente se parte do pássaro falso se move com o vento, fazendo com que pareça mais natural para os pombos.


Existem até aves de rapina artificiais avançadas para proteger os telhados que vêm com recursos automatizados, como pescoços e asas agitadas, que podem ser um grande investimento se você estiver lidando com pombos mais ousados ​​não movidos por uma ave predadora de plástico estática.


Torne difícil para eles comerem


Os pombos desfrutam de uma refeição simples, por isso freqüentemente procuram restos de comida perto de seus ninhos.


Portanto, ao manter seu quintal limpo e livre de qualquer alimento possível para as aves, é menos provável que elas sejam atraídas para o telhado.


Isso pode significar abandonar seus comedouros de pássaros ou apenas manter as tampas de sua lixeira mais seguras - qualquer coisa que os impeça de fazer uma refeição fácil pode incentivá-los a ir para outro lugar.


A limpezasolar.com trabalha com os fabricantes de painéis para obter a aprovação de sua lavagem para uso sem anular quaisquer garantias.


Todos os produtos da limpezasolar.com é seguro para uso em seus painéis. Ele pode ser adquirido por meio do nosso site.


bottom of page